A música italiana passa todos os anos pelo fenômeno “Sanremo”. Os “Top 10” das músicas mais tocadas nas rádios mudam totalmente depois que as canções que concorrem no Festival di Sanremo (saiba tudo sobre esse festival aqui!) debutam pela primeira vez no primeiro dia do evento.

Este ano, 2021, 26 músicas disputaram o título de melhor música italiana do ano. Além disso, a vencedora representará a Itália no festival musical europeu Eurovision. Porém, não conseguir o posto de canção vencedora não é nenhuma derrota, pois é no festival que as músicas ganham notoriedade, visibilidade e é aí que ficam famosas. Elas passam a tocar incessantemente nas rádios e não saem das bocas e dos ouvidos dos italianos!

Mas não foram todas as 26 canções apresentadas durante o festival que agradaram, por isso, vamos conhecer as 10 músicas que estrearam em Sanremo e que, desde então, caíram nas graças das rádios e das pessoas!

Elaboramos o seguinte Top 10 com base em sites especializados em música, como Billboard, Spotify e Youtube.

Musica Leggerissima – Colapesce & Dimartino

Essa canção se classificou em 4º lugar e, ainda que não tenha ganhado o prêmio principal, ela venceu o Premio della Sala Stampa Radio-TV-Web “Lucio Dalla”, oferecido pela RAI, organizadora do evento.

“Musica Leggerissima” possui uma sonoridade que lembra as canções italianas dos anos 70/80 e usa de metalinguagem. Ela é uma música que fala sobre música, mais especificamente sobre canções despretensiosas e leves, aquelas que têm a função de agradar. E certamente agrada!

Voce – Madame

Apesar da pouquíssima idade, 19 anos, a rapper Madame já é conhecida nas rádios italianas.

Em 2021 ela concorreu no 71º Festival di Sanremo com a música “Voce” e alcançou apenas o 8º lugar na classificação geral, mas, em contrapartida, venceu o Premio Sergio Bardotti pela melhor letra.

Talvez mais importante que tudo isso, sua música é uma das mais tocadas nas rádios italianas desde que foi lançada no festival!

Zitti e Buoni – Måneskin

Vencedora do festival, “Zitti e Buoni” também representará a Itália no Eurovision Song Contest, onde disputará o prêmio de melhor música europeia de 2021.

Måneskin é uma banda de rock formada por jovens romanos (todos com cerca de 20 anos), que além de muita atitude nas letras, sempre se apresentam com roupas ousadas.

Eles foram “descobertos” no programa musical X Factor italiano e desde então sempre estão nas rádios.

Em 2021 fizeram sua estreia no Festival di Sanremo e já levaram o prêmio de melhor música italiana. A letra é uma crítica aos mais velhos que não compreendem e valorizam os mais jovens.

Chiamami per Nome – Francesca Michielin & Fedez

Francesca Michielin e Fedez são dois famosos cantores solo, mas que se uniram para cantar “Chiamami per Nome”.

A canção ficou em 2º lugar no festival e causou muita polêmica. Isso porque ela estava mal classificada durante o festival, até que a esposa de Fedez, a famosíssima influencer Chiara Ferragni, “convocou” seus seguidores a votar na música do marido.

Devido a esse fato, muitas pessoas não aceitam o posto de 2º lugar de “Chiamami per Nome”, pois dizem que se não tivesse sido por Chiara Ferragni, a música não teria sido tão bem classificada.

Contudo, a canção está presente na programação diária de todas as rádios italianas e na boca do povo. Seria influência de Chiara também?

La Genesi del tuo Colore – Irama

Irama já é figurinha presente nas rádios italianas. Ele sempre lança músicas com ritmo alegre, chamadas de “tormentoni dell’estate”, ou seja, aquele tipo de música que se torna hit do verão.

“La Genesi del tuo Colore” alcançou o 5º lugar em Sanremo e foi apresentada através de um vídeo pré-gravado (diferente dos outros participantes que se apresentaram ao vivo). Tudo isso porque um integrante da equipe de Irama testou positivo para Covid e ele teve que ficar isolado. Coisas da nossa nova realidade.

Seguros Promo

Fiamme negli Occhi – Coma_Cose

Essa música é um claro exemplo que não é preciso vencer para ser vitoriosa! Apesar de ter se classificado apenas na 20ª posição, a dupla/casal Coma_Cose não sai mais das rádios.

Com uma letra romântica e um ritmo mais que agradável, “Fiamme negli Occhi” se tornou uma das canções favoritas dos italianos em 2021. E isso não é para menos, pois a música é realmente uma delícia de se ouvir, é daquele tipo que nos lembra de momentos inesquecíveis que ainda não vivemos!

Dieci – Annalisa

Assim como todas as outras músicas aqui do ranking, “Dieci” estreou nos palcos do Teatro Ariston durante o Festival di Sanremo.

A música ficou em 7º lugar na classificação e conquistou as rádios de todo o país.

Annalisa explica que “Dieci” é uma declaração do amor dela pela música. O título “Dieci” é uma referência ao tempo que ela está na indústria musical, dez anos.

Mai Dire Mai (La Locura) – Willie Peyote

A música do rapper Willie Peyote ficou em 6º lugar e venceu o Premio della Critica “Mia Martini”.

O refrão “chiclete” agradou o povo e essa música italiana se tornou “obrigatória” na programação das rádios.

Glicine – Noemi

Noemi já é uma veterana em Sanremo. Essa foi a 6ª participação da cantora no festival. A música ficou em 14º lugar, mas alcançou grande sucesso nas rádios.

A voz rouca de Noemi tornou a bela canção de amor “Glicine” em uma obra para ser lembrada, apreciada e ouvida.

Un Milione di Cose da Dirti – Ermal Meta

Ermal Meta venceu o Festival di Sanremo em 2018 com a canção “Non mi avete fatto niente” e alcançou o 3º lugar em 2021 com “Un Milione di Cose da Dirti”.

A música ficou bem classificada durante toda a semana da premiação e acabou com a “medalha de bronze”.


Gostou? Então siga-nos nas redes sociais!