Os vinhos da Ligúria têm suas particularidades.

As vinhas ficam expostas à brisa marítima, dando origem a vinhos com uma salinidade natural e especial, pouco vista em vinhos de outras localidades.

A colheita das uvas é feita manualmente – mesmo porque o relevo não permite que seja feita de outro jeito – e o transporte é feito nas costas dos colhedores na maioria das vezes.

Devido às condições, pequenas quantidades de vinho são feitas (comparando-se com outros territórios), garantindo a originalidade no cenário vitivinícola italiano.

O clima mediterrâneo da região, que alterna invernos bastante amenos com verões frescos, permite (também graças aos ventos do mar), um amadurecimento perfeito das uvas.

Já no interior da região, existe um clima continental caracterizado por fortes variações de temperatura entre o dia e a noite, ideal para conferir aroma às uvas.

Quanto ao território, ao longo da costa oeste da Ligúria (Ponente), as vinhas são cultivadas em solos calcários que liberam componentes minerais, enquanto na parte oriental (Levante), cujo solo é constituído por solos argilosos, os vinhos adquirem estrutura e maciez.

A produção predominante é de variedades de uvas brancas, cerca de 65%, sendo a mais importante a Vermentino.

Já os vinhos tintos são produzidos, principalmente, a partir de uvas Rossese, Ormeasco (Dolcetto), Barbera e Ciliegiolo.

Principais variedades de uvas viníferas da Ligúria

Uvas Brancas

Vermentino: é uma variedade cultivada em todas as regiões vinícolas da Ligúria. A Vermentino da Ligúria, que compõe vinhos DOC, mesmo que em porcentagens, produz vinhos frescos e ácidos, caracterizados por um aroma mineral (especialmente no Ponente) e florais ou frutados (no Levante).

Pigato: é a variedade de uva branca autóctone (nativa) mais famosa da Ligúria. Ela é cultivada na Riviera di Ponente, que produz vinhos frescos com boa estrutura e um agradável aroma de ervas aromáticas e minerais.

Bianchetta Genovese: outro tipo de uva autóctone cultivada na província de Genova e no Golfo de Tigullio, que caracteriza os vinhos brancos do Val Polcevera. Os vinhos são frescos, ácidos, frutados e pouco encorpados.

Bosco: cultivada no Levante da Ligúria, ela entra na composição dos vinhos DOC Cinque Terre e Cinque Terre Sciachetrà.

Albarola: também cultivada no Levante, faz composição com Bosco nos vinhos DOC Cinque Terre e Cinque Terre Sciachetrà.

Lumassina: também conhecida como Mataòssu, é outra variedade de uva branca nativa com uma difusão territorial muito limitada. O vinho produzido com essa uva apresenta uma cor amarelo palha claro. No nariz expressa delicados aromas florais e frutados, com notas de ervas selvagens.

O sabor é leve, fresco e saboroso. Devido a sua boa acidez, também é adequada para vinhos espumantes com o método Martinotti ou o método Clássico.

Curiosidade:

O nome Lumassina, na língua da Ligúria, significa caracol. Isso se deve ao fato de que, segundo a tradição local, o vinho obtido com essas uvas devia ser bebido acompanhado de um prato de caracóis, iguaria regional até nos dias de hoje.

Moscato: cultivada no Golfo de Tigullio, essa uva compõe o vinho DOC Golfo del Tigullio Moscato. Vinho de cor amarelo palha bastante profundo, aroma amplo, delicado, persistente e frutado com notas de limoncello e ligeiras notas de flor de laranjeira. O sabor é seco, levemente saboroso, leve e harmonioso.

Rollo: casta de uva branca típica da Riviera di Ponente. Muito resistente, dá um vinho robusto, de cor palha clara, seco e perfumado. Sua produção é empregada para fazer vinho de corte, ou seja, para mesclar com outras uvas.

Uvas tintas

Rossese: uva cultivada em Dolceacqua e na Riviera di Ponente. Essa variedade dá origem a um vinho tinto de corpo médio com aromas de frutas e especiarias.

Ormeasco: é um clone do Dolcetto piemontês e é cultivada na mesma área que o Rossese.

Granaccia, cultivada nas áreas de Quiliano e de Savona, ela é um clone de Alicante e Grenache Noir, bem como de Cannonau da Sardenha. Com ela, se produz o IGT Colline Savonesi.

Ciliegiolo: essa uva que ganhou esse nome por se assemelhar a uma cereja, dá origem a vinhos tintos com coloração rubi e estrias roxas. O teor alcoólico é moderado, com aromas agradáveis ​​frutados e florais e um paladar estruturado e encorpado. O tanino quase nunca é incisivo ou intrusivo.

Sangiovese: na boca, o vinho Sangiovese é envolvente e encorpado, com uma acidez marcada e uma importante estrutura tânica, que se for verde pode ser adstringente (amarra a boca). A Sangiovese é a cepa de uva mais produzida em toda Itália. Ela é muito antiga, acredita-se, inclusive, que já era cultivada pelos etruscos.

