O Aperitivo é uma autêntica tradição italiana. Embora alguns o chamem de “happy hour italiano”, o Aperitivo é bem diferente.

Enquanto o happy hour é focado no desconto em bebidas alcoólicas – no horário que vai do final do expediente de trabalho (de muitas pessoas) ao começo da noite – a grande atração do Aperitivo é mesmo a comilança.

Mas o que é o tal do Aperitivo?

Em restaurantes e bares, de norte a sul da Itália, das 19hs-21hs, em geral, você pode pedir uma bebida – cerveja, vinho, drinks – e com isso pode se servir em um variado buffet.

As bebidas variam de 6 a 15 euros e os estabelecimentos costumam estabelecer um preço mínimo para a bebida que te dará “acesso” ao buffet.

Dependendo do local, o buffet pode ser menos ou mais variado, mas de costume são servidos frios (presunto, salame, mortadela, bresaola, etc.), queijos, conservas, pedaços de pizza, sanduíches, pães, antepastos e outras opções de finger food.

Alguns Aperitivos são tão completos, que são chamados de Apericena – contração das palavras aperitivo e cena (jantar) – e servem inclusive pratos quentes, como massas.

O Aperitivo é um verdadeiro evento, um programa certo, um encontro habitual para italianos jovens e mais velhos, que aproveitam a ocasião para encontrar os mais chegados, fazer conexões de trabalho e o mais importante – relaxar com uma boa bebida e comidas deliciosas e fartas.

Por um preço razoável é possível passar horas muito agradáveis, aproveitando o clima de descontração e desfrutando da buona vita em uma típica atividade italiana.

Os italianos são conhecidos mundialmente por saberem viver bem. Se é verdade ou não, não cabe a nós discutir isso aqui, mas o Aperitivo parece ser uma prova disso.

Agora você já sabe, quando estiver na Itália, não deixe de curtir um Aperitivo. Ele é uma opção divertida e econômica, que atrai turistas e italianos que buscam desfrutar de boa comida e “bons drinks” no fim de tarde.

Gostou? Então compartilhe nas redes sociais!