Nem sempre uma atitude é bem vista em todos os lugares. Você pode estar não sendo gentil e nem sabe! Descubra algumas “regras” de etiqueta a serem observadas enquanto estiver fazendo turismo na Itália.

Cada país tem seus costumes, tradições, regras e leis. O que se pode fazer no nosso país pode ser mal visto, proibido ou até contra a lei em outros.

Isso pode parecer intransigência, mas quando não estamos em casa devemos respeitar as regras das casas dos outros.

A seguir listamos algumas dicas sobre o que não se fazer enquanto estiver visitando a Itália:

Não se sente nas escadas da Piazza de Spagna – Roma

Um regulamento que visa proteger os pontos turísticos de Roma prevê uma multa de 250 a 400 euros para quem se senta nas famosas escadas de Trinità dei Monti, na Piazza di Spagna, em Roma, um dos principais pontos turísticos da cidade. As regras de turismo italiano, se desrespeitadas, podem sair bem caras!

Comer ou beber nas mesmas escadas também está proibido, visto a quantidade de turistas que deixavam lixo espalhado na região.

Outras cidades turísticas italianas, como Veneza também impõem multas a turistas abusados.

Não suba ou abrace estátuas para tirar fotos

Por motivo semelhante ao anterior, é proibido subir em monumentos e estátuas. Tirar uma selfie com César ou Nero pode custar muito caro.

Essa medida é, acima de tudo, necessária para proteger o patrimônio histórico, que todos os anos sofre tanto com a ação de turistas sem noção.


Descubra outras “regras” de etiqueta na Itália clicando aqui


Não se banhe nas fontes das cidades

Principalmente no verão, quando as temperaturas na Itália são de derreter o asfalto, muitos turistas se aventuram a entrar nas fontes das cidades para se refrescar. Porém, muitas cidades já proibiram o costume, assim como Roma, que multa os turistas calorentos.

Lembre-se, além de ser mau comportamento, desrespeitar as normas do turismo italiano sai caro!

Não ande em roupa de banho pela cidade

Sol, calor, férias, tudo isso faz com que muitos turistas tenham vontade de andar com pouca roupa, mesmo fora das praias. O que pode ser um costume bem habitual no Brasil, pode lhe render uma bela multa na Itália.

Esse costume de andar de biquíni ou sunga por aí, fere o “decoro urbano” e é visto como um gesto mal-educado.

A cidade de Tropea, na Calábria, multa os turistas em trajes de banho em um valor de 125-500 euros e é proibido, inclusive, andar descalço fora da área de praia. Na famosa cidade litorânea de Riccione, andar de biquíni fora da praia pode resultar em uma multa de 50 euros.

Nem todas as cidades preveem multa em suas regras, mas é bom não arriscar!

Não aceite pulseirinhas “grátis”

Em praticamente todas as cidades da Itália, principalmente (e em maior quantidade) nas mais turísticas, você vai ver pessoas, predominantemente homens, oferecendo pulseirinhas coloridas de “presente”. Assim que você aceita, a pessoa te seguirá exigindo dinheiro pelo “mimo”.

A não ser que você realmente esteja interessada(o) no produto, não aceite a tal pulseirinha, pois o que ganhará é uma dor de cabeça, com aquela pessoa te seguindo.

Se quiser a pulseira, diga que não quer como presente e sim comprá-la, assim, vocês já acertam o preço e ele não te seguirá pedindo a quantia que der na telha.

Não compre produtos falsificados na rua

Sabe o ditado “o barato sai caro”? Então, esse caso é a prova de que essa sabedoria popular é verdadeira.

Principalmente nas grandes cidades italianas, é comum se deparar com vendedores ambulantes exibindo seus produtos no chão, sobre um pano, ou carregando sua mercadoria bem à mostra para chamar a atenção dos potenciais fregueses.

São bolsas, carteiras, cintos, echarpes, tênis e roupas das mais caras e disputadas grifes, como Gucci, Dior, Armani, Prada, Louis Vuitton…mas todas falsas.

Aí você me diz:

– Nada disso é novo pra mim, no Brasil também tem!

Ah, aí é que está a diferença! No Brasil também existem leis contra esse tipo de comércio e até há previsão de sanções para quem compra, mas na Itália o “bicho” pode pegar, ainda mais quando você é um turista estrangeiro e não sabe lidar (ou conhece) a lei local.

O “simples” ato de comprar uma mercadoria falsificada pode ser vista como receptação de produtos contrabandeados. O comprador não chega a ser indiciado penalmente, mas recebe uma sanção administrativa e uma multa que chega a 7.000 euros!!!


O turismo italiano é algo que merece ser vivenciado. Com essas dicas, você poderá passear mais à vontade e curtir a linda Itália, sem medo de ser feliz!

Gostou? Então compartilhe nas redes sociais!