Toda sociedade tem seus tabus. Vestimenta, assuntos, gestos e atitudes podem ser vistas como normais entre um povo e ser malvistas entre outro.

A sociedade italiana tem muitas semelhanças com a brasileira, tanto pelo fato de todos sermos latinos, quanto pela grande quantidade de imigrantes italianos que entrou no Brasil e deixou marcas em nossa cultura; entretanto, temos nossas diferenças.

Aqui listamos algumas atitudes que não são bem vistas na Itália:

Não cumprimente na rua quem não conhece

Os italianos não têm o costume de cumprimentar pela rua quem não conhece.

Apesar de ser um povo mais expansivo que outros na Europa, o ato de saudar um desconhecido pode ser visto com estranheza pela maioria, sobretudo nas grandes cidades.

Não cumprimente com beijos um desconhecido

É muito comum ver italianos se cumprimentando com beijos de cada lado do rosto, mesmo homens.

Isso é um ato de demonstração de afeto entre familiares e amigos, porém, se você acabou de conhecer uma pessoa, ou não tem intimidade com ela, não a cumprimente com beijinhos. Evite situações constrangedoras.

Na sociedade italiana não é comum uma aproximação assim mais íntima com quem não se conhece.

Se for falar italiano, sempre use a forma formal

Em português brasileiro não se tem uma forma específica para se tratar alguém formalmente. Costumamos usar a terceira pessoa do singular e do plural mais a denominação de senhora ou senhor para tratar alguém respeitosamente.

No italiano, existe uma forma específica para se dirigir a alguém de maneira formal, essa forma é o “Lei”. Quando falamos com alguém com quem temos intimidade, usamos a forma de “tu”, mas quando não conhecemos uma pessoa ou não temos intimidade, devemos tratá-la com “Lei”.

Pode parecer uma bobagem para nós brasileiros, mas a maioria dos italianos leva isso bem a sério.

Nunca fale sobre máfia

Brasileiros são brincalhões e, às vezes, acabam se excedendo. Brincamos, inclusive, com assuntos sérios, mas devemos ter cautela ao lidarmos com assuntos sensíveis em outros países.

A máfia na Itália é um assunto muito delicado e sério.

Máfias são organizações criminosas muito perigosas, que controlam e ameaçam parte da população, comércio e matou (e mata) muita gente.

Por isso, os italianos não acham nada engraçado piadas sobre ela, muito menos serem chamados de mafiosos, nem de brincadeira.

Gostou? Então compartilhe nas redes sociais!