Se você tiver se mudado recentemente para a Itália ou estiver pensando nisso, a Tessera Sanitaria é um dos documentos mais importantes que você deve pedir. Pois é ela que te garante o acesso ao sistema de saúde italiano. 

Nas próximas linhas vamos te explicar como ela funciona e como ela pode ser obtida.

O que é a Tessera Sanitaria

A Tessera Sanitaria é a carteirinha da saúde pública italiana. Tecnicamente, podemos compará-la ao Cartão SUS no Brasil. Ela serve como documento de identificação do paciente dentro do sistema de saúde na Itália. 

Qualquer pessoa, seja ela italiana ou estrangeira, que reside legalmente na Itália, pode pedir a emissão da Tessera Sanitaria

A carteirinha deve ser apresentada a cada interação com a rede de saúde pública italiana. Assim, você precisa dela para uma consulta médica, para um exame clínico ou hospitalar ou para comprar um remédio na farmácia. 

A Tessera Sanitaria contém todos os dados necessários do paciente, como o Codice Fiscale, nome e sobrenome, data e local de nascimento e um microchip, no qual é registrado o histórico médico da pessoa.

Como pedir a Tessera Sanitaria

A Tessera Sanitaria pode ser solicitada na Agenzia delle Entrate (onde também se solicita o Codice Fiscale) ou nos pontos da ASL (Agenzia Sanitaria Locale), que são parecidos com os postos de saúde no Brasil.

Na primeira solicitação da Tessera Sanitaria é melhor requerê-la na ASL, pois lá também já pode ser escolhido o seu medico di base (vide abaixo).

Para isso, basta levar a sua Carta d’Identità. Se você ainda não tiver uma, mas já tiver registrado a sua residência na sua comune, precisará do Codice Fiscale, do Permesso di Soggiorno e do Certificato di Residenza.

Geralmente, os funcionários pedem uma cópia dos documentos, mas nem sempre tem uma impressora nos pontos da ASL. Por isso, recomendamos levar uma cópia simples à ASL para evitar eventuais transtornos.

Assim que o pedido for submetido, já é emitida uma Tessera provisória de papel. Ela já garante acesso ao sistema de saúde e com ela já podem ser realizadas consultas, exames etc. Dentro de alguns dias, a carteirinha chegará na sua casa (ou você poderá buscá-la na ASL).

Como mencionado anteriormente, a Tessera contém, entre outros dados, o Codice Fiscale. Assim, ela substitui o antigo cartão do Codice Fiscale e pode ser usada (mesmo vencida) para comprovar a sua inscrição no fisco italiano. Por isso, ela pode ser pedida tanto na ASL quanto na Agenzia delle Entrate. 

A emissão da Tessera Sanitaria é totalmente gratuita.

O medico di base

Quando você for requerer a Tessera Sanitaria, você também escolherá o médico de família, ou medico di base, como ele é chamado na Itália. 

O médico de família é basicamente um clínico geral que atende todas as pessoas do seu núcleo familiar. Sempre que você tiver algum problema de saúde, primeiramente deve passar por uma consulta com o medico di base.

Se necessário, ele te encaminhará a um especialista. Todos os seus dados, como por exemplo os resultados de exames ou de consultas com especialistas, são enviados ao medico di base. Assim, ele guarda um histórico completo da sua saúde e da saúde da sua família.

Por fim, vale notar que o sistema de saúde na Itália é co-participativo. Embora alguns serviços e atendimentos sejam gratuitos, a maioria deles são pagos. Contudo, os valores são muito razoáveis e acessíveis.

Gostou? Então compartilhe nas redes sociais!