Os italianos levam sua música muito a sério. É por essa razão que o Festival della Canzone Italiana, mais conhecido como Festival di Sanremo, apresentou sua 70ª edição em 2020.

O Festival de Sanremo é um dos mais longevos da Europa e é considerado uma das principais premiações musicais do mundo.

Todos os anos, no mês de fevereiro, a turística, mas pacata cidade de Sanremo se vê fervilhando de pessoas vindas de todas as partes da Itália e do mundo.

A cidade se enche para presenciar o maior festival musical italiano.

A semana que para a Itália

Teatro Ariston durante a noite
Fachada do Teatro Ariston

O evento principal ocorre no Teatro Ariston e não é apenas uma noite de apresentações, mas sim uma semana inteira de espetáculos.

O ponto alto é a premiação principal no último dia dos eventos.

Durante essa semana de festival, os concorrentes se apresentam todos os dias no palco do teatro. O público, que assiste ao festival pela televisão em casa, vai se afeiçoando e escolhendo seus favoritos.

Os finalistas são eleitos pelo público, que telefona para um número fornecido pela RAI (maior rede de tv italiana e que transmite o evento ao vivo) para votar em seu predileto.

Porém, um júri qualificado tem o maior peso na escolha.

O vencedor da competição, além de ser para sempre lembrado como ganhador daquele ano, ganhar o Leone di Sanremo (estatueta com o símbolo da cidade, um leão em pé em frente a uma palmeira), ter sua música exaustivamente tocada nas rádios e ganhar uma plaquinha numa espécie de calçada da fama com seu nome e o nome de sua canção, ganha o direito de representar a Itália no Eurovision Song Contest – concurso musical a nível europeu.

Placa com os ganhadores de Sanremo em 1984
Segmento da calçada da fama de Sanremo

Sanremo para todos

Além das apresentações principais que ocorrem no Ariston para um grupo seleto de convidados e espectadores que tiveram a sorte de conseguir comprar um dos poucos, e caros, ingressos para o evento, outras manifestações artísticas e musicais acontecem por toda a cidade.

Telões são colocados em locais estratégicos do centro da cidade, com a finalidade de transmitir o que acontece dentro do teatro em tempo real.

Ao mesmo tempo, mostras e exposições são abertas ao público e shows musicais com conhecidos artistas italianos – e internacionais – acontecem durante toda a semana, gratuitamente.

O frio do mês de fevereiro não é capaz de conter a empolgação que contagia a cidade.

As origens do Festival

O Festival de Sanremo teve início no ano de 1951 e foi transmitido até 1955 apenas pelo rádio, pois a televisão nem tinha chegado ainda na Itália. A partir de 1955 passou a ser transmitido todos os anos pela RAI.

Ele acontecia no Casinò di Sanremo (cassino de Sanremo) até 1977, quando passou a ser apresentado no Teatro Ariston.

As músicas participantes da competição devem ser compostas por autores italianos e ser cantadas na língua italiana ou dialeto italiano.

Não apenas a música campeã é premiada, mas também são premiados novos artistas com o prêmio Nuove Proposte (ou Giovani). Outro prêmio disputado é o Premio della Critica (ou Mia Martini).

Cantores italianos, hoje famosos mundialmente, como por exemplo, Eros Ramazoti, Andrea Bocelli, Zucchero, Laura Pausini e Nek se lançaram ainda bem jovens e pouco conhecidos nos palcos de Sanremo.

O debut no festival foi de vital importância para alcançarem sucesso e reconhecimento nacional, dando base para suas carreiras internacionais.

Roberto Carlos em Sanremo?

O nome de Roberto Carlos, juntamente ao de Sergio Endrigo, aparece na “calçada da fama” de Sanremo. Ela que percorre dois quarteirões no centro da cidade, passando pelo Teatro Ariston.

No segmento onde se lê o nome da canção ganhadora de 1968, Canzone per te, o cantor representa o Brasil como o único brasileiro a vencer o festival.

Porém, como um brasileiro pôde ganhar um festival de música italiana?

Hoje em dia apenas intérpretes italianos competem no festival, mas naquela época quem cantava pouco importava, pois afinal de contas, é o festival da canção italiana e não do(a) “cantor(a) italiano(a)”.

Como o autor da canção era Sergio Endrigo, italiano, e a música era cantada em italiano, estava dentro das regras para participar do festival.

Sanremo internacional

Não só de música italiana vive Sanremo. Diversos cantores e bandas internacionais se apresentaram nos palcos do Casinò e do Ariston nesses 70 anos de história.

Performances de gigantes como Louis Armstrong (1968), Kiss (1981), Peter Gabriel (1983), Queen (1984), Elton John e Ru Paul (1994), Bruce Springsteen (1996), David Bowie (1997) e Madonna (1998) para citar algumas das mais icônicas, entraram para a memória do festival junto à história da música italiana.

Gostou? Então compartilhe nas redes sociais!