Cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais consumidas no mundo e também na Itália. Neste artigo falamos sobre as marcas mais famosas de cerveja italiana!

A Itália é o país da massa, da pizza e da cerveja – Cerveja?

Pois é!

A Itália é um dos países mais icônicos da cultura do vinho! Os italianos o consomem nos almoços em família, nos encontros com os amigos e em muitas, muitas outras ocasiões.

Embora o vinho (ainda) seja a bebida alcoólica favorita do país da bota, a popularidade da cerveja está aumentando a cada ano.

Essa é uma tendência que pode ser observada especialmente nas faixas etárias mais jovens. Assim como no Brasil, na Itália é comum ver as pessoas nos bares com os seus copinhos dividindo uma garrafa de cerveja.

Nas seguintes linhas vamos dar uma olhada nas marcas de cerveja principais da Itália e apresentar os diversos tipos.

Birra Moretti

cerveja italiana

A Birra Moretti é provavelmente a marca mais famosa das cervejas italianas.

A história da Birra Moretti começou muito tempo atrás, para ser exato em 1859. Foi nesse ano que Luigi Moretti abriu a Fabbrica di Birra e Ghiaccio, na cidade de Udine, na região Friul-Veneza Júlia. A região ainda fazia parte do Império Austro-Húngaro e a Itália nem existia como o Estado que conhecemos hoje.

Um ano depois, em 1860, a primeira Birra Moretti é lançada. Desde então, a Birra Moretti se tornou uma das grandes marcas italianas.

Hoje, a cerveja é apreciada não somente pelos italianos, mas em mais de quarenta países, para os quais a birra é exportada. Como o próprio lema da Birra Moretti diz, a cerveja é feita para ser consumida em boa companhia (Da consumare preferibilmente in buona compagnia!).

Desde 1996 a Birra Moretti faz parte do grupo holandês Heineken.

Tipos de cerveja Moretti

Ricetta Originale 

Como o nome já diz, é a cerveja original, o carro-chefe da cervejaria. A Ricetta Originale é uma cerveja do tipo Lager, com um teor alcoólico de 4.6% e um sabor levemente amargo. 

Le Speciali

Nessa linha, a Birra Moretti oferece quatro tipos diferentes de cerveja. A primeira delas é La Bianca, também chamada de Weiss all’italiana. Ela é uma cerveja de trigo com as características típicas das cervejas Weiss – aparência turva e um sabor intenso, mas refrescante.

A linha também conta com uma Indian Pale Ale, ou simplesmente IPA, uma cerveja encorpada e saborosa, com uma cor de âmbar.

Outra cerveja da linha Le Speciali, é a Baffo d’Oro, uma cerveja Lager de puro malte italiano, a La Forte, uma Strong Ale com um teor alcoólico de 7% e a La Rossa, uma cerveja do tipo Bock com teor alcoólico de 7.2%. Por ser mais forte, ela também tem uma intensa cor de âmbar e bronze, um aroma frutado e um sabor de caramelo e alcaçuz.

La Radler

Essa cerveja é perfeita para os dias de verão!

A Birra Moretti La Radler, derivado da palavra em alemão para ‘ciclista’, é uma mistura de cerveja com suco de limão siciliano. Assim, ela é uma cerveja leve (teor alcoólico de 2%) e bem refrescante. Também é vendida na versão sem álcool.

Selezione Riserva

A linha Selezione Riserva engloba três tipos de cervejas ‘premium’ da Birra Moretti.

A primeira delas é a Lunga Maturazione, uma cerveja cuja maturação leva 40 dias. Devido ao longo tempo de maturação, a Lunga Maturazione é encorpada e saborosa, com um teor alcoólico de 7%.

A segunda cerveja dessa linha é a Grand Cru. Ela foi criada em 2009 para celebrar o 150° aniversário da Birra Moretti. A Grand Cru é uma cerveja do tipo Ale, com uma cor de âmbar e leves notas de frutas e mel.

