Italianos são loucos por café, por isso, inventaram os mais diversos modos de prepará-lo. Conheça os principais tipos de café italiano.

O café, com certeza, é uma das bebidas mais populares do mundo. Definitivamente, ele é muito mais que uma bebida – tomamos um cafezinho com os amigos no bar, com os colegas no trabalho e com a família depois do almoço de domingo.

Assim, o café não só nos delicia com o seu sabor, mas nos ajuda a criar, manter e fortalecer as nossas amizades e relações sociais. Provavelmente não tem outro lugar no mundo onde a cultura do café é tão importante na vida quotidiana como na Itália.

Afinal, tomar um café na Itália é uma experiência – é uma paixão, um ritual que faz parte das tradições e da cultura dos italianos. O café é uma parte essencial da vida. Não só se toma café, mas se fala dos diversos tipos, dos aromas, da torrefação e muito mais.

80% da população italiana não consegue imaginar o seu dia sem café. Assim, o italiano médio consome em média a impressionante quantia de 6 quilos de pó de café ao longo do ano.

Um entre dois italianos começa o dia com uma xícara de café e também o termina com uma outra depois do jantar. Além disso, o café também é a bebida queridinha durante uma pausa na correria do dia a dia ou depois do almoço.

Quando você pede somente um café na Itália, você geralmente recebe um caffè espresso. O expresso é o tipo de café mais comum. Se você quiser provar um outro tipo de café na Itália, fizemos esta lista com (alguns dos) tipos de café mais famosos!

Os tipos de cafés italianos mais pedidos

  • Caffè espresso: o expresso é o café típico, o verdadeiro café italiano. Forte e concentrado, ele é servido em uma pequena xícara. Só isso.
  • Caffè doppio: simplesmente uma dose dupla do caffè espresso.
  • Caffè ristretto: a palavra ristretto quer dizer “pequeno”, então é um café mais concentrado que o expresso, em uma quantidade menor. Como o café é concentrado, a quantidade de cafeína permanece a mesma tendo, assim, um gosto mais forte.
  • Cappuccino: provavelmente a versão mais famosa depois do expresso! O cappuccino é feito com um café expresso um pouco mais lungo que o normal. Além disso, se adiciona espuma de leite. Se você adicionar mais leite, é um cappuccino chiaro. Já quando a dose do café é maior, é um cappuccino scuro.
  • Caffè schiumato: é um tipo de caffè macchiato, mas com espuma de leite .
  • Caffè macchiato: macchiato significa “manchado”, isso porque essa bebida consiste em uma dose de expresso com um pouquinho de leite quente com espuma, “manchando”, assim, o café.
  • Latte macchiato: essa versão é composta por uma xícara de leite com uma pequena dose de café. Você pode pedir o seu latte macchiato caldo (quente) ou freddo (frio).
  • Caffè americano: é um expresso preparado em uma xícara grande, com bastante água.
  • Caffè al ginseng: nessa versão, se adiciona extrato de ginseng ao café. Ele geralmente é servido com leite concentrado e açúcar.
  • Caffè allo zenzero: é uma café preparado com gengibre em pó.
  • Caffè lungo: esse é geralmente o tipo que você recebe em outros países da Europa quando pede um café. Ele vem em uma xícara maior, pois é preparado com mais café que o expresso e com mais água
  • Caffè decaffeinato: café sem cafeína – versão para quem não quer abrir mão do aroma, mas quer evitar os efeitos da cafeína.
  • Caffè correto: um expresso que vem acompanhado com uma dose de Grappa (ou outro tipo de aguardente dependendo do local).

Bônus

Caffè brasiliano: Essa variação, apesar de ter esse nome, não é um café comum no Brasil, mas vale muito a pena experimentá-lo! Ele é preparado com uma dose de café, um pouco de açúcar, chocolate amargo em pó, uma dose de Baileys (opcional) e chantilly. Além de ser saboroso, o visual da bebida é belíssimo!

Dicas

  • Se você for pedir um capuccino, peça-o antes do meio-dia – não se costuma tomar cappuccino depois do almoço e alguns garçons vão até se recusar a te trazer um depois desse horário.
  • A colherzinha, que vem acompanhando o seu café, não deve ser usada para mexer o café (dando voltas na xícara), mas somente para virá-lo (mexendo o café com movimentos de baixo para cima), para liberar o seu aroma.
  • Geralmente você recebe uma notinha (scontrino) junto com o pedido. Em alguns estabelecimentos, o garçom pedirá que você pague a conta na hora; contudo, em outros, você poderá pagar mais tarde. Assim, se desejar algo mais, você poderá acumular as notinhas e pagá-las quando for embora do estabelecimento.

Gostou? Então compartilhe nas redes sociais!