Hoje vamos falar sobre a pizza italiana, seus mais diversos sabores e outras curiosidades!

A pizza não é somente a comida favorita de muitas pessoas ao redor do mundo, mas ela também ajuda a criar e manter amizades e o relacionamento com a família. Quem nunca convidou amigos e familiares para comer uma pizza em casa ou em um restaurante?

Como todos nós sabemos, a pizza que conhecemos hoje, teve a sua origem na Itália. Para ser mais exato, ela provavelmente surgiu no século XVIII no sul da Itália.

A popularidade da pizza cresceu ainda mais com a criação da Pizza Margherita no fim do século XIX, seja ela uma lenda ou não. A verdade é que a pizza como a conhecemos hoje, começou a conquistar a Itália e o mundo a partir de então.

Na Itália, a pizza é uma parte importante da culinária e da cultura, além der ser um símbolo do país. Ela é consumida sozinha em casa, em restaurantes com amigos e familiares, em aniversários e celebrações e em muitas outras ocasiões.

No Brasil, a pizza também é muito popular. Contudo, a pizza brasileira é bem diferente da pizza italiana. Isso não vale somente para o modo de preparo, mas também para o jeito de como ela é consumida.

Nas linhas seguintes vamos dar uma olhadinha na tradicional pizza italiana, suas diversas formas e como ela é diferente da pizza brasileira.

As pizzas italianas clássicas

Assim como a pizza brasileira, a pizza italiana também tem as mais diversas formas e os mais diversos sabores. Entretanto, o Brasil vence de longe no que diz respeito à quantidade das variações.

Enquanto no Brasil encontramos de tudo, das pizzas mais clássicas como marguerita ou mussarela até sabores exóticos como yakisoba ou sushi, as opções são bem mais limitadas na Itália.

Assim, podemos dizer que a pizza italiana clássica é bem mais simples e mais básica em comparação a muitas pizzas brasileiras. Por exemplo, pizzas recheadas com requeijão, refinadas ou com sabores doces não existem na Itália.

Enquanto a pizza no Brasil pode ser de massa fina, média ou grossa, a massa da pizza italiana normalmente é fina. Além disso, a pizza sempre é feita em um forno à lenha.

Agora vamos explorar um pouco os sabores típicos das pizzas italianas clássicas.

Pizza Napoletana

A pizza napoletana não representa um certo sabor, ou seja, você geralmente não vai encontrar uma pizza napoletana como um dos sabores no cardápio nos restaurantes da Itália.

Contudo, a pizza napoletana é provavelmente a pizza italiana mais clássica e ela segue um certo modo preparação e os seus ingredientes seguem determinadas regras.

A pizza napoletana é uma pizza italiana a que foi atribuído o selo de Especialidade Tradicional Garantida (Specialitá tradizionale garantita) pela União Europeia no ano de 2010. 

Assim, os seus ingredientes são definidos da seguinte maneira: Farinha de trigo mole, levedura de cerveja, água potável natural, sal marinho ou sal de mesa, azeite virgem extra e tomates pelados e/ou pequenos tomates frescos (pomodorini).

Além disso, ainda podem ser usados outros ingredientes na sua preparação, como por exemplo alho, manjericão fresco, orégano e Mozzarella di Bufala Campana DOP.

Todas as outras pizzas que contenham outros ingredientes não podem ser vendidas oficialmente como ‘Pizza Napoletana’.

Por último, a pizza napoletana deve ser obrigatoriamente assada em um forno à lenha.

Pizza Margherita

A Pizza Margherita é o sabor mais clássico e mais pedido na Itália.

Segunda a lenda, ela foi criada em Napoli no ano de 1889 quando o pizzaiolo Raffaele Esposito da Pizzeria Brandi foi encarregado de servir uma pizza ao rei Umberto I e à sua esposa Margherita.

Diz-se que o pizzaiolo a cobriu de forma patriótica com ingredientes com as cores nacionais italianas: Manjericão (verde), mozzarella (branco) e tomate (vermelho).

Para honrar a rainha, a pizza ganhou o nome dela – Margherita. Assim, nasceu a pizza mais famosa do mundo. Ou pelo menos se acreditarmos nesta lenda, cuja veracidade histórica já foi questionada.

Pizza Marinara

A Pizza Marinara é uma outra pizza básica e simples. Também para essa pizza vale muito mais a qualidade do que a quantidade dos seus ingredientes.

Embora o nome da pizza nos leve a pensar que ela contenha algum tipo de peixe ou frutos do mar, nada disso é verdade.

Contudo, a origem do seu nome sim é marítimo pois ela leva ingredientes que os marinheiros antigamente levaram consigo quando partiam ao mar.

Esses ingredientes são: azeite, orégano, alho e tomates. Pronto!

