Todos os povos têm seu folclore e suas lendas. As lendas contam de maneira heroica, fantástica ou até mística, os feitos de um povo ou oferecem explicações para fenômenos que não se conseguia explicar. Fenômenos como o nascer do sol ou o aparecimento da lua no céu eram explicados através de lendas e contos.

As lendas italianas são ricas em fantasia e beleza. As histórias são passadas por linguagem oral e escrita, de geração em geração e até hoje em dia continuam encantando quem as ouve.

Compartilhamos aqui com você uma das mais belas lendas italianas, a lenda de Colapesce, o herói siciliano que dedicou sua vida a salvar sua terra amada.

Colapesce, o rapaz-peixe que salvou a Sicília

Cola (Nicola) era um rapaz siciliano de Messina e que amava o mar.

Sua paixão pelo mar era tão grande, que o rapaz passava o dia inteiro dentro d’água, explorando as belezas do mar siciliano.

Muitas vezes, Cola saía para pescar, mas acabava jogando os peixes de volta ao mar, só para pescar de novo e, assim, passar mais tempo no oceano. Porém, sua mãe não achava graça nenhuma nisso! Em um dia de fúria, ela amaldiçoou o próprio filho dizendo que se ele gostava tanto do mar assim, que virasse peixe!

Como praga de mãe pega, com o tempo, o jovem Cola passou a ter escamas na pele. Mesmo suas mãos e pés se tornaram espécies de nadadeiras e ele acabou desenvolvendo habilidades incríveis de mergulho.

A fama de Cola se espalha

A fama do rapaz Colapesce (Nicola – Peixe) se espalhou por toda a Sicília e acabou nos ouvidos do rei Ruggero, que ficou muito intrigado.

O rei quis conhecer Cola e foi à Messina em busca do jovem. Encontrando-o, propôs desafios para testar as habilidades de mergulho do rapaz.

Ruggero atirava objetos de ouro ao mar para que Cola mergulhasse e os trouxesse de volta à superfície.

Cola trazia os objetos de volta ao rei, até que este jogou uma coroa de ouro em um ponto muito profundo do oceano. Mais uma vez o rapaz mergulhou para trazer de volta a coroa, mas enquanto a procurava, descobriu que a ilha da Sicília estava apoiada sobre três colunas e uma delas tinha sido queimada por um incêndio entre as cidades de Catânia e Messina.

Nicola, voltando à superfície, disse ao rei o que tinha visto, mas ele não acreditou. O rei obrigou o jovem a mergulhar de novo e trazer o fogo do mar para então provar que realmente existia um incêndio.

O rapaz disse ao rei que mergulharia levando consigo um tronco de madeira e que se o tronco voltasse queimado, seria a prova de que ele estava falando a verdade, mas que também significaria que ele tinha morrido queimado.

Assim, Cola mergulhou com a madeira e todos – o rei, nobres e o povo – ficaram esperando seu retorno, mas apenas um tronco queimado emergiu das águas sicilianas.

Diz-se que Colapesce não morreu, mas que ficou sob as águas sustentando a sua amada Sicília nas costas, no lugar da coluna queimada, para que ela não afundasse. Também é dito que quando a terra treme, é apenas Colapesce mudando o apoio de um ombro a outro.

Gostou? Então compartilhe nas redes sociais!