Nice é sem dúvida uma das mais belas cidades do sul da França.

Séculos atrás, a família real russa, assim como, famílias inglesas ricas já escolhiam a cidade como domicílio de inverno para fugir do frio de suas terras natais.

Situada a poucos quilômetros da fronteira italiana, a cidade oferece inúmeras possibilidades para passar um dia maravilhoso (ou mais).

Hoje, certamente, faremos com que você se apaixone pela capital da Riviera Francesa!

Como você vai ver, isso não é difícil. Com mais de 300 dias de sol ao ano, as chances de um dia ensolarado com um céu azul de tirar o fôlego são grandes.

Sendo a maior cidade da região, Nice oferece tudo que se espera de uma metrópole e muito mais.

Seja uma caminhada ao longo da sua interminável orla, ir às compras nas boutiques das grifes francesas ou celebrar um dos maiores carnavais da Europa (só o carnaval de Veneza é maior) – tudo é possível em Nice.

Continue lendo, para descobrir como planejar a sua visita à Nice e como torná-la inesquecível!


Aqui te contamos tudo sobre a nossa visita no carnaval de Nice!


Como chegar em Nice

Nice é a quinta maior cidade da França, com mais de 350 mil habitantes. Assim, ela oferece uma infraestrutura excelente e um acesso fácil por todos os meios de transporte.

Além de ser o modo mais cômodo, chegar de avião em Nice vale muito a pena pelo pequeno tour aéreo ao longo da Riviera Francesa pouco antes de pousar (garanta o seu assento na janela!).

Como não tem voo direto do Brasil, você terá que fazer alguma escala em uma outra cidade da Europa.

Se já estiver na Europa e quiser visitar Nice, saiba que muitas vezes você consegue encontrar voos de outras cidades europeias para lá por 30 euros (ou até menos).

Se não estiver viajando de avião, também é fácil chegar de trem em Nice. A cidade tem três estações de trem, sendo ‘Nice Ville’ a estação principal, no centro da cidade.

Onde ficar em Nice

Como Nice é uma das cidades populares entre os ‘ricos e famosos’, a cidade está, certamente, repleta de hotéis de luxo.

Porém, também é possível achar acomodações com preços mais acessíveis. Como na maioria das cidades turísticas, Nice também oferece inúmeros apartamentos no Airbnb, por exemplo.

Se quiser economizar um pouco mais, até vale a pena se hospedar nas cidadezinhas ao redor, como Villefranche-sur-mer, bem como, Cagnes-sur-mer, que se encontram a poucos minutos de trem de Nice.

La vieille ville de Nice – A parte antiga da cidade

Ruazinha na Vielle Ville

A parte histórica de Nice é certamente um dos pontos que mais valem a pena ser visitados.

A ‘Vieux Nice’, como é chamada a cidade antiga, é situada a poucos passos da Place Masséna, uma das praças centrais da cidade, e da Promenade des Anglais e é, assim, facilmente acessível.

A Place Garibaldi é um dos melhores pontos de partida para descobrir a velha Nice. 

A praça foi construída no século XVIII e é o antigo portal da cidade. Desde 1870, ela leva o nome do guerrilheiro italiano Giuseppe Garibaldi, que nasceu em Nice. O monumento em sua homenagem é a peça central da praça.

Entre pela praça Garibaldi, pegue as ruazinhas estreitas e deixe-se maravilhar durante um passeio pelas casinhas coloridas da parte antiga de Nice. 

As casas realmente são pitorescas e são geralmente bem conservadas. Assim, podemos mergulhar na história da cidade e viajar para um tempo no passado.

As ruas são repletas de pequenos restaurantes, bem como bares e cafés, que são ótimos para fazer uma pausa e tomar um café ou para provar um prato típico da região.

Durante o dia acontecem diversas feiras, nas quais se encontra de tudo – desde flores, frutas e peixes até sabão, souvenirs e outros cacarecos.

Automaticamente, o nosso passeio nos leva a outros pontos históricos da cidade histórica. Assim, passamos pela antiga prefeitura de Nice ou pela Cathédral Sainte-Réparate. A catedral foi inaugurada em 1750 e atrai tanto os fiéis quanto os turistas.

Place Masséna

Place Masséna

Na saída principal para o centro moderno de Nice encontramos a Place Masséna, certamente uma das praças mais bonitas da cidade. 

A peça central da praça é a ‘Fontaine du Soleil’, com seus deuses da mitologia romana. Ao seu redor, a Place Masséna é circundada por belos prédios vermelhos construídos em estilo italiano. 

Além de ser um ponto de encontro popular entre os habitantes da cidade, a Place Masséna também é a praça central para diversos eventos.

No verão, ela é o palco de festivais de música. Já no inverno, ela é o centro das celebrações do carnaval de Nice.

De lá, seguimos para a Avenue Jean Médecin, uma das avenidas principais para ir às compras em Nice. 

