Provavelmente nenhuma outra marca de carros no mundo causa tanto fascínio quanto a Ferrari.

Além da elegância dos seus carros, foram especialmente os seus grandes sucessos no mundo das corridas automobilísticas que tornaram a Ferrari uma lenda.

Ao longo dos anos, a Ferrari conseguiu se estabelecer não somente como um time automobilístico bem-sucedido nas corridas mas se tornou também uma das marcas italianas mais prestigiosas e admiradas do mundo.


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O nascimento de uma lenda

O cavalo é o símbolo da marca

A história da Ferrari começa em 1947, quando foi fundada por Enzo Ferrari.

Antes de fundar a sua empresa, Enzo trabalhava como mecânico e mais tarde se tornou piloto de corrida de carros de uma outra grande marca automobilística italiana – a Alfa Romeo.

O primeiro carro produzido pela marca foi a Ferrari 125. Apesar de ter sido desenvolvido para corridas automobilísticas, o carro também era vendido a pessoas particulares.

Mas ao longo dos anos, a empresa migrou o seu foco para carros comerciais e diminuiu a produção de carros de corrida. Mesmo assim, a marca continua presente nas corridas automobilísitcas até os dias de hoje. Na Fórmula 1, por exemplo, até agora é um dos times mais bem-sucecidos.

O boom dos anos 90

Apesar de muitos terem achado que a empresa não ia sobreviver a morte do seu fundador em 1988, a companhia conseguiu superar todos os desafios em sua história.

Especialmente a partir dos anos 1990, a Ferrari viu um boom não somente nas vendas mas também no seu prestígio e se tornou uma das marcas mais exclusivas do mundo.

Para os Ferraristi, como são chamados os fãs da marca, ela continua sendo um mito, uma paixão e um fascínio inigualável. E como poderia ser diferente com os designs elegantes dos seus carros?

A seguir vamos dar uma olhada em alguns dos modelos mais icônicos da sua história.

Os modelos mais icônicos

Ferrari 250

Os diversos modelos da Ferrari 250 foram produzidos entre os anos 1952 – 1964. Esse modelo talvez seja o carro mais importante da história da empresa.

A versão GT Coupé do 250 foi o primeiro modelo da marca que foi produzido industrialmente. O carro foi desenvolvido tanto para participar em corridas quanto para o uso em estradas comuns.

Assim, os seus donos podiam dirigi-lo até a pista de corrida, participar da corrida e retornar à casa com o mesmo carro. 

Hoje em dia, as Ferraris 250 são os modelos mais cobiçadas pelos colecionadores. Em 2015, por exemplo, uma Ferrari 250 GT Berlinetta Competizione ‘Tour de France’ de 1956 foi leiloada por 13,2 milhões de dólares.

Ferrari F40

A Ferrari F40 foi o último modelo que foi supervisionado pelo próprio fundador. O desenvolvimento desse modelo começou em 1986, tendo em vista o aniversário de 40 anos da empresa no ano seguinte. Por isso o nome F40.

A F40 é um carro superesportivo. Apesar de ter sido baseada em carros de competição, a F40 foi produzida como um carro exclusivamente comercial. Na época, o carro chegou a ser o carro comercial mais veloz do mundo, atingindo uma velocidade de 324 km/h.

A princípio, a produção foi limitada a 450 unidades, que foram vendidas a celebridades e clientes especiais. Mas, por causa do grande interesse, no total se produziu 1315 unidades.

O próximo modelo superesportivo, a Ferrari F50, foi lançado, todavia, somente em 1996, para o aniversário de 50 anos da empresa.

Ferrari Enzo Ferrari

A Ferrari Enzo Ferrari foi produzida entre os anos 2002 e 2004. 

Esse modelo, que leva o nome do fundador, era a Ferrari mais rápida da história da empresa na época. O motor é um V12 e tem a potência de 660 cavalos.

A venda foi limitada exclusivamente a clientes com um longo relacionamento com a empresa, que foram convidados por escrito. Por isso, foram produzidas somente 399 unidades no total, vendidas a um preço-base de 662.000 euros.

Contudo, em 2005 a empresa decidiu produzir mais uma unidade do modelo Enzo Ferrari. Esse modelo foi entregue como presente ao Papa João Paulo II., que pediu que o carro fosse leiloado. A Ferrari do Papa foi leiloada pela Sotheby’s por um valor de 1,055,000 euros e o valor foi doado aos sobreviventes do Tsunami de 2004.

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