Uma das coisas essenciais para se viver na Itália é, obviamente, falar a língua italiana. Isso pode não parecer tão óbvio para alguns, que pensarão que poderão se comunicar em inglês, mas a verdade é que maioria dos italianos não fala o idioma.

Para lidar com órgãos públicos, alugar uma casa, encontrar trabalho, enfim, para tudo, a comunicação deve ser feita em italiano.

Por isso, é recomendado que ao chegar na Itália, a pessoa fale pelo menos o básico de italiano e que siga estudando a língua na Itália.

Cursos de idiomas podem ser muito caros (ainda mais em euros!), podendo custar de centenas a milhares de euros, mas existe uma alternativa muito interessante, oferecida pelo governo italiano. É possível estudar italiano de graça!

O CPIA

O Centro Provinciale per l’Istruzione degli Adulti (CPIA) é uma escola pública que oferece a pessoas de mais de 16 anos a oportunidade de aprender a língua italiana.

As classes são separadas por níveis, desde os mais básicos, para quem não fala nada do idioma, a níveis mais avançados, para quem já tem algum conhecimento. Ao concluir, pode-se optar por fazer um teste para obter um certificado.

Esses centros estão presentes por todo o território italiano. Ainda que não estejam presentes em algumas cidades pequenas, o interessado poderá procurar o CPIA da cidade mais próxima.

Os cursos oferecidos são gratuitos ou, em alguns casos, deve-se pagar apenas uma simbólica taxa anual. Assim, você poderá estudar italiano de graça.

Para ingressar no CPIA, deve-se procurar o centro da cidade onde mora (ou o mais próximo) e fazer a inscrição na qual será requisitado o endereço (italiano), documento de identidade (carta d’identità, permesso di soggiorno, passaporte…) e codice fiscale. Depois da inscrição, será feito um teste de nível para identificar qual classe será a mais apropriada.

Lembrando que esses cursos só são oferecidos para pessoas residentes na Itália. Deve-se ter residência fixa no país, mas não há necessidade de ser cidadão italiano; mesmo porque esse tipo de curso é oferecido para estrangeiros que não falam ou não falam bem o idioma.

Além de italiano para estrangeiros, o CPIA pode oferecer cursos de outros idiomas e educação para adultos, como o supletivo no Brasil.

Ainda há centros que possuem cursos técnicos e de capacitação. As ofertas e disponibilidade variam de cidade para cidade.

Os centros são uma grande oportunidade para aperfeiçoar o italiano (ou aprender), além de ser uma chance para conhecer novas pessoas, das mais diversas culturas.

Gostou? Então compartilhe nas redes sociais!