Juntamos em um único artigo as mais valiosas dicas e sites de viagem que os viajantes mais experientes utilizam para fazer com que seus roteiros sejam perfeitos. Confira a seguir esses maravilhosos segredos!

Até os anos 2000 era quase impossível se pensar em uma viagem internacional (e até nacional!) sem o auxílio de uma agência de viagens. Os pacotes oferecidos proporcionavam a comodidade de já oferecer passagem aérea, hotéis, passeios e até guias turísticos.

Apesar das vantagens dessas comodidades, as viagens com pacotes turísticos eram mais “engessadas”. Geralmente, não podíamos fazer tudo o que queríamos. As opções de hotéis, cidades e passeios eram aquelas oferecidas pelas agências e qualquer coisa diferente disso ficava fora.

Antigamente, se quiséssemos ir a um lugar diferente, fora dos oferecidos pelas agências, seria tudo por nossa conta e risco. Tínhamos que chegar lá, arrumar hotel na hora, conseguir tudo no local mesmo, na cara e na coragem.

Todavia, tudo isso mudou com o acesso à informação, com a internet! Hoje em dia podemos encontrar as cidadezinhas mais remotas e pitorescas, nos mais distantes confins do mundo. Esses locais, muito provavelmente, nem seriam de nosso conhecimento há alguns anos.

Hoje é possível programarmos nossas viagens, do jeito que a gente quer, através de valiosas ferramentas e sites de internet. Eles se tornaram as mais poderosas armas dos viajantes e oferecem segurança e liberdade.

Aqui apresentaremos os mais preciosos instrumentos do viajante independente. Usando essas ferramentas, você poderá fazer de toda viagem inesquecível e do jeitinho que você quer!

Sites de Passagem Aérea

Antigamente, só era possível comprar passagens aéreas em agências de viagens ou nos guichês de aeroportos.

Pesquisa de preço era algo quase inexistente, era o preço que te passavam e pronto, você aceitava ou não. Você podia pesquisar preços em duas ou três agências, mas a diferença não era grande entre uma e outra.

Hoje, em contrapartida, existem incontáveis agências de viagem online e você acaba encontrando os mais variados preços e promoções.

Pesquisando bem, você é capaz de conseguir descontos incríveis e passagens a preços inimagináveis.

Óbvio que devemos ter cuidado para não cair nem nenhuma cilada! Geralmente os sites de viagens te direcionam ao site da própria companhia aérea para a compra da passagem com o desconto deles, aí você sabe que é seguro mesmo.

Sites como o Skyscanner permitem que você busque o dia do mês em que a passagem será mais barata, assim, se você tiver uma flexibilidade nas datas, poderá conseguir os menores preços. Indo ou voltando um dia antes ou depois também pode fazer uma grande diferença no preço, pesquise!

Alguns sites também permitem que você cadastre seu e-mail e receba alertas de quando a passagem estiver mais barata.

O aplicativo de celular da Melhores Destinos envia alertas diários sobre ofertas limitadas e de última hora. Essas ofertas podem ser o que você estava precisando para viajar! Em 2019 eu consegui comprar uma passagem de ida e volta Brasil-Alemanha por apenas R$1.500, uma oferta imperdível. É só ficar de olho!

Em alguns sites, além de passagens aéreas, também é possível fazer reservas em hotéis e até alugar carro no destino, uma mão na roda! Mas lembre-se de sempre pesquisar, não é porque a passagem é mais barata naquele site, que a hospedagem também vá ser…

Sites de Hospedagem

Falando em hospedagem, as opções são várias hoje em dia.

Você pode fazer reservas online, em todas as partes do mundo, em acomodações das mais luxuosas às mais econômicas.

Para os mais aventureiros, quem gosta de fazer novas amizades em viagens e quer gastar pouco, existem opções de sites especializados em reservas em albergues, ou hostels. O site Hostelworld.com oferece hospedagens econômicas em quartos compartilhados em todo o mundo. Dependendo do estabelecimento, você tem opção de quartos mistos ou só com pessoas do seu sexo. Os quartos podem acomodar de 4 a até 16 pessoas, dependendo da disponibilidade e de quanto você quer economizar!

Essa é a opção favorita dos mochileiros. Os albergues/hostels costumam oferecer área de lazer comum para socialização e alguns oferecem até passeios e festas. É também uma ótima pedida para quem está viajando sozinho.

Uma opção muito interessante, e que ficou muito popular nós últimos anos, é o Airbnb.

Você pode escolher entre alugar apenas um quarto na casa de uma pessoa ou alugar um apartamento, casa, ou até castelo (sim, existe essa opção em alguns destinos!) só para você.

