É possível recriar nossa comida brasileira na Itália. Descubra como e onde encontrar os ingredientes!

Que a culinária italiana é fantástica não é segredo para ninguém. Mas a comida brasileira também não fica atrás.

Você sabia que muitos produtos que consumimos diariamente no Brasil não são encontrados na Itália, ou pelo menos não facilmente?

Até o arroz com feijão e bife de cada dia da mesa de muitos brasileiros, algo tão trivial, é difícil de ser recriado na Itália.

Mas não tem arroz, feijão e bife na Itália? Tem sim, mas o arroz é diferente, o feijão é diferente e até os cortes de carne não são os mesmos. 

Uma farofinha então, é artigo de luxo e só para quem procura mesmo!

Então como se faz para comer uma comida brasileira na Itália?

Calma, não é o fim do mundo! É possível sim matar a saudade da comidinha brasileira na Itália com dicas e truques que aprendemos com o passar do tempo e a saudade de casa!

Confira como encontrar ingredientes e comidas brasileiras lá do outro lado do oceano, Lá na Itália!

Arroz

Os tipos de arroz na Itália não são poucos. Nas prateleiras dos supermercados nós encontramos infinitas variedades como Arborio, Nero, Ribe, Carnarole, Baldo, Ermes e Vialone Nano.

Pessoalmente, nós comemos o Parboiled, que é o mesmo parboilizado que já comíamos no Brasil.

Mas e o Agulhinha, o arroz típico brasileiro? Bom, esse não tem, mas para quem quiser algo parecido, pode usar o Basmati.

O Basmati é um arroz de grão fino e longo, muito usado na culinária indiana e que fazendo “à brasileira”, ou seja, refogado, dá pra ficar soltinho e saboroso, semelhante ao que comemos no dia a dia no Brasil!

Feijão

Feijão não é algo muito comum na culinária italiana, ainda mais o tipo de feijão que comemos. Na Itália se usa feijão, principalmente, em saladas e sopas.

O modo que preparamos e como comemos é só nosso mesmo, por isso, devemos adaptar os ingredientes locais às nossas receitas nativas.

Borlotti é o nome do feijão mais comumente encontrado nos supermercados italianos. Ele é um tipo de feijão carioca, só que maior.

O curioso é como ele é vendido. Além de podermos encontrá-lo em pacotes, como no Brasil, ainda podemos comprá-lo enlatado (também tem no Brasil, mas não é tão comum quanto na Itália) e pré-cozido e congelado.

Pela praticidade, nós costumamos comprar feijão Borlotti enlatado (uma mão na roda por já ser cozido!). Aí tiramos o líquido de conserva dele, o lavamos e cozinhamos com um pouco de água, sal, alho e, às vezes, um pouco de bacon. Assim, ele cria caldo, pega o sabor dos temperos, fica pronto em pouquíssimos minutos e com o gostinho de casa.

O feijão carioca mesmo também tem na Itália, ele se chama Fagiolo Pinto, mas não se encontra em qualquer lugar, como o Borlotti. 

Feijão preto (Fagiolo Nero, em italiano) também se encontra, mas é considerado mais “exótico”.

Dica:

Se você for fã de feijão fradinho, não precisará ficar apenas na saudade quando estiver na Itália.

A rede de supermercados Lidl possui uma marca própria chamada Sol & Mar, especializada na culinária ibérica (Portugal e Espanha), e entre os produtos oferecidos está o feijão fradinho. Ele já vem cozido em frascos de vidro.

Carne bovina

Enquanto no Brasil nós temos cortes como alcatra, fraldinha e patinho, na Itália, os cortes possuem outros nomes. Claro, seria meio difícil encontrá-los com nomes em português, certo?

Aqui vai uma listinha de equivalência dos cortes no Brasil e na Itália.

Além desses cortes, existem os próprios da Itália. Para saber mais sobre cortes de carne e churrasco na Itália, clique aqui no nosso artigo dedicado exclusivamente a esse assunto!


Legumes e Frutas

A variedade de legumes e frutas, principalmente de frutas, no Brasil, é algo impressionante.

Mesmo nós brasileiros, se somos de uma região, provavelmente não conheceremos as frutas nativas de um outro local dentro do próprio Brasil. A riqueza de variedade e diversidade no nosso país é algo raramente visto em outros locais do mundo.

Certamente voce não encontrará na Itália, pelo menos não com facilidade, frutas como cajá, graviola, jabuticaba, cajú ou mesmo uma simples goiaba. Eu nunca encontrei.

Porém, outras frutas, muito comuns no Brasil, como abacaxi, manga, limão e mamão, são encontradas com relativa facilidade, mas como são frutas importadas, são caras. Só o abacaxi que costuma ser mais acessível. Provavelmente você nunca deve ter pensado nessas frutas como exóticas, já que são tão comuns para nós!

Quanto aos legumes, verduras e tubérculos, a maioria que encontramos no Brasil também encontramos na Itália.

A batata doce, amada por muitos brasileiros, é algo mais difícil de se encontrar. A variedade vendida na Itália possui casca rosa, mas seu interior é laranja e é muito saborosa. Supermercados da rede Lidl e MD costumam ter batata doce em suas prateleiras com frequência.

Todavia, outros tubérculos como outras variedades de batata doce e inhame, você pode encontrá-los em mercearias chamadas “alimentari”, geralmente comandadas por imigrantes. Nesses comércios, são vendidos alimentos chamado “étnicos” e entre eles estão os já citados anteriormente e outros, como quiabo.

Dica Bonus

Os Alimentari

Como citado anteriormente, esse tipo de comérico é, geralmente, comandado por pessoas vindas de outras partes do mundo. Os do tipo quitanda vendem legumes, frutas e alguns alimentos importados de vários cantos do planeta (geralmente dos locais de onde provém o dono do comércio e dos locais de onde vem a maioria dos imigrantes daquela região específica).

Os alimentari do tipo mini mercado vendem produtos industrializados e congelados, como um mercadinho comum mesmo. A diferença é que lá você encontra nas prateleiras produtos que não são encontrados nos grandes supermercados italianos.


Aproveite e leia aqui mais sobre supermercados italianos!


Se você estiver com vontade de comer pão de queijo, encontrará nesses mercadinhos polvilho doce, polvilho azedo, pó para preparo de pão de queijo. Se você quiser comer farofa, poderá comprar aí farinha de mandioca, farofa pronta.

Isso e mais uma infinidade de outros alimentos.

Os alimentari são a alegria de quem vem de fora e está saudoso da comida de casa!

Outra dica para quem quer comer comida brasileira na Itália são os sites de vendas de produtos brasileiros. No Google encontramos diversos sites que vendem produtos de supermercado importados do Brasil.

Os valores não são muito convidativos, pois se trata de produtos perecíveis e importados, mas valem cada centavo para quem está com saudades de doce de leite, suco de graviola concentrado e até carne seca! Apenas fique atento à confiabilidade do site.

Gostou? Então compartilhe nas redes sociais!