Por fim, ainda tem a Grani Antichi, a mais forte dessa linha, com um teor alcoólico de 8%. Como a Grand Cru, tem uma cor de âmbar e um sabor frutado.

Le Regionali

Como já diz o nome, essa linha traz cervejas italianas regionais. Por enquanto, a cervejaria só lançou duas: a Birra Moretti alla Siciliana, uma cerveja do tipo Lager, de cor dourada e aromas de flores (teor alcoólico de 5.8%) e a alla Toscana, também do tipo Lager, de cor dourada e aromas de ervas (teor alcoólico de 5.5%).

La Zero

Por fim, a Birra Moretti também oferece uma opção para aqueles de nós que não podem ou não gostam de consumir alcoólicas, mas apreciam o sabor da cerveja. La Zero é uma cerveja do tipo Lager e – claro – com um teor alcoólico de 0%.

Peroni

cerveja italiana

A Birra Peroni é ainda mais antiga que a Birra Moretti. Ela foi fundada por Francesco Peroni em 1846 em Vigevano, uma cidade na Lombardia, a 30 quilômetros de distância de Milão.

Em 1870, Giovanni Peroni, o filho de Francesco, migra a sede da cervejaria para Roma, onde ela permanece até os dias de hoje. 

Enquanto nos primeiros anos a Peroni conseguia conquistar um público fiel apenas na sua região de origem, hoje ela é uma das maiores cervejarias italianas.

Além da Peroni, a empresa também produz a Birra Raffo, que foi adquirida em 1961 e a Nastro Azzurro, a qual uma parte dos ingredientes foi substituída por milho italiano, da região de Nostrano. 

Birra Peroni

A Birra Peroni é a versão clássica da marca. A cerveja é do tipo Lager, tem uma cor amarela e um sabor levemente amargo, típico das cervejas Lager. Ela tem um teor alcoólico de 4.7%.

A Peroni clássica também é vendida na versão Senza Glutine (sem glúten), para os intolerantes ao glúten e na versão Peroni 3.5, como cerveja ‘light’ com um teor alcoólico reduzido para 3.5% 

Gran Riserva

A linha Gran Riserva da Peroni tem quatro tipos de cervejas diferentes.

A primeira é a Bianca, que como já é de se desconfiar pelo seu nome, é uma cerveja de trigo (Weizen).

A próxima é a Puro Malto, uma cerveja do tipo Lager ‘premium’. Durante a sua produção, a Puro Malto passa por uma decocção dupla e conserva, assim, o sabor dos grãos e do lúpulo usado.

A Doppio Malto é uma cerveja do tipo Bock, com um teor alcoólico de 6.6%. Ela tem uma cor dourada e um gosto intenso de malte.

A última cerveja dessa linha é a Rossa, uma cerveja encorpada do tipo ‘Vienna Style’. Ela apresenta uma cor vermelha-rubi e um sabor de malte, levemente caramelizado.

Outras cervejas Peroni

Chill Lemon

Como a La Radler da Birra Moretti, a Peroni também oferece uma cerveja com suco de limão, com um sabor refrescante e teor alcoólico de 2%.

Forte

A Forte é mais uma cerveja cujo nome já não deixa espaço para muita especulação. Ela tem um teor alcoólico elevado de 8% e é uma cerveja do tipo Lager Strong. O seu sabor é amargo, porém adocicado. 

Birra Messina

A Birra Messina é, segundo o seu slogan, a Birra di Sicilia, a cerveja da Sicilia.

Pois foi justamente lá que começou a sua história no ano de 1923 – em Messina, uma cidade portuária, no noroeste da Sicília.

Messina continuou sendo o local de produção da cerveja por quase 80 anos. Contudo, em 1999 a cervejaria decide migrar a sua produção devido a um aumento contínuo na demanda nos anos anteriores. A cidade escolhida foi Massafra, na região da Puglia, onde a cervejaria é produzida desde então.

