Como em qualquer outro país do mundo, também precisa-se de diversos documentos na vida cotidiana italiana. Em seguida montamos um resumo prático que contém todos os documentos italianos que são essenciais para você conseguir se estabelecer rapidamente na Itália.

Codice Fiscale

O codice fiscale é provavelmente o documento mais importante desta lista. Sem ele, pouco funciona na Itália. Assim, ele deve ser o primeiro documento a ser solicitado quando uma pessoa se muda para a Itália. 

O codice fiscale nada mais é que o número de inscrição no fisco italiano. Em outras palavras, é o CPF da Itália. Ele pode ser solicitado fora da Itália nos consulados ou na Agenzia delle Entrate na Itália mesmo. 

Leia o nosso artigo Codice Fiscale – O CPF italiano para encontrar todos os detalhes sobre ele.

Permesso di Soggiorno

O permesso di soggiorno é o documento que comprova que o estrangeiro extracomunitário, ou seja, de fora da União Europeia, está morando legalmente na Itália. Se você for cidadão italiano ou estiver na Itália para pedir sua cidadania, não precisará deste documento.

Ele é a versão italiana do RNE (Registro Nacional de Estrangeiros) brasileiro. Quem for morar com um visto (seja de estudante, de trabalho etc) na Itália, deve pedir o permesso di soggiorno em uma delegacia (commissariato) da Polizia di Stato.

Depois de ter obtido o permesso di soggiorno, a carta d’identità pode ser solicitada. 

Todas as informações detalhadas podem ser encontradas no nosso artigo Permesso di Soggiorno – Tudo o que você precisa saber.

Carta d’Identità

Documentos italianos

A carta d’identità é o documento de identidade italiano. Podemos compará-la com o RG brasileiro. Embora existam dois tipos, a carta d’identità de papel e a carta d’identità elettronica (CIE), a versão em papel está caindo em desuso. Praticamente todos os municípios na Itália já emitem a CIE. 

Ela contém todos os dados pessoais do residente italiano (pode ser cidadão ou estrangeiro) e não serve somente como documento de identidade na Itália, mas é também válida em toda União Europeia. Assim, ela pode ser usada como documento de viagem dentro do bloco europeu, mas apenas para cidadãos italianos. Estrangeiros residentes ainda precisam do passaporte para ir a outro país, mesmo dentro do bloco.

No nosso artigo Carta d’Identità – O que é e quem tem direito você encontra mais informações sobre a carta d’identità.

Tessera Sanitaria

Documentos italianos

A tessera sanitaria é a carteirinha que dá acesso à saúde pública italiana. Ela é necessária não somente para consultas e exames mas também para retirar remédios na farmácia. 

Toda pessoa que mora legalmente na Itália tem direito a ela. Ela pode ser requerida nos pontos da ASL ou na Agenzia delle Entrate. Assim que ela for solicitada, já será emitida uma prévia em papel, com a qual a pessoa já pode usar os serviços médicos.

Para obter mais informações sobre a tessera sanitaria e o passo a passo de como pedi-la, leia o nosso artigo Tessera Sanitaria – O que é e por que devo fazê-la.

Pronto! Agora você já sabe de quais documentos italianos você precisa para começar a sua vida na Itália!

Gostou? Então compartilhe nas redes sociais!