Alugar um imóvel na Itália não é uma tarefa tão simples. Existem vários passos que devem ser seguidos e, como em qualquer outro lugar, é um processo burocrático e cansativo.

Antes de se mudar para a Itália, tente visitar algumas cidades do país. Se você não conseguir vir visitar, fique pelo menos algum tempo na cidade onde escolheu morar para conhecê-la e para entender se ela atende as suas necessidades, antes que você decida alugar uma casa ali.

Os contratos de aluguel na Itália são longos e a decisão de rescindir o contrato antes do fim traz um custo significativo, então tenha certeza da sua escolha. Porém, com alguns cuidados e uma boa preparação, é possível passar por esse processo.

Para que você esteja preparado(a) para alugar o seu imóvel na Itália, fizemos este resumo!

Os apartamentos na Itália

Os italianos, em geral, gostam de ter uma casa própria e, assim, o mercado de apartamentos e casas de aluguel é relativamente restrito em comparação a outros lugares. Mas existem muitos portais na internet nos quais você pode pesquisar o mercado imobiliário na cidade em que escolheu morar. Os apartamentos na Itália são classificados pelo seu número de cômodos, excluindo o banheiro e a cozinha. Assim, você encontrará anúncios da seguinte maneira:

  • Monolocale: praticamente uma kitinete (um único ambiente e um banheiro separado)
  • Bilocale: é um apartamento com um quarto, sala, banheiro e cozinha
  • Trilocale: é um apartamento com dois quartos, sala, banheiro e cozinha

Dica

Em muitas cidades, especialmente as maiores e as mais turísticas, existem imobiliárias que oferecem serviços para estrangeiros. Se você ainda não se sentir muito seguro com o seu italiano, mas fala inglês, elas são uma boa opção.

Os contratos de aluguel

Basicamente existem dois tipos de contratos na Itália. Os contratos 3+2, que são contratos válidos por 3 anos com a opção de serem renovados por mais 2 anos e os contratos 4+4, que são válidos por 4 anos e podem ser renovados pelo mesmo período. Os contratos 4+4, porém, estão sendo cada vez menos usados.

Além desses tipos, também existem os contratos temporários de 3 meses a 1 ano, que são uma opção se você somente quiser passar um período curto no país, mas são mais difíceis de encontrar.

Fechando o contrato de aluguel

Quando você tiver encontrado o apartamento ideal, chegou a hora de fechar o contrato. O proprietário e a imobiliária exigirão alguns documentos para isso e você também já deve realizar alguns pagamentos logo no início. Veja a lista a seguir:

Documentação

  • Documento de identidade: se você for cidadão italiano, isso seria a sua carta d’identità(ou o seu passaporte italiano); senão, você pode apresentar seu passaporte brasileiro ou seu permesso di soggiorno
  • Codice fiscale: se você já leu nosso artigo sobre o codice fiscale, já deve ter descoberto que aqui na Itália, nada funciona sem ele, é como o CPF brasileiro
  • Comprovante de renda: Normalmente é exigido um contrato de trabalho italiano ou os holerites dos últimos meses para comprovar que você tem condições financeiras para pagar o aluguel do imóvel. Essa parte tende a ser a mais desafiadora, pois quando chegamos em um novo país, geralmente ainda não temos um emprego.

Dica

Recomendamos que você traga comprovantes de renda do seu emprego anterior no Brasil, holerites, extratos de poupança/contas de investimentos, declarações dos seus bens (imóveis etc.). Assim, você pode negociar com o proprietário e/ou com a imobiliária. Você também pode oferecer para pagar alguns meses de aluguel adiantados para convencer o proprietário que é uma pessoa confiável.

  • Registro na prefeitura: Sempre exija que o seu contrato seja registrado na prefeitura. Se você estiver em processo de reconhecimento da sua cidadania italiana, esse passo é imprescindível, pois te ajudará quando você for registrar a residência. Isso também legaliza o seu contrato em um órgão oficial e te oferece uma segurança extra. O custo é baixo (em torno de 2 % de um aluguel) e muitas vezes, pago pelo proprietário.

Pagamentos

  • Caução: geralmente é necessário pagar dois ou três meses de aluguel como caução. Contudo, este valor será devolvido no final do contrato se você devolver o apartamento nas condições em que recebeu. Se você terminar o seu contrato antecipadamente, esse valor pode ser debitado da multa.
  • O primeiro aluguel: assim que fechar o contrato, você também já deve pagar o primeiro mês do aluguel. Os aluguéis na Itália são pagos sempre no início de cada mês.
  • Serviço imobiliário: ao contrário do Brasil, quem paga os serviços prestados pela imobiliária na Itália é você, o inquilino. O custo desse serviço é geralmente um mês de aluguel e os impostos que incidem sobre ele.

Dica

  • A multa de rescisão de contrato, em geral, consiste em seis meses de aluguel, mas você pode negociar uma multa menor com o proprietário. Avisando a sua saída do imóvel com seis meses de antecedência, evita-se o pagamento da multa.
  • Os documentos e exigências listados acima são o que as imobiliárias italianas normalmente costumam requisitar. Negociar diretamente com um proprietário pode trazer vantagens, menos burocracia, menor multa, menor valor da caução e melhores condições de pagamento, mas sempre esteja atento para fazer tudo dentro da legalidade e com segurança!
  • Os imóveis de aluguel na Itália são registrados na cidade onde se situam como tal, imóveis de aluguel “permanentes”. Imóveis destinados para aluguel temporário, como os de temporada e os Airbnb também são registrados no órgão competente, mas como o que são, imóveis de aluguel “temporário”. Caso seu intuito seja a cidadania italiana, um contrato temporário não servirá para você. Quando for registrar a residência, seu contrato não será aceito, por isso, opte por um contrato permanente para evitar dores de cabeça futuras.

Os melhores sites para encontrar (e alugar) uma casa na Itália

Em seguida listamos alguns dos melhores sites na internet para sua pesquisa por imóveis. Como em qualquer lugar, deve-se que tomar cuidado com fraudes. Se alguém te pedir algum valor adiantado ou dados muito pessoais sem nenhuma garantia, é melhor não continuar com essa oferta e procurar um outro apartamento ou uma outra casa.

Resumindo

O processo de alugar um imóvel na Itália pode ser longo, requer paciência e um orçamento para arcar com os custos iniciais. Se programe, porque talvez você tenha que ficar algum tempo em hotéis até conseguir alugar uma casa e tenha consciência que essa busca pode ser demorada e complicada, mas não desista!

E lembre-se, esteja preparado(a) financeiramente para os custos estimados e para eventuais custos extras.

Bônus

Nós chegamos na Itália em pleno verão, no começo de agosto. Nessa época, não somente crianças e adolescentes estão de férias da escola, mas grande parte das pessoas. Assim, as agências imobiliárias também fecham. Se estiverem abertas, a maioria dos proprietários dos apartamentos estará de férias e os imóveis já alugados para a temporada, diminuindo, em muito, a oferta.

Dessa forma, os meses de verão, especialmente julho e agosto, não são os melhores para alugar um imóvel na Itália.

Gostou? Então compartilhe nas redes sociais!