Vamos ser sinceros – é muito bom passear e conhecer lugares novos quando viajamos. Mas o que seria de uma viagem sem explorar a culinária daquele lugar?

E que país é melhor para uma viagem culinária que a Itália?

Para que a sua experiência seja a melhor possível, listamos aqui embaixo algumas características peculiares e alguns cuidados que devem ser tomados quando vamos a um restaurante na Itália.


Dica: Leia aqui o nosso artigo sobre o Aperitivo, o “happy hour italiano”


Sempre peça uma mesa

Na Itália não é comum simplesmente escolher uma mesa e se sentar. Mesmo que diversas mesas em um restaurante na Itália estejam livres, espere ser atendido(a) por um colaborador do estabelecimento e peça uma mesa.

Se tiver alguma mesa que você prefere, é só perguntar se aquela mesa está disponível! Assim é garantido, que você está seguindo a etiqueta e que você será atendido(a) com toda a gentileza.

A ordem dos pratos

Uma refeição típica italiana tem uma determinada ordem como ela é servida. Para pessoas de fora da Itália, essa ordem pode parecer um pouco esquisita, mas quando estamos visitando um país que não é o nosso, temos que seguir os costumes daquele lugar!

Enquanto nós, como muitas pessoas de países ocidentais, somos acostumados com a ordem entrada – prato principal – sobremesa, na Itália essa ordem é um pouco diferente. 

A sua refeição, seja o almoço ou o jantar, começa com os antipasti

Antipasti

Os antipasti são compostos por pequenas porções de frios, queijos e muito mais

Os antipasti são compostos por pequenas porções de diversas comidinhas para ‘trabalhar a fome’. 

Assim, encontramos uma seleção de frios fatiados, queijos, legumes cozidos, tais como berinjela ou abobrinha (entre outros), frutas, pão torrado e mais algumas coisas.

Primo Piatto

A massa é um primo piatto típico

Em seguida vem o primo piatto, ou seja, o primeiro prato. Aqui podemos optar por um risotto, uma massa ou até uma sopa ou um caldo. 

Quem for pedir uma massa, terá primeiro que escolher o tipo de massa (existe uma possibilidade quase infinita na Itália) e depois o tipo do molho.

Após o primo piatto vem o secondo piatto, ou seja, o segundo prato. 

Secondo Piatto

O secondo piatto é composto por algum tipo de carne

O secondo piatto é composto por algum tipo de carne. Podem ser cortes de aves, peixes ou carnes bovinas ou suínas. 

Lembre-se que na Itália é bem comum comer outros tipos de carne também, que não são muito populares no Brasil. 

Assim, muitos restaurantes oferecem carne de cordeiro, pato, ou mesmo de coelho ou cavalo. 

Junto com o secondo piatto vem os contorni (acompanhamentos, em italiano). Geralmente são legumes e vegetais ou uma salada. 

Sobremesa & Café

O tiramisù é uma sobremesa clássica italiana

A penúltima parte dessa comilança é a sobremesa. A sobremesa pode ser uma salada de frutas (macedonia), um sorvete (gelato), um tiramisù ou uma pannacotta e muito mais.

Uffffa…chegamos no final! Para fechar a sua refeição com chave de ouro, o garçom ainda vai te oferecer um digestivo ou um cafezinho.

Dica: Se quiser pular algum prato, é só avisar o garçom!

Cadê o refrigerante?

As refeições geralmente são acompanhadas de água e vinho

As bebidas que acompanham um almoço ou um jantar italiano típico são água e vinho. 

São essas as suas opções. 

E o refrigerante? Pois bem…geralmente não são oferecidos refrigerantes. Se quiser pedir uma coca ou algo do tipo, vai ter que pagar por ela por fora do seu menu.

A conta já veio junto com o meu pedido?

Pois é, isso também é algo bem comum em um restaurante na Itália, e especialmente nos bares. 

Porém, é mais comum quando você for tomar somente um café ou pedir um lanchinho. 

Muitas vezes, o garçom já pede que você pague o que pediu na hora. Se ainda não pagou e quer pedir algo a mais, faça o seu pedido! Pode acumular as notinhas e pagar todos juntos quando for embora!   

Quanto devo pagar de gorjeta?

A gorjeta na Itália é opcional e não tão comum. Enquanto a gorjeta no Brasil já vem embutida como uma taxa de serviço, em geral como percentual sobre o total da nossa conta, na Itália esse conceito não existe. 

Quando vamos a um bar ou um restaurante na Itália, geralmente recebemos alguns petiscos junto com o nosso pedido. Podemos considerar isso como um tipo de couvert. Mesmo que for só um Coca-Cola que pedimos. 

A maioria dos estabelecimentos cobra uma pequena taxa de um ou dois euros para esse couvert (alguns nem cobram) e assim subentende-se que a ‘gorjeta’ também já está incluída nesse valor. 

Mas claro que o garçom não vai ficar triste se você deixar algumas moedinhas a mais para ele na mesa quando for embora…

Os banheiros

A maioria dos estabelecimentos na Itália tem banheiros separados para homens e mulheres. Porém, não se surpreenda se você encontrar alguém do sexo oposto ao entrar no banheiro, pois, como dito antes, a maioria dos estabelecimentos tem banheiros separados, mas nem todos!

Mais um detalhe: Alguns banheiros públicos não têm os vasos sanitários com os quais estamos acostumados. Ao invés do vaso sanitário, tem somente um buraco no chão. Embora isso seja incomum em muitas partes da Itália, ainda é possível encontrar esse tipo de banheiro em alguns lugares.

BÔNUS

A polêmica da salada

Muitas vezes, os restaurantes oferecem uma salada após o secondo piatto. Assim se criou a lenda que os italianos comem a salada como sobremesa. 

Isso, na verdade, é até um pouco ofensivo para um italiano. Pois como vimos, a sobremesa é uma salada de frutas ou algum tipo de doce, como por exemplo um tiramisù.

Então não, os italianos não comem uma salada como sobremesa. A ordem dos pratos simplesmente é diferente daquela que conhecemos.

Afinal, cada país tem os seus costumes!

Gostou? Então compartilhe nas redes sociais!