Apesar de ser a terceira maior cidade da Toscana, Livorno (ainda) não é uma cidade muito conhecida entre os brasileiros. Embora seja uma cidade portuária, Livorno oferece diversas atrações turísticas e é uma parada interessante no seu roteiro pela Itália.

Livorno é o lar de mais de 150 mil italianos e tem um dos maiores portos do país. Assim, é uma cidade importante não somente para a indústria portuária como também para o turismo marítimo, sendo uma porta de entrada (ou saída) fundamental para cruzeiros e outras embarcações turísticas.

Enquanto Livorno era considerada apenas um ponto de passagem para os viajantes que desembarcam lá para chegar em outras cidades da Toscana, como Pisa e Florença, cada vez mais turistas decidem passar um tempo em Livorno para conhecer a cidade. E eles têm razão!


Você sabia que para entrar na União Europeia é obrigatório ter um seguro de saúde?

Na Seguros Promo, você encontra o melhor plano de seguro para a sua viagem. Ele te mostra diversos planos de várias seguradoras para que você compare e escolha aquele que melhor atende às suas necessidades! Assim, você sempre tem o melhor preço e a melhor cobertura.

Seguros Promo

Uma breve história de Livorno

Livorno existe desde a época dos romanos, mas passou grande parte da sua história, até o final do século XVI, como um vilarejo à beira-mar com pouquíssimos habitantes. 

A cidade tinha uma certa importância para a cidade de Florença como acesso ao mar, mas o desenvolvimento de Livorno começou somente no século XV.

Foi em 1571 que os Medici descobriram o potencial da região e começaram a planejar uma infraestrutura que daria a Livorno as bases para se tornar uma das cidades portuárias chaves da Itália.

A estrutura construída sob o regime dos Medici marca Livorno até os dias de hoje e os seus fortes e seus canais não serviram somente pela infraestrutura e para defesa da cidade, mas se tornaram atrações turísticas e uma parte integral da economia da cidade.

A partir da segunda metade do século XVII, a economia começou a florescer e a cidade portuária se tornou um ponto importante de comércio.

Em seguida, apresentamos os pontos turísticos principais da cidade.

Venezia Nuova

A Segunda Guerra Mundial trouxe uma devastação enorme à Livorno e a cidade perdeu uma grande parte dos seus monumentos e prédios históricos. Mas Venezia Nuova conseguiu conservar a maioria da sua estrutura antiga e conta hoje com a maior densidade de obras históricas da cidade.

A princípio, o bairro não fazia parte dos planos de construção dos Medici e começou a ser construído somente a partir de 1629. A população de Livorno crescia rapidamente e a estrutura original da cidade não oferecia uma capacidade para abrigar os novos moradores.

Como o nome sugere, o bairro lembra Veneza, justamente pelos canais que cortam o bairro.

Apesar de lembrar pouco a real Veneza, o bairro é ótimo para um passeio ao longo de seus canais. A região é bem tranquila e agradável e conta com muitos depósitos antigos, igrejas e o famoso Mercato delle Vettovaglie.

Aqui encontramos algumas igrejas importantes da cidade, como por exemplo a Chiesa di Santa Caterina da Siena. Ela é umas das mais antigas e mais importantes de Livorno. A igreja foi construída na primeira metade do século XVIII e chama atenção devido a sua base octagonal.

Mercato delle Vettovaglie

O Mercato delle Vettovaglie em Livorno é o maior mercado da Itália

À beira do Fosso Reale, um dos canais de Livorno, encontramos o Mercato delle Vettovaglie, o mercado central da cidade.

O Mercato delle Vettovaglie foi inaugurado em 1894. O edifício é imponente e elegante e só a sua fachada já vale uma visita! 

A sua construção foi inspirada no mercado central parisiense Les Halles e visava não somente aquecer a economia da cidade mas também melhorar a estrutura de feira já existente.

O Mercato delle Vettovaglie é o maior mercado da Itália e um dos maiores da Europa. Mas não é somente a sua beleza arquitetônica que faz do mercado uma das atrações turísticas mais conhecidas da cidade. Aqui encontramos uma vasta gama de comidas típicas da região com as quais podemos nos deliciar nas inúmeras barracas do mercado.

