Filmes são uma viagem, nos transportam a outras realidades. Entramos na vida dos personagens e conhecemos de perto seus sentimentos e aflições. O cinema italiano é famoso por tocar nossos corações e nos envolver com suas histórias.

Os filmes dos quais trataremos aqui vão além disso, eles nos levam a conhecer um pouco da Itália, viajarmos através das paisagens, cidades, obras arquitetônicas e monumentos que fazem o país do “velho mundo” único.

Aqui vão as nossas dicas de filmes ambientados na Itália, excelentes obras do cinema italiano (e internacional) que te levarão em um tour sem sair do sofá, mas que atiçarão a vontade de conhecer de perto!


Benvenuti al Sud – 2010 – 1h42m – comédia

Alberto Colombo, um funcionário dos correios, espera sua transferência tão esperada para trabalhar em Milão.

Quando a transferência é frustrada, ele tenta um plano mirabolante que não dá certo e como “punição” é enviado a uma agência no sul da Itália, onde conhecerá colegas que farão com que perca seus preconceitos contra as pessoas e cultura sulista.

O que mostra da Itália:

Esse filme mostra o principal ponto turístico de Milão, a Piazza del Duomo, mas o destaque fica com as cenas da cidade de Castellabate, no sul da Itália. Construções antigas, ruas bucólicas e cores que se destacam sob o sol sulista fazem a atmosfera do filme.

Além das belas cenas italianas, o filme mostra os preconceitos que existem dentro do próprio país, a imagem estereotipada que o norte tem do sul, mas tudo com um tom cômico.

Além disso, é interessante ver costumes típicos da região da Campânia.

Esse filme é um remake do francês Bienvenue chez les Ch’tis e é igualmente hilário.



Benvenuti al Nord – 2012 – 1h50m – comédia

Nessa sequência de Benvenuti al Sul, Alberto Colombo está trabalhando nos correios em Milão.

Seu amigo do sul, Mattia, em uma tentativa de impressionar sua mulher, que o culpa de falta de ambição, pede uma transferência ao norte (ele só estava blefando) e acaba sendo transferido de verdade à Milão.

Lá ele se reencontrará com Alberto e as situações mais inusitadas se passarão.

O que mostra da Itália:

O filme mostra como é a vida em uma grande cidade italiana, a correria, a busca por eficiência, como em toda metrópole do mundo. Além disso, ele aborda a visão estereotipada que os italianos do sul têm do norte.

Milão é o cenário principal da trama e os costumes dessa parte do país são aí retratados.



Sob o Sol da Toscana (Under the Tuscan Sun) – 2003 – 1h53m – comédia/romance/drama

Após o divórcio, Frances, uma escritora estadunidense, aceita ir no lugar de uma amiga em uma viagem de turismo à Itália. Durante a excursão, ela vê um casarão antigo na Toscana e em um impulso decide comprá-lo.

Frances se empenhará na reforma da nova casa, conhecerá curiosos personagens e redescobrirá seus sentimentos.

O que mostra da Itália:

Apesar de ser hollywoodiano e não do cinema italiano, o filme mostra lindíssimas e estonteantes paisagens toscanas.

Construções centenárias, paisagens rurais e cidades antigas fazem surgir a vontade de pegar o primeiro avião para conhecer a idílica Toscana.



A Princesa e o Plebeu (Roman Holiday) – 1953 – 1h58m – comédia/romance

Uma princesa decide escapar da embaixada de seu país em Roma para, incógnita, conhecer a cidade livremente e se divertir. Ela acaba conhecendo um jornalista, que descobre quem ela é, e fingindo não saber, tenta conseguir um furo de reportagem.

O clássico filme com Audrey Hepburn e Gregory Peck é um “must see” para a vida.

O que mostra da Itália:

O fato de ser um filme dos anos 50 não interfere em nada nessa obra. Os mais famosos pontos turísticos da “cidade eterna” são mostrados, como o Coliseu, a Bocca della Verità e Piazza di Spagna.