Barbera: utilizada exclusivamente para fazer vinhos, a Barbera apresenta excelentes propriedades tanto quando trabalhada sozinha como quando combinada com outras uvas.

Se só, o vinho apresenta uma coloração vermelho rubi e é rico em aromas com notas de fruta vermelha, vegetação rasteira e especiarias, enquanto na boca revela um sabor seco e austero, com uma acidez evidente.

Vermentino a bacca rossa: da vinificação das uvas Vermentino Nero obtém-se um vinho tinto rubi, perfumado e frutado no nariz, com paladar medianamente estruturado e persistência discreta, como o Colli di Luni Rosso DOC.

Regiões Vinícolas da Ligúria

Riviera di Levante: a leste do estado, na região chamada de Riviera di Levante, se encontra a região vinícola chamada de Colli di Luni. Essa área se estende até Massa Carrara, na Toscana.

Ali são cultivadas uvas Vermentino, que compõem o vinho Colli di Luni Bianco e o Trebbiano Toscaco, vinho ao qual outras uvas brancas também são adicionadas.

Já o vinho Colli di Luni Rosso é produzido com uvas Sangiovese, Canaiolo Nero, Ciliegiolo, Pollera Nera e Cabernet Sauvignon.

Cinque Terre: a bela região de Cinque Terre, na província de La Spezia, além de paisagens fantásticas oferece vinhos únicos, de vinhas plantadas nas encostas íngremes que descem até o mar.

Os vinhos de Cinque Terre são produzidos com uvas Bosco, Albarola e Vermentino, que dão origem a vinhos brancos e secos, como o raro Sciacchetrà passito, produzido com uvas brancas e maduras, que são deixadas para secar em áreas arejadas.

Val Polcevera e Tigullio: essas áreas localizadas mais a oeste do estado têm o selo DOC (leia aqui nosso artigo sobre selos de qualidade italiana) e produzem vinhos com uvas Bianchetta Genovese, como são conhecidas localmente a Albarola.

Riviera di Ponente: diferente do resto do estado, a grande estrela dessa região são os vinhos tintos, produzidos com vinhas Rossese, Ormeasco (Dolcetto) e Ciliegiolo.

Com a Rossese são produzidos os vinhos de Dolceacqua DOC, vinho frutado com taninos leves e cor leve e suave.

As vinhas Ormeasco dão origem ao Pornassio DOC.

Já os vinhos brancos Riviera di Ponente DOC são produzidos com vinhas Vermentino e Pigato, principalmente nas áreas entre as províncias de Imperia e Savona.

Vinibuoni d’Italia

O guia Vinibuoni d’Italia é um guia dedicado aos vinhos produzidos a partir de vinhas nativas italianas. Ele tem o objetivo de valorizar as vinhas locais e o território, premiando os melhores vinhos e focando na qualidade e no preço.

A edição 2021 desse guia já saiu com a seleção dos melhores vinhos italianos, classificados de acordo com o estado italiano onde foi produzido. Aqui listaremos os melhores vinhos da Ligúria, premiados com os selos “La Corona” e “Golden Star”.

Os melhores vinhos da Ligúria, segundo o Vinibuoni d’Italia, estão listados em ordem alfabética:

Prêmio La Corona 2021

Vinícola: Agricoltura di Riomaggiore

Vinho: Cinque Terre Doc Vigne Alte 2019


Vinícola: Arrigoni

Vinho: Cinque Terre Sciacchetrà Doc Riserva Traimonti 2015


Vinícola: Bruna

Vinho: Riviera Ligure di Ponente Doc Pigato U Baccan 2018


Vinícola: Cantine Lunae

Vinho: Colli di Luni Doc Vermentino Numero Chiuso 2016


Vinícola: Cheo

Vinho: Cinque Terre Doc Perciò 2019


Vinícola: Fontanacota

Vinho: Riviera Ligure di Ponente Doc Pigato 2019


Vinícola: Ka*Mancinè

Vinho: Rossese di Dolceacqua Doc Galeae 2019


Vinícola: La Baia del Sole – Federici

Vinho: Colli di Luni Doc Vermentino Sarticola 2019


Vinícola: Poggio dei Gorleri

Vinho: Riviera Ligure di Ponente Doc Pigato Arveglio 2019


Vinícola: Tenuta Maffone

Vinho: Riviera Ligure di Ponente Doc Pigato Superiore Giuanò 2018


Vinícola: Terre Bianche

Vinho: Rossese di Dolceacqua Doc 2019


Prêmio Golden Star 2021

Vinícola: Maria Donata Bianchi

Vinho: Riviera Ligure di Ponente Doc Vermentino 2019


Vinícola: Ottaviano Lambruschi

Vinho: Colli di Luni Doc Vermentino Il Maggiore 2019


Você que gosta de um bom vinho, agora pode escolher os vinhos lígures com as características que mais lhe agradam e experimentar esses fantásticos vinhos da região!

Gostou? Então compartilhe nas redes sociais!