Carnaval na França? Sim! Descubra como é fantástico o Carnaval em Nice.

O carnaval de Nice é o maior carnaval na França e o terceiro maior carnaval do mundo, depois dos carnavais do Rio de Janeiro e de Veneza. A cada ano, o evento na Riviera Francesa que acontece durante três finais de semanas do mês de fevereiro, atrai mais de um milhão de turistas para as suas celebrações.

A origem do Carnaval de Nice

O começo do Carnaval de Nice data de 1294.

Segundo a história, o então conde da Provença, Charles II d’Anjou, passou os “dias da alegria do carnaval” em Nice.


Leia mais sobre a cidade de Nice aqui!


Assim, ele deu origem ao Carnaval de Nice. Mas foi somente em 1873 que o Carnaval de Nice de fato nasceu como o conhecemos hoje – com fantasias, bailes e desfiles. Até então, as celebrações carnavalescas que aconteciam na cidade eram, principalmente, uma festa popular.

Hoje, o Carnaval de Nice se tornou o maior carnaval na França e o principal evento da Riviera Francesa durante o inverno.

A cada ano, o carnaval é organizado sob um tema diferente, que define as celebrações.

Além de abordar assuntos atuais de política, economia e outros, os carros alegóricos, que são construídos por artistas locais, seguem a temática do ano e são apresentados durante os desfiles nos finais de semana.

Na sexta-feira do primeiro desfile, o carro alegórico do atual rei do carnaval inicia as celebrações na Praça Masséna. Lá, ele permanece durante todo o carnaval até ser queimado após o último desfile.

Além do desfile dos carros alegóricos, também acontecem as chamadas Bataille des Fleurs, as batalhas de flores.

Le corso carnavalesque

O corso carnavalesco é o desfile principal do Carnaval de Nice.

Além dos carros alegóricos, o desfile conta com a presença das bonecas gigantes de papel machê e de grupos artísticos e musicais internacionais (inclusive escolas de samba do Brasil).

Durante aproximadamente 90 minutos, o desfile liderado pelo rei do carnaval passa pelo público nas ruas e nas tribunas.

O Corso Carnavalesque Illuminé, que acontece à noite aos sábados e na terça-feira de carnaval, dá um toque especial ao desfile com o seu show de luzes, que torna o corso carnavalesco uma experiência única e grandiosa.


Bataille des fleurs

A Batalha das Flores é um desfile espetacular, que acontece à tarde durante as celebrações na orla de Nice, na Promenade des Anglais, e seus arredores.

Além da visão deslumbrante em frente ao mar, o desfile surpreende seu público com uma verdadeira chuva de flores.

Os carros alegóricos da batalha das flores são verdadeiras obras-primas, belamente decorados com flores.

Do alto dos carros, os participantes do desfile jogam mais de 250 mil hastes de flores para os espectadores às margens da parada. Quase todas as flores são colhidas na região da Côte d’Azur, na Riviera Francesa.

A Riviera Francesa

Além de conhecer um carnaval diferente, o Carnaval de Nice é uma ótima oportunidade para se descobrir toda a região da Riviera.

Embora aconteça no inverno, as temperaturas são amenas e permitem aproveitar o melhor da região.

Mônaco e Cannes se situam a apenas 30 quilômetros da cidade e oferecem um ótimo passeio durante as festas do carnaval.

Outras vilas pitorescas como Antibes e Villefranche-sur-Mer são ótimas para quem quer se distanciar um pouco do burburinho turístico e quer conhecer a vida na Riviera Francesa um pouco mais de perto.

Se você, porém, ainda tiver fôlego para mais uma festa, confira o nosso bônus!

Bônus

Fête du Citron – Menton

Escultura de frutas cítricas representando um aborígene australiano na Festa do Limão em Menton

Durante a mesma época do Carnaval de Nice acontece a Fête du Citron, a Festa do Limão, na cidade de Menton.

A cidade, famosa pelas suas frutas cítricas, se situa a meia hora do centro de Nice e é a última cidade antes da fronteira italiana.

A cada ano, mais de 140 toneladas de frutas cítricas são transformadas em estátuas, carros alegóricos e muito mais, tornando esse evento realmente único no mundo.

A festa teve início no começo do século 20 como uma feira de frutas e flores, mas logo se desenvolveu para a festa que conhecemos.

Hoje, ela atrai centenas de milhares de turistas do mundo inteiro e se tornou um dos espetáculos mais importantes da Riviera Francesa.

Durante essa época, diversos (lindos) jardins da cidade ficam repletos de esculturas construídas com frutas cítricas e a cidade inteira respira o aroma delas.

Além do limão, os desfiles são o verdadeiro coração das celebrações. Esses contam não só com a presença de carros alegóricos temáticos construídos com limões e laranjas, mas também com comediantes, acrobatas, artistas e músicos, que transformam as ruas de Menton em uma festa gigantesca.

Os desfiles durante a noite tornam a experiência, graças a sua iluminação, ainda mais mágica.

Gostou? Então compartilhe nas redes sociais!