Pizza Diavola

A Pizza Diavola é a próxima pizza do nosso cardápio. Provavelmente você conhece essa pizza, mas com um outro nome.

Primeiramente, vamos dar uma olhada no seu nome então. A palavra diavolo em italiano quer dizer diabo em português.

Como você talvez já tenha imaginado, ela se chama assim por ser apimentada.

O ingrediente principal é o salame picante. Por isso, fora da Itália ela é geralmente conhecida como pizza pepperoni.

Pizza Capricciosa

A Pizza Capricciosa é uma outra pizza italiana que você vai encontrar em qualquer cardápio de uma pizzeria italiana.

A base dessa pizza é o molho de tomate e o queijo mussarela.

Depois, acrescentam-se presunto, cogumelos e alcachofras.

E assim temos mais uma pizza italiana deliciosa que você precisa provar!

Pizza Quattro Stagioni

A Pizza Quattro Stagioni é uma pizza italiana que você precisa conhecer!

Além de ser muito saborosa, a sua composição também é diferente de todas as outras pizzas que você vai encontrar na Itália.

Tecnicamente, ela se assemelha bastante à pizza Capricciosa, da qual falamos anteriormente.

Dessa maneira, os ingredientes das duas pizzas são idênticos, com a única diferença que a Quattro Stagioni ainda leva azeitonas pretas.

Contudo, ao invés da pizza ser de um sabor só, ela é dividida em quatro partes iguais e cada uma dessas partes contém um determinado ingrediente. Assim, você tem por exemplo um pedaço de presunto e um outro de alcachofra, e assim por diante.

O nome da pizza, Quattro Stagioni, quer dizer quatro estações em português. Faz sentido, não?

Pizza Prosciutto e Funghi

Os ingredientes da próxima pizza se descobrem logo pelo seu nome: prosciutto, ou seja, presunto e funghi, ou seja, cogumelos.

O presunto usado para o preparo dessa pizza sempre é o prosciutto cotto, ou seja o presunto cozido.

Dependendo do método de preparo, o presunto pode ser adicionado antes de assar a pizza no forno ou também somente depois.

Pizza con Acciughe

A Pizza con Acciughe é um clássico na Itália, mas, normalmente, não é tão popular fora do país por causa do seu sabor peculiar.

Acciughe em italiano quer dizer anchovas em português; consequentemente, a Pizza con Acciughe é uma pizza que leva anchovas.

Por isso, o sabor dessa pizza é geralmente bem salgado. Justamente esse sabor salgado faz muito sucesso entre os italianos e ela é uma das pizzas mais pedidas no país.

Bônus

Calzone

Embora o Calzone não seja uma pizza no sentido tradicional, ele faz parte de um cardápio comum de qualquer pizzeria italiana.

O calzone é uma pizza, cuja massa é dobrada e forma uma meia lua. Seu interior geralmente é bem recheado com diversos ingredientes. Um clássico é recheá-lo com molho de tomate e queijo, azeitonas, salame ou presunto.

Porém, existem recheios das mais diversas formas e isso depende de cada pizzeria.

Se traduzirmos a palavra calzone para o português, temos a palavra calça.

A pizza italiana – Algumas regras

Como com outras comidas e bebidas (como por exemplo o cappuccino) o consumo da pizza também tem também algumas ‘regrinhas’ que valem somente na Itália. Embora elas não sejam regras oficiais, são costumes dos italianos que, se não forem respeitados, se ofendem com o seu não cumprimento.


Descubra mais sobre regras e costumes italianos no nosso artigo Nunca faça isso na Itália – Restaurantes e Cafés!


A pizza é individual

No Brasil é muito comum você convidar seus amigos familiares para a sua casa e pedir uma pizza.

Geralmente, nessas ocasiões, as pessoas pedem uma ou duas pizzas e dividem os pedaços entre os seus convidados.

Na Itália, porém, não é comum dividir uma pizza entre as pessoas; muito pelo contrário.

A pizza italiana é sempre individual.

Isso se explica pelo seu tamanho, que normalmente é somente para uma pessoa mesmo, mas também porque simplesmente não é costume entre os italianos cortar a pizza em diversos pedaços e dividi-la.

Aliás, a pizza normalmente não vem cortada, já que ela não vai ser dividida entre diversas pessoas. Assim, você mesmo deve cortá-la.

Pizza somente no jantar!

Se você estiver com vontade de comer uma pizza no almoço, você vai se decepcionar na Itália.

A pizza é um prato exclusivo para o jantar e nenhum italiano a consome em uma outra refeição além do jantar.

Contudo, os italianos sabem que a pizza é um dos pratos favoritos dos turistas e que a maioria deles não está ciente desse costume italiano.

Por isso, em muitos cartazes em frente dos restaurantes você verá escrito ‘Pizza anche a pranzo’, ou seja, pizza também no almoço.

Gostou? Então compartilhe nas redes sociais!