Neste artigo vamos abordar o sistema de educação na Itália e entender como ele funciona. Se você estiver pensando em se mudar para a Itália e tiver filhos (ou se você simplesmente estiver curioso sobre esse assunto), esse artigo é para você!

O acesso à educação é um direito de qualquer pessoa que reside legalmente na Itália. A constituição italiana garante que todos os italianos (ou residentes) possam ingressar no sistema educacional do país gratuitamente. Para crianças entre 6 e 16 anos, a escolaridade é obrigatória.

Embora tenha algumas exceções nas regiões autônomas (como por exemplo a região do Alto Adige), o sistema educacional na Itália é gerenciado centralmente pelo Ministério da Instrução, Universidade e Pesquisa (Ministero dell’Istruzione, dell’Università e della Ricerca). Assim, o ensino para todos os alunos segue as mesmas diretrizes e o país oferece um sistema uniformizado. 

O sistema educacional italiano se divide em cinco etapas, sendo duas delas opcionais (jardim de infância e universidade) e três obrigatórias. A primeira delas, é a Scuola dell’Infanzia.

Scuola dell’Infanzia

O primeiro contato com o sistema educacional é na Scuola dell’Infanzia, que é parecida com o jardim de infância no Brasil. Ela é frequentada pelas crianças de 3 a 6 anos. Nesses anos, o foco não é somente o desenvolvimento da criança por meio de jogos e interações sociais, mas também prepará-la para a escola primária. 

Hoje em dia, a Scuola dell’Infanzia pode ser frequentada por meio-período ou no período integral. Contudo, essa escola não é obrigatória e, assim, a escolha fica com os pais.

Scuola Primaria

A escolaridade obrigatória se inicia na escola primária, chamada de Scuola Primaria em italiano. Geralmente, a criança ingressa na vida escolar (obrigatória) aos 6 anos de idade. Durante um período de cinco anos, são ensinadas as matérias básicas, tais como matemática e italiano. Além disso, os alunos também já aprendem, obrigatoriamente, a primeira língua estrangeira, que geralmente é o inglês.

Scuola Secondaria di Primo Grado

Aos 11 anos de idade, os alunos passam da Scuola Primaria à Scuola Secondaria di Primo Grado

Ela é a segunda das três etapas obrigatórias do sistema educacional italiano. Por isso, até o ano 2004, ela também era chamada de Scuola Media, o que seria ‘escola do meio’ em português. Apesar da mudança de nome, muitos italianos se referem até os dias de hoje a ela como Scuola Media

Ela é organizada como uma escola unitária, na qual todos os alunos aprendem as mesmas matérias, diferentemente da Scuola Secondaria di Secondo Grado, quando os alunos podem optar pelas matérias que irão aprender.

Nesta etapa é introduzida a segunda língua estrangeira no currículo escolar italiano. Geralmente, são oferecidos os idiomas francês, espanhol e alemão.

Esse período se conclui com um exame final depois de três anos e os alunos seguem para a Scuola Secondaria di Secondo Grado, a última fase da escolaridade obrigatória.

Scuola Secondaria di Secondo Grado

A Scuola Secondaria di Secondo Grado se difere bastante das fases anteriores, nas quais os alunos percorrem as séries juntos em um único caminho. A partir daqui, o trajeto dos alunos se divide em três estradas diferentes e cada um pode escolher qual seguir. 

Assim, os alunos italianos podem escolher entre as seguintes opções: istituto professionale, istituto tecnico e liceo.

Istituto professionale

O foco do istituto professionale é obter uma qualificação profissional e, assim, terminar os estudos obrigatórios e logo ingressar no mercado de trabalho. Ao contrário do istituto tecnico e do liceo, o campo de estudo no istituto professionale é muito menos amplo e muito mais específico. 

A partir do segundo ano, os alunos alternam entre o estudo escolar e o trabalho, para adquirir as práticas operacionais para poder, assim, se posicionar no mercado de trabalho. Os alunos podem escolher dentro de diversos setores nas áreas de serviço e indústria.

Istituto tecnico

O istituto tecnico é para alunos que querem seguir uma formação mais aprofundada que a do istituto professionale, mas muito mais prática em comparação ao liceo. A duração do istituto tecnico é de cinco anos.

Os alunos podem escolher entre duas áreas – economia ou tecnologia. Enquanto os alunos estudam juntos nos primeiros dois anos, nos últimos três anos cada um aprofunda seus estudos na área escolhida.

Como o liceo, a conclusão do istituto tecnico dá acesso aos cursos universitários.

Liceo

O liceo é o ensino mais teórico da Scuola Secondaria di Secondo Grado, cujo conteúdo acadêmico prepara os seus alunos para a continuação da sua formação nas universidades.

O aluno que se decide para o liceo tem 6 opções diferentes a sua escolha:

  • Clássico (liceo classico)
  • Científico (liceo scientifico)
  • Artístico (liceo artistico)
  • Ciências humanas (liceo delle scienze humane)
  • Musical e corêutico (liceo musicale e coreutico)
  • Linguístico (liceo linguistico).

Como no istituto tecnico, a duração do liceo é de 5 anos. No final do liceo, os alunos prestam o Esame di Stato para entrar na faculdade. Podemos comparar esse exame com o Enem no Brasil.

Ensino superior – O sistema universitário

A formação universitária italiana segue, como na maioria dos países europeus, o padrão implementado no processo de Bolonha, que visava reformar e uniformizar o ensino superior dentro da União Europeia.

Assim, as universidades italianas oferecem os três seguintes ciclos de estudos:

  • Laurea: duração de três anos. Equivalente ao bacharelado no Brasil
  • Laurea magistrale: duração de dois anos. Equivalente ao mestrado no Brasil
  • Dottorato di ricerca: duração de três a cinco anos

Contudo, alguns cursos como engenharia ou direito oferecem a Laurea magistrale a ciclo unico, na qual o aluno percorre o curso por cinco anos seguidos. Nos casos de medicina e odontologia, a duração é de seis anos. Nesse tipo de curso, o aluno já sai da universidade com mestrado.

A maioria dos cursos nas universidades não têm vagas limitadas ou exigem um exame de entrada (como um vestibular), exceto por alguns como medicina, engenharia e odontologia, entre outros. Isso, porém, fica a critério de cada universidade.

Qualidade da educação na Itália

Embora a Itália garanta o acesso gratuito ao sistema educacional para todos os italianos, a qualidade da educação na Itália está bem abaixo de muitos outros países europeus. Mesmo dentro do país existem divergências enormes. 

Assim, o ensino do norte do país oferece uma formação superior à do sul, o que tem se mostrado em resultados de pesquisas dentro do país.

Na comparação internacional nos resultados do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), a Itália ficou somente no 34° lugar (em comparação: Brasil 66° lugar) entre os 77 países que participaram (dados da OECD 2018 – 2019; média nas áreas matemática, ciências e leitura).

Gostou? Então compartilhe nas redes sociais!