Provavelmente você já ouviu falar do ETIAS. Pouco tempo atrás, se ouviu falar pela primeira vez sobre um cadastro necessário para se entrar na Europa. Ele seria destinado àqueles cidadãos que não são de um país do Espaço Schengen. Muitos falaram no fim da viagem sem visto à Europa – mas não é bem assim. 

Vamos dar uma olhada detalhada sobre o que é esse tal de ETIAS, para que ele serve e quando e como você deve pedi-lo.

O que é o ETIAS?

O Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem, ou simplesmente ETIAS (sigla em inglês para European Travel Information and Authorization System), é um projeto que foi criado pela Comissão Europeia. 

Devido ao aumento recente de terrorismo e à crise migratória no continente, viu-se a necessidade de entender melhor o fluxo de pessoas que entram no Espaço Schengen, para aumentar a segurança do bloco. Assim, nasceu o ETIAS. 

Esse sistema coletará dados sobre todas aquelas pessoas que hoje podem entrar sem visto no Espaço Schengen. O cadastro valerá a partir do fim de 2022 e com ele, você poderá entrar em todos os países do bloco.

Quem tem que pedir o ETIAS?

Hoje, 62 países no mundo podem entrar no Espaço Schengen sem necessidade de visto. Entre eles, por exemplo, o Brasil. Viajantes desses países, porém, terão que pedir o ETIAS para entrar no Espaço Schengen a partir do fim de 2022. O ETIAS terá que ser solicitado antes de embarcar em viagem.

Assim, a comunidade europeia poderá coletar os dados do solicitante e avaliar se a sua presença apresenta algum risco à segurança do bloco antes mesmo de sua chegada.  

Como posso pedi-lo?

O processo para se cadastrar no ETIAS é totalmente online e deve demorar em torno de 20 minutos. Basta cadastrar alguns dados, tais como seu nome e sobrenome, data, local e país de nascimento, endereço, endereço de e-mail, telefone de contato e o país pelo qual você vai entrar no Espaço Schengen, assim como aqueles que pretende visitar. 

Além disso, você também deverá responder algumas perguntas sobre saúde e segurança. Por fim, deve-se pagar uma taxa de 7 (sete) Euros pelo processamento. Para pessoas menores de idade, é o responsável legal quem deve pedir o ETIAS.

Depois que você submeter os dados, o sistema automaticamente analisará o seu cadastro. Se não tiver nenhum impedimento e nenhuma razão para uma análise mais profunda, a autorização de viagem será emitida. Esse processo levará somente alguns minutos. 

O ETIAS é válido por um período de 3 anos ou até o vencimento do seu passaporte. Durante esse período, ele pode ser usado para múltiplas entradas no Espaço Schengen.

Relembramos aqui, que pessoas extracomunitárias (de países de fora do Schengen) podem permanecer sem visto por no máximo 90 dias a cada semestre no Espaço Schengen.

Quais países eu posso visitar com o ETIAS?

Veja na seguinte tabela quais países você pode viajar com o ETIAS:

Vale ressaltar aqui que o ETIAS é um documento que assinala às autoridades que, baseado no seu cadastro, você não é nenhuma ameaça à segurança da comunidade europeia. Contudo, o poder de decisão final sobre a sua entrada continua nas mãos do agente de imigração.   

Gostou? Então compartilhe nas redes sociais!