Uma das vantagens do Airbnb é poder ver uma casa real, ver como as pessoas vivem naquele local onde você está visitando. Essas acomodações têm mais “alma” do que um quarto padrão de hotel.

Outra ótima opção para reservas de acomodação é o site Booking.com. Nele você encontra hotéis luxuosos, hotéis mais modestos, pousadas e diversos outros tipos de hospedagem, para todos os bolsos. Lá você pode descobrir promoções e quanto mais reservas você fizer pelo site, você pode se tornar membro Genius, o que dá desconto especial nas tarifas.

Sites de Seguro Viagem

Para alguns pode parecer bobagem, mas o seguro de viagem é muito importante e até indispensável para se viajar a alguns países.

Destinos dentro da União Europeia, por exemplo, exigem que você possua um seguro viagem durante todo o tempo da sua estadia. Se na imigração pedirem para ver a documentação do seu seguro e você não o tiver, você será deportado(a)!

Além das questões legais, ele é importante porque são poucos os países do mundo que oferecem saúde gratuita. Enquanto o Brasil oferece o SUS a todos os cidadãos e estrangeiros que estiverem em território nacional, lá fora é diferente. Nos EUA, por exemplo, se você não tiver como pagar por tratamentos médicos, ou morrerá sem assistência, ou terá que vender tudo o que tem para pagar a conta do hospital.

Até aí você pode estar pensando: “ah, mas não vou precisar fazer tratamento ou ir a um hospital durante uma viagem!”, mas é aí que você se engana. Acidentes acontecem e são imprevisíveis!

O site Segurospromo.com.br (clique aqui para conseguir um desconto exclusivo do site!) oferece seguros de viagem de acordo com a sua necessidade. Nele, você escolhe o seu destino e a duração da viagem e com esses dados, ele te dá cotações de seguros com várias empresas confiáveis.

As cotações podem incluir assistência em caso de atraso ou extravio de bagagem, cancelamento ou atraso de voos, reembolso com despesas médicas, além de assistência médica e hospitalar. Oferecem atendimento 24 horas e em português.

Os preços oferecido são, geralmente, os mais acessíveis que se pode encontrar (o site faz uma busca por cotação em diversas seguradoras) e ainda oferece descontos muito bons.

Seguros Promo

Experiência pessoal

Eu mesma, por exemplo, quebrei o tornozelo em uma queda boba enquanto estava fazendo intercâmbio na França e precisei até de cirurgia. O meu seguro saúde providenciou ambulância, pagou pela internação, pela cirurgia, pela fisioterapia e até reembolsou os medicamentos que eu tive que comprar! Se eu não tivesse essa cobertura, estaria em sérios apuros para pagar toda essa conta.

Sendo assim, não ponha seus pés fora do Brasil antes de ter um seguro que te ofereça assistência por todo o tempo em que estiver fora!

Esses seguros são feitos apenas pelo período em que estiver viajando e a cobertura depende do plano que você escolher. Alguns cobrem apenas emergências hospitalares e acidentes, outros já cobrem até traslado do corpo (que nunca ninguém precise disso!) de volta ao país de origem.

Além de assuntos relacionados à saúde, tem seguros que incluem compensação em caso de perda de malas e perda ou atraso de voos.

Sites para Viagens Internas

As passagens aéreas são muito necessárias para viajarmos do Brasil para outro país devido às distâncias. Porém, chegando ao destino, outros meios de transporte se tornam essenciais!

Trens

Países europeus, por exemplo, possuem linhas ferroviárias extensas e que ligam os países uns aos outros. Chegando na Europa, é possível viajar pela maioria dos países através de trens. Essa é uma forma econômica, segura e ainda te dá o privilégio de aproveitar a vista através das janelinhas! É incrível ver como as paisagens e os prédios mudam de um país para o outro!

As passagens de trem podem ser compradas nas estações ou online. Sites de viagem em trem como Eurail.com e Raileurope.com vendem passagens de trem com destinos em todos os países da Europa.

Cada país também tem sites de suas próprias empresas ferroviárias. Temos, por exemplo, Trenitalia.com (Itália), SNCF.com (França) e Bahn.com (Alemanha) que são igualmente boas opções para se adquirir passagens.

Comprando os bilhetes online, você receberá a confirmação por e-mail, mas recomendamos que, sempre que possível, você imprima as passagens, caso tenha algum problema com o celular!

Ônibus

Além de viagens de trem, temos opção de viagens com os bons e velhos ônibus. Não é uma forma de viagem tão popular na Europa, mas também é uma alternativa!

A empresa Flixbus.com está ficando mais popular a cada ano. Ela oferece viagens rodoviárias em diversos países da Europa continental e até na Turquia! É possível conseguir comprar seu bilhete com preços bem acessíveis.

