No dia 6 de dezembro, São Nicolau traz presentes para as crianças na Itália. Saiba mais sobre a história do Papai Noel original!

Para a maioria de nós, dezembro é um mês turbulento e estressante. Entre o planejamento das celebrações de Natal e Réveillon, a correria de final do ano na empresa e a programação das férias das crianças, o dia simplesmentes não parece ter horas suficientes para concluirmos todas as nossas tarefas dentro do prazo.

Já para as crianças, o mês de dezembro é um mês mágico, porém interminável. A tão esperada noite do Natal não parece chegar nunca.

Enquanto no Brasil essa longa espera termina somente no dia 25 de dezembro mesmo, em muitos países europeus o período de presentes começa um pouco antes. Para ser mais exato, no dia 6 de dezembro.

Assim, também na Itália. A manhã desse dia espera as crianças com doces e pequenos presentes. Bom, pelo menos as bem comportadas!

Mas falaremos disso mais tarde.

Essa tradição se deve às lendas de São Nicolau, a quem é dedicado esse dia no calendário da igreja católica.

A história de São Nicolau e o porquê das crianças ganharem presentes neste dia, te contamos nas próximas linhas! 

Quem foi São Nicolau?

Catedral de São Nicolau dos Marinheiros, em São Petersburgo

São Nicolau de Mira é provavelmente um dos santos mais conhecidos da igreja católica e da igreja ortodoxa. 

Nicolau nasceu no século III d.C. em um local onde hoje é a Turquia. Mais tarde, se tornou o bispo de Mira, uma cidade na província de Antalya no sul do país. 

Ao longo da sua vida, Nicolau sempre foi fiel a sua fé e muitos contos e milagres giram em torno da sua pessoa. Devido a esses milagres e pela sua vida exemplar, ele foi santificado pela igreja e se tornou São Nicolau. 

Ao longo do tempo, ele virou um dos santos mais queridos e conhecidos da cristandade. 

Assim, ele é o santo padroeiro da Noruega, da Grécia e também da Rússia. 

Também é o patrono dos marinheiros, dos farmacêuticos e dos advogados, entre outros. 

Porém, conhecemos São Nicolau, principalmente, como protetor das crianças.

As três crianças e as maçãs de ouro

Sendo conhecido pela sua generosidade com todos, São Nicolau foi famoso pela sua caridade e generosidade com as crianças que viveram na sua época.

Um dos contos da sua vida é a base da tradição, que até os dias de hoje traz alegrias para os mais pequeninos entre nós.

Segunda esse conto, um dia São Nicolau estava passeando pelas ruas da cidade onde morava. Durante esse passeio, ele se deparou com três crianças pobres e famintas.

Movido pelo destino que a vida tinha dado a essas três crianças, São Nicolau decidiu imediatamente ajudá-las.

Assim, ele as presenteou com três maçãs vermelhas.

Durante a noite, porém, estas mesmas maçãs se transformaram em ouro e mudaram completamente as circunstâncias da vida das três crianças.

Assim, elas viveram uma vida longa e feliz, longe da pobreza na qual São Nicolau as encontrou.

São Nicolau como portador de presentes

Em muitos países europeus, como por exemplo na Itália, esse conto deu origem a uma tradição na qual as crianças recebem presentes na manhã do dia 6 de dezembro.

Na noite anterior, os pequenos põem uma sapato ou um prato (isso depende de cada região) em frente à porta dos seus quartos, na esperança de serem presenteados pelo santo durante a noite. 

Antigamente, as crianças faziam pequenos barcos de papel e os deixavam em frente as suas portas para receber os presentes. Esse costume se baseia provavelmente ao fato de São Nicolau ser o patrono dos marinheiros.

Durante a noite, então, São Nicolau visita as crianças. Porém, São Nicolau não está sozinho.

Segundo a lenda, o Krampus acompanha São Nicolau durante as suas visitas aos pequenos. O Krampus é uma criatura mitológica semelhante a um demônio. Provavelmente, a sua figura surgiu no século XVII. 

Conta-se que São Nicolau avalia o comportamento de cada criança antes de presenteá-las.

As bem comportadas são presenteados com frutas, nozes, doces dos mais variados tipos ou com outros presentinhos. 

Já aquelas crianças mal comportadas são punidas pelo Krampus. Em alguns países, elas recebem somente um pedaço de carvão. Já em outros, conta-se que elas são açoitadas com uma chibata pelo Krampus. 

Alguns séculos atrás, as pessoas trocavam presentes somente neste dia em muitos países da Europa. Somente depois da reforma das igrejas protestantes e da rejeição dos santos relacionada à reforma, as pessoas começaram a trocar presentes na noite do Natal.

Como São Nicolau era um santo da igreja católica, quem trazia os presentes para as crianças agora era o menino Jesus, que o ‘substituiu’ como portador de presentes em algumas regiões protestantes.

A origem do Papai Noel

Você sabia que o Papai Noel se baseia na lenda de São Nicolau?

Apesar de ter perdido um pouco da sua relevância como portador de presentes ao longo do tempo, a lenda de São Nicolau influenciou uma outra, que todos nós conhecemos.

Embora não possamos igualar o Papai Noel com a figura das lendas de São Nicolau , também não podemos negar, que ela influenciou a história original do Papai Noel.

Provavelmente, foram os holandeses que levaram a tradição do Sinterklaasfeest (festa de São Nicolau) para as Américas. Ao decorrer do tempo, São Nicolau (ou Saint Nicholas em inglês) e a sua lenda deram origem ao Santa Claus (Papai Noel em inglês).

Em muitas regiões da Itália, porém, assim como em outros países da Europa, o dia de São Nicolau continua sendo um grande dia de alegria para as crianças.

Assim, elas podem se alegrar já no dia 6 de dezembro com os primeiros presentes natalinos.

Gostou da história do Papai Noel original? Então compartilhe nas redes sociais!