Quando se ouve falar da Ligúria, geralmente são cidades como Gênova, Savona, Sanremo ou também Cinque Terre que vêm à mente. Apesar de ser uma das cidadezinhas mais pitorescas na costa da Ligúria, Sestri Levante ainda não conseguiu se estabelecer como um destino para turistas estrangeiros.

Nós fomos à Sestri Levante e ficamos encantados com a sua beleza. 

Como é uma cidade bem pequena, um dia é suficiente para conhecê-la e ainda descansar nas suas belas praias.

O que tem para fazer e porque vale a pena visitá-la, vamos contar nos próximos parágrafos.

Sestri Levante – A cidade dos dois mares

Sestri Levante faz parte da região metropolitana de Gênova e se situa a pouco menos de 50 quilômetros do centro de Gênova. A cidade é relativamente pequena e tem somente 18 mil habitantes. 

Sestri Levante também é conhecida como a ‘cidade dos dois mares’. Isso se deve à localização da parte histórica da cidade, que se encontra em um pontal que divide o mar mediterrâneo em duas partes. Assim, temos de um lado a Baia delle Favole (baía das fábulas) e do outro, a Baia del Silenzio (baía do silêncio). 

Baia delle Favole 

A praia da Baia delle Favole é uma praia que se extende ao longo da orla da cidade. A baía deve seu nome a Hans Christian Andersen, o escritor dinamarquês de histórias infantis, que visitou Sestri Levante em 1833. 

Nos meses de verão, a praia é um destino popular entre os turistas italianos e é, assim, geralmente bem cheia.

Baia del Silenzio

Se estiver à procura de uma praia um pouco mais tranquila, então recomendamos visitar a praia da Baia del Silenzio.

A sua praia é de areia branca fina e a água é cristalina. É o lugar perfeito para passar uma tarde relaxante à beira-mar. Outra vantagem é que o acesso à praia da Baia del Silenzio é ‘libero’ (gratuito, em italiano).

Dica: Se quiser apreciar a vista da baía de um pouco mais de cima, vale a pena subir a ladeira em direção ao hotel Helvetia, que se encontra no topo do morro. De lá, se tem uma vista maravilhosa sobre a praia e do seu lindo formato de meia lua.

Na outra ponta da baía se encontra a estátua do pescador, obra do escultor Leonardo Lustig. A estátua, que foi inaugurada há poucos anos, é de um jovem pescador tirando as suas redes das águas. Assim, ela representa a tradição de pesca dos habitantes da cidade.

Trilha à Punta Manara e via XXV Aprile

No meio da via XXV Aprile, a rua principal do centro histórico, se inicia a trilha que leva à Punta Manara. 

A caminhada nos leva por trilhos no meio da natureza típica mediterrânea e nos presenteia com vistas de tirar o fôlego sobre as casinhas pitorescas da cidade histórica e do mar azul.

Ao longo do caminho se encontram muitos banquinhos, que são uma oportunidade excelente para recuperar o fôlego e apreciar o silêncio no meio da natureza. 

Depois de mais ou menos uma hora, chegamos à Punta Manara. Dali se tem um panorama fantástico, no qual podemos ver Sestri Levante de um lado e Riva (uma comune que faz parte de Sestri Levante) do outro.

A descida pode ser feita em direção à Riva ou então pelo mesmo caminho da ida, de volta à via XXV Aprile.

Se optar pela volta à via XXV Aprile, aproveite para passear pela ruazinha. Além de lojinhas de souvenirs, ela é repleta de bares, restaurantes e cafés. Afinal, nada mais justo que um sorvete depois dessa caminhada, não é verdade?

Gostou? Então compartilhe nas redes sociais!