Neste artigo apresentamos as músicas italianas mais tocadas no começo de 2022. Tem grandes nomes da música italiana, mas também novos talentos!

Pastello bianco – Pinguini Tattici Nucleari

Pastello bianco é uma música da banda Pinguini Tattici Nucleari que foi lançada no dia 17 de setembro de 2021.

Na música, a banda conta o fim de uma história de amor entre duas pessoas que se conhecem desde a infância e conta as memórias dessa amizade mesmo antes dela se tornar um relacionamento amoroso.

A banda, formada em 2010, vem conquistando as paradas italianas desde então e conseguiu uma grande comunidade de fãs ao longo dos anos.

Na sua participação do 70° Festival di Sanremo em 2020, os Pinguini Tattici Nucleari ficaram em terceiro lugar com a música ‘Ringo Starr’.

Seguros Promo

∞ LoveMarracash, Gué

A música é um single do rapper italiano Marracash do seu sétimo álbum ‘NOI, LORO, GLI ALTRI’.

∞ Love foi lançada em 19 de novembro de 2021.

Para a gravação de ∞ Love, Marracash convidou mais uma vez o rapper italiano Gué (que geralmente se chama Gué Pequeno, tributo ao personagem ‘Zé Pequeno’ do filme brasileiro ‘Cidade de Deus’). Já no passado os dois rappers lançaram músicas em conjunto.

Em ∞ Love, os dois rappers olham para trás e relembram a estrada que percorreram até este momento das suas vidas e contam as histórias que marcaram esse trajeto. 

A música faz referência à periferia milanesa, na qual os dois rappers cresceram. 

A melodia que caracteriza ∞ Love é um tributo à música Infinity do DJ britânico Guru Josh de 1989 e nos leva de volta aos começos dos anos 90.

Só nos primeiros quatro dias após o lançamento, a música foi visualizada mais de quatro milhões de vezes no Youtube e se tornou rapidamente um hit nas rádios italianas.

Mi Fai Impazzire – Sfera Ebbasta feat. Blanco

Apesar de ter sido lançada em junho de 2021, Mi Fai impazzire continua tocando sem parar em todas as rádios em 2022.

O single é uma colaboração entre os rappers italianos Blanco (pseudonimo de Riccardo Fabbricon) e Sfera Ebbasta (pseudonimo di Gionata Boschetti).

A música fez tanto sucesso que conseguiu destronar a música Mille de Fedez, Achille Lauro e Orietta Berti, um dos maiores hits do verão de 2021, do primeiro lugar das paradas italianas e foi o single mais vendido no país por diversas semanas.

Madame, Sfera Ebbasta – Tu mi hai capito

Apesar de ter apenas 20 anos, a rapper italiana já conseguiu se estabelecer como uma das grandes artistas da música italiana contemporânea. 

O lançamento do seu primeiro álbum de estúdio em março de 2021, que, assim como ela, se chama ‘Madame’, foi um grande sucesso de venda e conseguiu alcançar o topo das paradas italianas. ‘Madame’ até foi classificado como o sexto melhor álbum do ano pela revista Rolling Stone Italia

No mesmo ano, Madame competiu no prestigiado Festival della Canzone Italiana em Sanremo com a música inédita ‘Voce’ e conquistou o oitavo lugar.

Pouco antes da virada do ano, foi lançada a re-edição digital do álbum ‘Madame’. O re-lançamento incluiu a música inédita Tu mi hai capito, ou seja, ‘Você me compreendeu’ em português.

Em Tu mi hai capito, Madame colaborou com o rapper italiano Sfera Ebbasta. O texto nos relata uma história de amor com todos os seus problemas e desafios, mas também com as vontades de conhecer e compreender (capire em italiano) o outro.

Siamo qui – Vasco Rossi

Quem escutou alguma rádio italiana por algum (curto) tempo nas últimas semanas com certeza escutou a música Siamo qui de Vasco Rossi

Siamo qui se transformou, assim que foi lançada, em uma das faixas mais queridinhas das rádios italianas. 

E como poderia ser diferente?! Afinal, Vasco Rossi é um dos artistas principais do Rock italiano atual e desde o seu último álbum ‘Sono innocente’ já tinham se passado sete anos!

Em Siamo qui (ou seja, ‘Estamos aqui’ em português), Rossi reflete sobre a própria existência humana, com todas as suas dificuldades e todos os seus desafios. Como fonte de inspiração, Rossi citou a obra do psicanalista e filósofo francês Jacques Lacan.

Segundo Rossi, o título original da música era ‘Siamo qui pieni di guai’ (‘Estamos aqui cheios de problemas’, em português). 

Contudo, Rossi decidiu encurtar o título para apenas ‘Siamo qui’, pois a sua música, apesar de refletir sobre questões filosóficas profundas do nosso ser, é principalmente uma declaração de amor à existência humana como um todo.

Segundo o cantor, a faixa é o coração do álbum homônimo, que foi lançado no dia 12 de novembro de 2021 no mercado italiano.

Sapore – Fedez ft. Tedua

Sapore estreou no dia 26 de novembro de 2021 no mercado italiano, como parte do sexto álbum do rapper italiano Fedez, intitulado ‘Disumano’.

Embora o álbum tenha recebido críticas negativas em grande parte, conseguiu conquistar o primeiro lugar das paradas italianas logo na estréia.

O single Sapore conseguiu conquistar o segundo lugar dos Hot 100 da Billboard Itália na primeira semana de janeiro de 2022.

Em Sapore, Fedez colaborou com o rapper Tedua. A música traz elementos do estilo Dance e conta a história de duas pessoas que se juntam, se separam e ainda não podem passar um sem o outro.

A música também ficou muito popular nas redes sociais depois que a sua esposa Chiara Ferragni criou uma pequena coreografia de Sapore.


E aí, gostou das músicas italianas mais tocadas no começo de 2022?

Se quiser descobrir não somente as músicas italianas mais tocadas no começo de 2022, mas também as dos anos anteriores, confira essa seção do nosso blog!

Gostou? Então siga-nos nas redes sociais!