A divisão de região, estado e cidade na Itália é semelhante à do Brasil, mas ela possui nomes diferentes, como se era de esperar.

O país se divide, na maioria das vezes, entre três Aree Geografiche ou repartições geográficas. São elas:

  • Nord (norte) que compreende outras duas subdivisões, o Nord-Ovest (noroeste) e o Nord-Est (nordeste);
  • Centro;
  • Mezzogiorno, que compreende a Italia Meridionale (Itália meridional) ou Sud Italia (sul da Itália) e a Italia Insulare, as ilhas pertencentes à Itália.

A repartição Nord-Ovest compreende as Regioni (que no Brasil seriam como os estados) de Liguria, Lombardia, Piemonte e Valle d’Aosta; ao passo que a repartição Nord-Est engloba as Regioni de Emilia-Romagna, Friuli-Venezia Giulia, Trentino-Alto Adige e Veneto.

A repartição Centro engloba as Regioni de Lazio, Marche, Toscana e Umbria.

E, por fim, a repartição Mezzogiorno é composta pelas Regioni do Sud Italia, que são Abruzzo, Basilicata, Calabria, Campania, Molise e Puglia; e pela Italia Insulare, ou seja, as ilhas da Sicilia e Sardegna.

Comparando com o Brasil

Bom, cada uma dessas Regioni, que comparando com o Brasil seriam os estados, são divididas em sub-regiões, chamadas de Provincia.

Pode até parecer um pouco complicado, mas fazendo um paralelo com o Brasil, fica fácil compreender.

Imagine que você more na cidade de São Paulo. Sua Area Geografica seria Sudeste, sua Regione seria o estado de São Paulo, sua Provincia seria a Região Metropolitana de São Paulo e sua Città seria São Paulo!

As Province são como micro-regiões dentro de um estado e, com pouquíssimas exceções, a Provincia leva o nome da sua cidade mais importante, ou seja, sua “capital” ou Capoluogo.

As Province italianas são, por sua vez, divididas em Comune (cidades).

Tá meio complicado? Então vamos fazer um esqueminha para descomplicar!

Vamos comparar a maior cidade do Brasil com a maior cidade da Itália e como elas se classificam de acordo com a região onde se situam, assim fica mais fácil de visualizar.

Aqui vai a nosso gráfico descomplicador de equivalência!

Pequeno dicionário “descomplicador”

Area Geografica ou Ripartizione Geografica – essas são as maiores divisões dentro da Itália. Assim como no Brasil temos norte, nordeste, centro-oeste etc., na Itália existe o Nord, Centro e o Mezzogiorno (que seria o sul e as ilhas).

RegioneRegione na Itália é o que chamamos de estados no Brasil. A Itália possui 20 Regioni.

ProvinciaProvincia é uma região menor dentro de uma Regione (ou estado, no Brasil). É como, por exemplo, a Baixada Fluminense dentro do Rio de Janeiro ou a Grande São Paulo, dentro do estado de São Paulo.

Capoluogo di Provincia – é como se fosse a capital de uma região menor. A capital de uma Provincia. Por exemplo, a Grande São Paulo possui várias cidades, mas o “capoluogo” dessa região é a cidade de São Paulo.

Comune – não vou entrar em detalhes técnicos, mas resumindo aqui bastante, Comune “seria” algo parecido com o que se chama de Città ou cidade. Existem os dois termos, Comune e Città. A palavra città se usa mais para a área urbana, assim como o termo Comune se usa para a área administrativa de uma cidade. De qualquer modo, se usa mais Comune quando se fala de cidade.

Bônus

Paese – além de significar o equivalente à palavra país, também se usa essa palavra para se referir à um lugarejo, uma cidadezinha pequena e rural. Também se usa a palavra Paesino, quando é um lugar pequenininho.

Borgo – são cidadezinhas que se originaram há diversos séculos e continuam povoadas. Muitas têm origem medieval ou são até mais antigas. Se caracterizam pelas construções antigas de pedra, ruas estreitas e pitorescas. Geralmente são cidades lindas e cheias de história!

Triora é considerada um dos Borghi più belli di Italia ou um dos “borgos” mais belos da Itália. Conheça mais sobre essa cidade fascinante no nosso artigo, clicando aqui!


Agora quando você ouvir falar de Provincia, Comune, Regione, não precisará mais ficar confuso(a) sobre o significado de cada coisa!

Gostou? Então compartilhe nas redes sociais!