Ricetta Classica

Claramente, essa é versão clássica da cervejaria siciliana. Ela é uma cerveja do tipo Lager, com um teor alcoólico de 4.7%. Com uma aparência dourada, a cerveja é levemente amarga e refrescante, com um aroma maltado. 

Cristalli di Sale

A Cristalli di Sale é o produto mais novo da Birra Messina, que foi introduzida em janeiro de 2019 no mercado italiano.

Assim como a Messina clássica, a Cristalli di Sale é uma cerveja do tipo Lager, porém não filtrada, o que a deixa com uma aparência naturalmente mais turva.

O seu aroma também se diferencia de uma Lager tradicional, sendo bem mais frutado.

Contudo, o ingrediente especial aqui é um pouco de sal marinho de Trapani (Indicação Geográfica Protegida, IGP), o que deixa a cerveja com um sabor único.

Design dos produtos Messina

Sem dúvida, o design dos rótulos da Birra Messina se destaca em comparação às outras cervejas italianas.

Seu design tem inspiração no barroco siciliano, uma forma da arquitetura barroca, particular da ilha da Sicília nos séculos XVII e XVIII. 

BÔNUS

Ichnusa

Por fim, vamos falar de uma cerveja da segunda ilha da Itália, da Sardenha.

A cervejaria Ichnusa foi fundada um pouco mais de 100 anos atrás, em 1912, em Cagliari, capital da Sardenha. Em 1967, a sede da Ichnusa foi transferida para Assemini e desde 1986 a marca faz parte da Heineken.

Atualmente, a Ichnusa produz quatro cervejas diferentes.

Anima Sarda

A Ichnusa – Anima Sarda é uma cerveja do tipo Lager com um teor alcoólico de 4.7%. Ela tem uma cor dourada e seu sabor é levemente amargo, característica típica das cervejas Lager.

Non filtrata

A Ichnusa – Non filtrata também é uma cerveja do tipo Lager, mas não filtrada. Assim, a sua aparência é mais turva em comparação com a Anima Sarda.

Ela é uma cerveja encorpada com um sabor levemente frutado e mais intenso que a sua versão filtrada.

O formato da garrafa se difere bastante das garrafas comuns de cerveja de hoje em dia e lembra mais as garrafas dos tempos antigos. Ela não é tão alta e mais ‘gordinha’ e se destaca assim entre as outras. Também é vendida em versão ‘longneck’.

O seu teor alcoólico é de 5%.

Ichnusa Cruda

A Ichnusa Cruda foi criada para o 100° aniversário da cervejaria em 2012.

Como as versões anteriores, também é uma cerveja do tipo Lager, com uma cor dourada e um sabor levemente amargo.

Ela leva o nome ‘Cruda’ (cru, em italiano) porque ela é uma cerveja não pasteurizada.

Seu teor alcoólico é de 4.9%

Ichnusa Limone

Obviamente, não podia faltar uma ‘birra con limone’ (cerveja com limão) na linha da Ichnusa.

Segunda a Ichnusa, a ideia atrás da Ichnusa Limone é ‘refrescar no verão quente da Sardenha’.

A cerveja é uma mistura de 40% da Birra Ichusa e 60% de suco de limão, com um teor alcoólico de 2%.

Curiosidade – O que quer dizer ‘Ichnusa’?

Ficou curioso(a) sobre a origem do nome da cervejaria Ichnusa? Então vamos te ajudar!

Como você provavelmente já deve ter imaginado, não é uma palavra italiana. E realmente não é.

Pois o nome da marca vem da palavra grega Ichnôussa (Ἰχνοῦσσα), que quer dizer nada mais que Sardenha!

E agora, que já te apresentamos as principais marcas das cervejas italianas, só temos mais uma coisa a dizer – Salute!!

Gostou? Então compartilhe nas redes sociais!