Os Fortes de Livorno

Fortezza Nuova

Entrada da Fortezza Nuova

A Fortezza Nuova foi construida no final do século XVI durante o governo Medici pelo arquiteto Bernardo Buontalenti.

O forte se encontra dentro de um dos canais de Livorno e se conecta à cidade através de uma ponte. Apesar de ter sido atingido durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial, a sua estrutura e os seus muros são bem conservados e nos mostram todos os elementos típicos da estrutura militar do tempo da sua construção.

Hoje em dia, o Forte serve principalmente como palco para eventos culturais e convida turistas e habitantes a um passeio pela história militar da cidade. Além disso, o parque no interior do forte é um lugar agradável para um passeio na natureza, longe do tumulto da cidade.

O interior da Fortezza Nuova

Fortezza Vecchia

Como Livorno é situada na Costa Mediterrânea, uma defesa contra eventuais ataques marítimos era de suma importância para a sobrevivência da cidade.

Já na Idade Média existia uma estrutura de defesa, que foi fortificada, segundo a lenda, no século XI pela condessa Matilde di Canossa, uma das nobres mais poderosas da sua época, que mandou construir uma segunda torre para melhorar a estrutura.

No século XV, como parte da reestruturação do vilarejo e da construção da Livorno moderna, os Medici incorporaram essa torre à construção do forte, que nos dias de hoje é conhecido como Fortezza Vecchia, ou seja, Forte Antigo.

Atualmente, o forte serve principalmente como atração turística e como palco para eventos, tais como peças teatrais e shows de músicas.

Dica: O estacionamento da Fortezza Vecchia é um dos mais baratos no centro da cidade e de lá se chega rapidamente à pé a outros bairros, como Venezia Nuova.

Terrazza Mascagni

Terrazza Mascagni em Livorno

A Terrazza Mascagni é um grande terraço à beira do mar mediterrâneo e, provavelmente, o coração de Livorno. O terraço não é apenas um convite para um passeio ao longo do mar para os turistas mas também é um ponto de encontro para os habitantes de Livorno, que adoram se reunir aí. 

A Terrazza Mascagni se encontra na viale Italia e o seu nome foi dedicado ao compositor livornese Pietro Mascagni. O terraço foi inicialmente construído nos anos vinte do século passado e foi ampliado nos anos após a Segunda Guerra Mundial.

A estrutura do terraço nos lembra um tabuleiro de xadrez gigante que se estende sobre 8.700 metros quadrados. No total, a praça contém quase 35 mil azulejos pretos e brancos.

Acquario di Livorno

O Acquario di Livorno se situa a pouca distância da Terrazza Mascagni e é o maior aquário da Toscana. O aquário abriu suas portas pela primeira vez em 1937 e foi completamente reformado em 2010.

O tour pelo aquário nos leva a uma viagem pelos mares do mundo. Ele conta com mais de 2000 animais de 300 espécies e possui uma área marinha arqueológica greco-romana com a reprodução evocativa de um naufrágio.

O Acquario di Livorno faz parte do mesmo grupo que também é dono do aquário de Gênova (descubra tudo sobre Gênova no nosso artigo aqui!).

Praias

Bom, para fechar, não podemos deixar de falar das praias. Afinal de contas, estamos no litoral da Toscana!

Livorno possui diversas praias, tanto de areia, como de pedras, muito comuns no mar Mediterrâneo.

Outra variável que observamos ali, é que existem Spiagge libere (praias livres, como no Brasil) ou Spiagge a pagamento (praias pagas, ou seja, praias em concessão à iniciativa privada para exploração comercial. Para ficar nessas praias, deve-se alugar as cadeiras e guarda-sol oferecidos pelos estabelecimentos balneários).

Uma ótima dica é a Spiaggia del Pendola, praia livre (gratuita), acessada por meio de uma escada. A praiazinha é pequena, tranquila, sem ondas e não possui quiosque.

Mesmo havendo diversas belas praias na cidade, não deixe de dar um pulinho em Viareggio, assim como em Forte dei Marmi, as cidades litorâneas mais badaladas do litoral da Toscana. Ambas são destino de turistas do mundo inteiro, em busca de sol, mar e diversão no caloroso verão italiano!

Gostou? Então compartilhe nas redes sociais!