Avião

Uma terceira opção para se viajar pelos países da Europa é o avião mesmo! As distâncias entre a países são, geralmente, curtas e o tempo de viagem também. É possível encontrar passagens aéreas por preços muito baixos, às vezes até mais baratas que passagens de trem ou ônibus!

Empresas aéreas low-cost (de preço baixo) como Ryanair.com, Easyjet.com e Eurowings.com oferecem bilhetes com preços realmente baixos e são uma opção incrível!

Apenas tenha cuidado com malas e outros “extras”. Essas empresas, por já oferecerem um valor tão acessível, acabam cobrando tarifa extra para bagagens, lanches e outras coisas. Verifique tudo isso para o barato não acabar saindo caro!

Sites de Dicas de Viagem e Informações Turísticas

Bom, agora você já tem passagem e hotel, mas você já sabe o que fazer durante a sua viagem?

O Tripadvisor.com.br é um dos sites de viagem mais completo! Nele, você encontra de tudo em um só lugar: buscador de passagens, pacotes de viagem, hospedagem, locação de veículos, mas aqui falaremos sobre as dicas de viagem e avaliações.

No Tripadvisor.com.br, e no aplicativo para celular, você coloca o seu destino e o site te mostra as melhores atrações turísticas da cidade escolhida. Além de atrações turísticas, o site mostra os melhores passeios turísticos, monumentos, bares, restaurantes e tudo o mais.

Cada atração é comentada por pessoas que já estiveram lá e que dão dicas sobre o que fazer, se é bom e se vale a pena. Com as notas que as pessoas dão, eles vão fazendo um ranking do “melhor do melhor” de cada localidade. É muito bom ler diversas opiniões de pessoas diferentes sobre os lugares, assim você pode decidir o que mais te agrada!

No site é possível ter informações sobre tudo: preços, horários de abertura, localização, como chegar e os mais diversos detalhes. Assim, você evita surpresas desagradáveis e já fica bem informado(a) para aproveitar o melhor da sua viagem!

Aplicativos de Tradução

Quer viajar para o exterior, mas não fala o idioma do lugar? Hoje em dia isso é possível!

Aplicativos para celular, como o Google Tradutor, são uma mão na roda e tornaram possível a viagem para locais de línguas estranhas para nós.

Além de traduzir palavras escritas, o aplicativo tem a função de “pronunciar” a frase que você traduziu do português para o idioma desejado. Assim, através do celular, você pode “falar” com outras pessoas em hotéis, aeroportos, estações ou onde você precisar.

Do mesmo modo, você pode traduzir o que outra pessoa está falando para o português. Há quinze anos algo assim pareceria impossível!

Esses recursos trazem certa liberdade e autonomia para viajarmos para lugares que julgávamos impossíveis anteriormente por conta do idioma. Apenas certifique-se que seu celular tem rede e está carregado, porque senão, o jeito será apelar para o velho dicionário!

Dicas de viagem que valem ouro

  • Procure SEMPRE imprimir as passagens de avião, trem, ônibus e reservas em hotéis ou outros tipos de acomodações. Isso porque apesar de você poder armazenar essas confirmações no seu celular, ele pode ter alguma falha (falta de rede, falta de bateria) e te deixar na mão. Assim você se garante e viaja com segurança;
  • SEMPRE imprima também seu seguro saúde;
  • Antes de viajar verifique e se informe com sua empresa de telefonia sobre o roaming. Assim você poderá usar seu celular fora do país até adquirir um chip do país para onde for;
  • Use o roaming apenas para emergências, pois ele pode ter tarifas bem altas;
  • Assim que possível, adquira um chip do país em que você estiver. É possível comprar chips em aeroportos, estações de trens e lojinhas de revistas e jornais. Esses chips são pré-pagos e lembre-se de perguntar se eles permitem ligações internacionais. Mesmo que não permitam, o importante é oferecer 3G/4G para acessar a internet;
  • Leve uma bateria extra (power bank) para o seu celular e sempre deixe tudo bem carregado. Tirar fotos, acessar redes sociais, fazer buscas, usar GPS, tudo o que você precisar usar durante a viagem certamente gasta muita energia;
  • Informe-se sobre endereço e telefone de consulado brasileiro no país onde for. Dessa maneira, você garante ainda mais a sua segurança;
  • Não baixe a guarda apenas porque foi viajar para um país considerado mais desenvolvido ou seguro que o Brasil. Lembre-se: ladrões e golpistas existem em qualquer lugar do mundo e adoram turistas distraídos!

Gostou? Então compartilhe nas redes sociais!