Vira e mexe, músicas italianas aparecem nos Top Hits no Brasil, mas aqui falaremos sobre músicas italianas que fazem referência a Brasil e que você, provavelmente, não conhece! Então, vamos conhecê-las!

A cultura brasileira se expandiu além das nossas fronteiras e hoje em dia podemos encontrar elementos dessa cultura no mundo inteiro.

O guaraná, o açaí, a capoeira e a caipirinha, por exemplo, são nossos “embaixadores” pelo mundo afora.

Quando ouvimos algum estrangeiro citar algo (bom) do nosso Brasil, dá um “calorzinho” no coração e sentimos orgulho do que é nosso.

Em seguida listamos canções italianas recentes que fazem referências a coisas brasileiras. Provando que a Itália está em nossos corações, mas que o Brasil também está no deles!

Amore e capoeira – Takagi & Ketra ft. Giusy Ferreri e Sean Kingston – 2018

Acompanhada de um videoclipe gravado na favela de Tavares Bastos, praia de Ipanema, Urca e Escadaria Selarón, Rio de Janeiro, essa música de batida funk carioca faz referências à capoeira, à cachaça e às favelas.

Guaranà – Elodie – 2019

Nesse tormentone dell’estate, como são chamados os hits com uma pegada mais leve, que fazem referências ao verão e são lançados na mesma época, a cantora italiana Elodie faz menção à bebida tipicamente brasileira, o guaraná, que, inclusive, é o título da canção.

Carioca – Raphael Gualazzi – 2020

Embora traga uma batida que lembra ritmos caribenhos, a canção Carioca de Raphael Gualazzi, que ficou bem classificada no Festival di Sanremo 2020 (festival da música italiana que para todo o país em fevereiro), fala de uma misteriosa mulher que tem a “pele carioca”.

Procurando o que seria uma “pele carioca”, encontrei a explicação de que a sensual e misteriosa mulher da canção tem a pele “mais quente que o sol”.

Levando em conta o sol do Rio de Janeiro, até que faz sentido!

Coco Chanel – Gaia Gozzi – 2020

A cantora italiana, filha de pai italiano e mãe brasileira, além de cantar algumas músicas em português, faz referência ao Brasil na música italiana Coco Chanel.

A cidade de São Paulo é a escolhida para estrelar na canção. Junto à capital paulistana, a cantora faz referências ao bairro de Campo Belo e, mais uma vez, ao guaraná.


Canções italianas, novas ou antigas, têm lugar garantido nas rádios de todo o mundo pela sonoridade e emoção que o idioma passa. O fato de essas músicas trazerem referências ao nosso país é algo a mais que acaba nos cativando. Aproveite e conheça!

Gostou? Então compartilhe nas redes sociais!