A música italiana possui clássicos e cantores conhecidos mundialmente, como Eros Ramazzotti, Andrea Bocelli e Laura Pausini. Mas você conhece os cantores e músicas mais tocadas na Itália em 2020?

Trazemos aqui uma lista das músicas mais tocadas nas rádios italianas em 2020 (até o momento!) segundo uma pesquisa realizada nos primeiros lugares das paradas musicais do site Billboard Italia. Poderemos perceber que o rap e o hip hop está muito presente na cena musical italiana recente. Você esperava por isso?

Então venha conferir!


Confira também neste link as músicas mais tocadas em 2021!


Good times – Ghali

Esta é a música que mais apareceu nos Top 10 das músicas italianas na primeira parte de 2020.

A música foi apresentada pela primeira vez nos palcos do Teatro Ariston, durante o Festival di Sanremo 2020, em fevereiro.

O rapper italiano, filho de pais tunisianos, é um verdadeiro sucesso na Itália.

A música traz uma atmosfera “feliz”, que já aparece no título. Ela retrata a vontade de um jovem de desfrutar de momentos de felicidade, sem ser incomodado por desculpas ou “ladainhas”. Em suma, a mensagem da música é viver curtindo os momentos de felicidade, como na parte em que diz: “Sono solo un cantastorie, ogni tanto faccio un party” (Sou apenas um contador de histórias, às vezes faço uma festa).

Rapide – Mahmood

Mahmood ganhou o prêmio de melhor música em Sanremo 2019 com a canção “Soldi”. Esse fato causou controvérsia pelo fato de uma música de rap ter vencido o festival e porque o cantor é italiano, mas filho de pai egípcio. Inclusive o infame ex-Ministro dell’Interno, Matteo Salvini criticou a escolha.

Confusões a parte, Mahmood é um grande sucesso e em 2020 emplacou seu hit “Rapide” nas paradas italianas e é uma das músicas mais tocadas nas rádios.

Boogieman – Ghali feat. Salmo

Na letra de “Boogieman”, Ghali e Salmo falam sobre os pensamentos que passam por nossas cabeças quando fazemos algo que não nos representa, atitudes que não são próprias nossas, só porque achamos que isso vai nos fazer parecer “legais”.

A música fala sobre a busca pela autenticidade. O trecho no qual cantam “Sono diventato tutto ciò che ho sempre odiato” (Me tornei tudo o que sempre odiei) expressa essa busca descrita na música.

Auto blu – Shiva & Eiffel 65

Você se lembra da música “I’m blue, dabadidabada, dabadidabada, dabadidabada, dabadidabada, dabadidabada”, que tocou a exaustão em 1999? Pois é, esse é um sampler dessa música, ou seja, é a batida da música “Blue” da banda Eiffel 65 com as letras do rapper Shiva e se tornou uma das músicas mais tocadas na Itália em 2020!

Bando – Anna

A jovem Anna, rapper italiana surgida na rede social Tik Tok, apenas surgiu na cena musical italiana e já alcançou o topo das paradas.

Ringo Starr – Pinguini Tattici Nucleari

Esta música concorreu no Festival di Sanremo 2020 e acabou ficando em terceiro lugar, mas isso não impediu que se tornasse um sucesso mesmo assim!

A canção, que é divertida e contagiante, é uma homenagem ao baterista dos Beatles, Ringo Starr e àquelas pessoas que sempre acabam ficando na sombra dos que mais se destacam.

O refrão que diz “In un mondo di John e di Paul io sono Ringo Starr” (Em um mundo de John e de Paul eu sou Ringo Starr), se referindo à fama de John Lennon e Paul McCartney e à relativa obscuridade de Ringo Starr, faz com que muitas pessoas se vejam nas letras da canção!

Fiori di Chernobyl – Mr.Rain

Mais uma música de rap, “Fiori di Chernobyl” cantada pelo rapper Mr.Rain, é uma viagem introspectiva do artista em busca do seu verdadeiro “eu”. Com uma letra bonita e reflexiva, Mr.Rain alcançou o topo das paradas italianas e seu lugar nas rádios do país.

Fai rumore – Diodato

Vencedora do Festival di Sanremo de 2020, a canção “Fai Rumore” do cantor Diodato também conquistou as paradas das rádios.

A música deveria representar a Itália no festival europeu de música, o Eurovision, mas devido à emergência causada pelo coronavírus, o festival foi cancelado.

Segundo o próprio cantor e autor da canção, “Fai rumore” é um convite para fazer sentir a própria humanidade.

Per sentirmi vivo – Fasma feat GG

O jovem rapper Fasma participou com a canção “Per sentirmi vivo” no Festival di Sanremo 2020 como Nuove Proposte, prêmio concedido aos novos artistas. Por essa e outras canções desta lista, podemos perceber a importância do Festival della Canzone Italiana no cenário musical italiano, pois muitas delas saíram de lá!

O cantor diz o seguinte sobre a própria canção “Quero que seja vida para quem não encontre luz …. este mundo me sugou por tanto tempo, mas essa música me deu esperança e as pessoas que me ouvem me deram uma certeza: ‘sentir-se vivo’ é o exemplo com o qual essa certeza se expressa melhor e me deu a oportunidade de me abrir ainda mais com aqueles que me ouviram, esperando que desta vez, aprofundando em mim, pudesse aprofundar-me neles “.

Mediterranea – Irama

Irama não é desconhecido das rádios italianas. Tendo já emplacado sucessos como “Nera”, “Arrogante” e “La ragazza dal cuore di latta”, o cantor chegou em 2020 com a música “Mediterranea”. A música acabou de ser lançada e está se tornando seu novo tormentone d’estate, como são chamados os hits de verão na Itália.

Bônus

Chega – Gaia

A cantora italiana, filha de mãe brasileira e pai italiano e que canta nos dois idiomas, foi descoberta em um programa de televisão que revela talentos da música. Ela já emplacou nas paradas de sucesso e sua canção “Chega” é uma das mais tocadas na Itália em 2020.

A canção em questão é cantada em português, mas o idioma não interferiu em nada e os italianos se apaixonaram por ela mesmo assim!

Gostou? Então siga-nos nas redes sociais!