A mesma atmosfera romântica retratada em “A princesa e o plebeu” continua viva em Roma nos dias de hoje.



Para Roma com Amor (To Rome with Love) – 2012 – 1h52m – comédia/romance

Este filme de Woody Allen se desenvolve em quatro histórias independentes, todas ambientadas em Roma.

Algumas histórias contêm elementos fantásticos ou de puro absurdo, fazendo a experiência romana mais interessante.

Atores famosos como o próprio Woody Allen, Roberto Benigni, Penélope Cruz e Alec Baldwin dão vida aos personagens.

Ainda que não seja do cinema italiano, esse filme de Hollywood é uma carta de amor à Roma.

O que mostra da Itália:

Roma é palco para este filme, sendo a cidade, a estrela. Belas cenas com paisagens da capital italiana despertam a vontade de conhecê-la.



Cartas para Julieta (Letters to Juliet) – 2010 – 1h45m – romance

Sophie viaja com seu noivo à Verona e conhece um grupo de voluntárias que respondem a cartas com pedidos de conselhos amorosos a Julieta. Enquanto reponde às cartas, Sophie encontra uma escrita há 50 anos e ajudará sua escritora a encontrar seu antigo amor.

O que mostra da Itália:

O filme traz belíssimas paisagens italianas, principalmente da cidade de Verona, onde se encontra o famoso balcão de Julieta (personagem de William Shakespeare).



Uma Janela para o Amor (A Room with a View) – 1985 – 1h57m – drama/romance

No início do século XX, Lucy, uma jovem inglesa, viaja com sua dama de companhia à Itália, onde conhece George, por quem se inesperadamente se apaixona.

Ao retornar à Inglaterra enfrentará dúvidas se deve se casar com seu noivo Cecil, um aristocrata inglês, ou se deve perseguir seu amor pelo jovem de espírito livre que conheceu em Florença.

O que mostra da Itália:

Estonteantes paisagens campestres da Toscana e tomadas de tirar o fôlego de Florença fazem desse filme de época uma viagem atemporal.


Só Você (Only You) – 1994 – 1h55m – romance/comédia

Faith, uma noiva prestes a se casar, descobre que seu noivo é amigo de Damon Bradley, nome que apareceu como sendo o de seu verdadeiro amor durante uma brincadeira de tábua Ouija quando ainda era criança.

Acreditando que era o destino, surpreendentemente, Faith parte para a Itália, onde Damon se encontrava, para procurar quem seria seu predestinado.

O que mostra da Itália:

Essa comédia romântica nos leva a um verdadeiro tour pela Itália. O filme é ambientado em Roma, Veneza e áreas da Toscana, além de mostrar a encantadora Costa Amalfitana e Positano.


Pane e Tulipani (Pão e Tulipas) – 2000 – 1h52m – comédia/romance

Rosalba, uma dona de casa de Pescara, sai em uma excursão com sua família.

Ao ser “esquecida” em uma parada, ela pega uma carona e vai parar em Veneza.

Lá, Rosalba acaba fazendo uma nova vida, faz amizades, consegue um emprego em uma floricultura e quem sabe, terá encontrado um novo amor.

Apesar do apelo do marido, Rosalba não sente vontade de voltar aos problemas que deixou em casa.

O que mostra da Itália:

É na bela Veneza onde a história se passa. Através dos personagens, podemos ver as ruas, construções antigas e os canais que todo ano atraem milhares de turistas em busca de viver momentos inesquecíveis naquela cidade de sonhos.


Podemos ver com essa lista que não apenas o cinema italiano é apaixonado pela bela Itália. Cineastas de todo o mundo escolhem ambientar suas obras no Bel Paese e nos presenteiam com belas histórias que se passam em lugares belíssimos e nos encantam.

Gostou? Então compartilhe nas redes sociais!