Vá às compras na principal rua de compras de Nice

Avenue Jean Médecin

A Avenue Jean Médecin é perfeita para ir às compras. Aqui se encontram as principais redes europeias de moda como H&M e Zara, assim como as prestigiosas galerias francesas ‘Galeries Lafayette’, além de diversas outras lojas e boutiques.

O shopping Nicetoile oferece mais de 100 lojas em diversos andares, além disso, inúmeras opções de culinária e entretenimento também estão disponíveis lá.

Muitas lojas também estão abertas no domingo, principalmente durante os meses de verão (em muitas cidades europeias, mesmo nas maiores, quase tudo é fechado aos domingos).

A basílica Notre Dame de Nice

Quem quiser fugir do tumulto das lojas, pode seguir a avenida Jean Médecin até a basílica Notre Dame de Nice.

Embora pareça uma versão menor da basílica de Paris, ela não é menos impressionante. A basílica é a maior igreja da cidade, contudo, não é a sua matriz. 

Apesar de ter uma aparência bem mais antiga, a basílica é relativamente nova e foi construída entre 1864 e 1868. Doações da população francesa e também de algumas famílias inglesas financiaram a sua construção.

A fachada exterior da basílica impressiona principalmente pelas suas torres altas. As duas torres da parte frontal têm uma altura de quase 30 metros.

Já o destaque do interior são as belas arcadas, assim como, as janelas de vidro, que circundam a nave central da basílica.

As pinturas dos vidros mostram motivos religiosos. Suas cores vibrantes são salientadas pelos raios de sol, que entram na basílica justamente por esses vidros e tornam a atmosfera especial e única.

Além das missas, a catedral também é palco para eventos musicais. Visite o site aqui para obter mais informações sobre eventos e concertos na basílica.  

Passeio na Promenade des Anglais

Promenade de Anglais à beira mar

A Promenade des Anglais é uma das avenidas principais de Nice, assim como, um dos cartões postais mais famosos da cidade.

Como poderia ser diferente? A Avenida se estende por mais de sete quilômetros ao longo das praias da ‘Baie des Anges’ (baía dos anjos) e passa por diversos pontos importantes da cidade.

Como o nome já diz, a Promenade des Anglais é principalmente feita para passear (promenade, em francês). 

Independentemente do horário do dia, ela sempre está cheia de pessoas indo à praia, se exercitando ou simplesmente passeando ao longo do mar. Os habitantes de Nice a chamam simplesmente de ‘Promenade’, ou ‘La Prome’.

Aqui se encontram inúmeros cafés e restaurantes que nos convidam a fazer uma pausa para reabastecer as nossas energias. 

Certamente, a Promenade des Anglais oferece uma vasta gama de opções culinárias.

Enquanto é possível jantar em um dos restaurantes mais exclusivos da cidade, também é possível se deliciar com comidinhas típicas que se vende na praia. 

Também é nesta avenida que se encontra o famoso hotel de luxo Negresco. 

Outro destaque da avenida é o Musée Masséna

Uma visita ao museu vale muito a pena, pois além das exposições sobre a arte da Belle Époque, ele também mostra a arte e a história regional da Riviera Francesa. Um objeto especial, por exemplo, é a máscara mortuária de Napoleão Bonaparte, que pode ser vista no museu.

Melhor vista da cidade – Colline du Château

A ‘Colline du Château’ (colina do castelo) está situada a leste da cidade antiga de Nice. 

Depois da subida até o topo somos recompensados com uma vista arrebatadora sobre os tetos da cidade e o mar mediterrâneo. 

De lá é possível ver toda a Promenade des Anglais até o aeroporto, onde podemos observar as partidas e chegadas dos aviões.

Além disso, a colina também tem uma pequena igreja e um jardim público, repleto de plantas exóticas, que nos convida para um passeio. A sua peça central é uma cachoeira artificial, cuja cascata também pode ser vista da cidade.

Dica: No finalzinho da tarde podemos observar o pôr-do-sol da Colline du Château, enquanto as luzes se acendem nas casas da cidade. Certamente é uma oportunidade para memórias inesquecíveis da sua visita a Nice.

Celebre o carnaval de Nice

O carnaval de Nice é o terceiro maior carnaval do mundo, depois dos carnavais do Rio de Janeiro e de Veneza.

A cada ano, o evento acontece durante três finais de semanas do mês de fevereiro e atrai mais de um milhão de turistas para as suas celebrações.

Todo ano, o carnaval é organizado sob um tema diferente, que define as celebrações. Se abordam assuntos atuais de política, economia e outros. Os carros alegóricos, que são construídos por artistas locais, seguem a temática do ano e são apresentados durante os desfiles nos finais de semana.

Além dos desfiles, a Batalha das Flores é um outro evento espetacular que acontece à tarde na orla de Nice e seus arredores.

Do alto dos carros alegóricos, os participantes do desfile jogam mais de 250 mil hastes de flores para os espectadores às margens da parada. Quase todas dessas flores são colhidas na região da Côte d’Azur, na Riviera Francesa.

Descubra mais sobre esse evento no nosso artigo sobre quando fomos ao carnaval de Nice!

Gostou? Então compartilhe nas redes sociais!