Neste artigo vamos descobrir tudo sobre o gelato italiano e porque ele é diferente do sorvete comum.

O sorvete é provavelmente uma das primeiras coisas que vem à mente, quando pensamos na Itália: ou pelo menos, quando pensamos na culinária italiana.

Quem já viajou alguma vez à Itália no verão, deve se lembrar das longas filas em frente às sorveterias. Isso não é surpreendente, já que o sorvete é de longe o doce favorito dos italianos.

Mas o que faz o gelato italiano tão especial? Ele é diferente do nosso sorvete? Vamos descobrir nas próximas linhas!


Gelato não é igual sorvete

A maioria de nós deve pelo menos já ter ouvido a palavra gelato em algum momento.

Nas grandes cidades do Brasil (e ultimamente também nas menores) existem muitas sorveterias que vendem ‘gelato italiano’ ao invés de sorvete.

Mas gelato não é simplesmente a tradução da palavra sorvete para o italiano? A resposta simples é: Sim!

Porém, entre a produção do gelato italiano e a produção de um sorvete comum, assim como o compramos por exemplo no supermercado, tem algumas pequenas, mas importantes diferenças.

Os ingredientes do gelato são geralmente os seguintes: leite, creme de leite e açúcar. Simples assim. Não tem muito segredo nisso.

Na produção do sorvete muitas vezes também adiciona-se a gema do ovo à lista dos ingredientes.

A producão do gelato italiano, porém, nunca leva a gema do ovo. Além disso, a concentração do leite na receita é muito maior do que na produção do sorvete.


Uma outra diferença encontramos na velocidade com a qual a massa, que futuramente se transformará em um sorvete, é batida.

A velocidade com a qual a massa do gelato italiano é batida é bem menor do que a velocidade com a qual a massa de um sorvete comum é batida.

Devido a essa velocidade diminuída, a consistência do gelato é bem mais dura mas ao mesmo tempo bem mais cremosa. Durante esse processo, elimina-se o ar em excesso, o que resulta em uma massa bem mais densa.


O gelato italiano perfeito

O gelato italiano verdadeiro é fresco. Isso quer dizer, que ele é produzido no mesmo dia no qual ele é servido.

Como é para o consumo imediato, o gelato geralmente não contém nenhum conservante para conservá-lo para um prazo maior.

Como o gelato italiano contém, então, somente ingredientes básicos e simples e não leva nenhum aditivo, a sua qualidade e, consequentemente, o seu sabor é superior a um sorvete comum.

Assim, os seus aromas são muito mais puros e intensos em comparação ao sorvete.

Quem nunca tomou um sorvete e aí deu aquele gelo no cérebro e o sorvete queimou a garganta?

Pois é; aqui encontramos uma outra diferença entre sorvete e gelato: a temperatura da conservacão do sorvete e do gelato.

Enquanto o sorvete muitas vezes é congelado a temperaturas muito baixas, o gelato italiano é servido a uma temperatura em torno de 9 graus abaixo de zero.

Dessa maneira, o gelato literalmente derrete na boca do consumidor e revela toda a intensidade do seu sabor.

Essa temperatura também impede que se formem aqueles cristais de gelo que frequentemente vemos nos sorvetes nos balcões das sorveterias.

Se estiver com vontade de pedir um gelato italiano e vir esses cristais na massa, você pode ter certeza de que o gelato está sendo refrigerado além do que deveria!


Granita – O ‘gelato’ italiano alternativo

Apesar do gelato ser o tipo de sorvete favorito dos italianos, ele não é o único tipo que encontramos aqui na Itália.

Outro clássico para os dias mais quentes do ano é a granita. Na verdade, a granita é muito parecida com a raspadinha brasileira.

A granita tem a sua origem no sul da Itália; para ser mais exato, na Sicília.

Contudo, ela já conquistou o resto do Bel Paese e encontra-se em todas as partes do país.

Apesar de muita gente considerar a granita um tipo de sorvete, ela é bem diferente de um sorvete, pois ela não contém leite.

A granita é um doce à base de água. Basicamente, a granita consiste de cristais de gelo adoçados com açúcar e algum sabor.

Esses sabores são geralmente sucos de frutas, mas podem variar. Assim, encontramos também granitas alcoólicas ou granitas, sabor de café e muitos outros.

A granita é muito refrescante, especialmente nos dias muito quentes. Assim, ela é uma sobremesa alternativa perfeita no verão para quando já tivermos provado todos os sabores de gelato!

Gostou? Então compartilhe nas redes sociais!