Alassio é chamada de Città degli Innamorati (cidade dos apaixonados), título concedido oficialmente em 2007.

A linda cidade com suas ruazinhas e construções românticas, o belo mar de águas calmas, o clima agradável durante a maior parte do ano, tudo contribui para a atmosfera de romance do local.

Inclusive, até a história do nome da cidade invoca o amor.

Diz a lenda, que no século X, Adelasia, filha do imperador Otto I da Saxônia se apaixonou por Aleramo, um serviçal da corte.

Homenagem a Adelasia

O pai da moça proibiu o romance e então o jovem casal se casou em segredo e fugiu, fixando residência no Monte Tirasso (hoje parte de Alassio).

Eles trabalharam como carvoeiros e quando Otto I foi com seu exército até a região para combater invasores sarracenos, Aleramo e seus filhos com Adelasia combateram junto a ele.

Devido à bravura do genro, Otto perdoou a filha e os presenteou com diversas terras, incluindo onde se formou Alassio, cidade nomeada em homenagem à Adelasia.

É começando com essa linda história de amor que conheceremos mais sobre Alassio e o que visitar quando estiver por lá.

Il Muretto di Alassio

Mario Berrino, proprietário do Caffè Roma, em Alassio, gostava de mostrar aos seus clientes um álbum com os autógrafos das pessoas famosas que tinham passado por lá.

Um dia, em 1953, ele teve a ideia de compartilhar com toda a cidade essas memórias de visitantes célebres transferindo os autógrafos para azulejos e colocando-os em um muro da praça em frente ao estabelecimento.

O escritor Ernest Hemingway, amigo pessoal do proprietário e frequentador o café, gostou muito da ideia e foi o primeiro a colocar sua assinatura no muro.

E assim nasceu a tradição e um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, Il Muretto di Alassio!

Muretto di Alassio com a estátua Innamorati

Nos anos 50, quando começou o muro, Alassio era uma das capitais da cultura internacional e ponto de encontro de grandes nomes da vida artística, assim foi fácil conseguir forrar o muro com grandes nomes.

Hoje, o muro conta com cerca de 1000 azulejos com autógrafos de Louis Armstrong, Woody Allen, o apresentador italiano Mike Buongiorno, a seleção italiana de 82 e muitas outras celebridades.

Uma caixa de correios vermelha, que é um dos elementos do muro, servia de meio para apaixonados trocarem mensagens de amor.

As mensagens inspiraram o concurso “La più bella lettera d’amore” (a mais bela carta de amor), que todos os anos, em 14 de fevereiro (dia de São Valentim), premia a carta mais romântica.

Se sua carta for escolhida, ela será publicada na página do Facebook de Alassio e ainda ganhará um prêmio romântico para duas pessoas!

Sobre o muro ainda se encontra uma estátua de bronze chamada Innamorati, do artista Eros Pellini.

Les amoureux

Ele também ostenta a reprodução em cerâmica Les amoureux, de Raymond Peynet, uma cegonha de aço de Umberto Mastroianni e dois peixinhos de metal do Mestre Berrino.

Il Budello di Alassio

Budello em português significa “tripa de animal” e é por isso que o longo e estreito calçadão paralelo à praia em Alassio ganhou esse nome.

Apesar do nome nada glamouroso, il Budello di Alassio é uma rua linda, cheia de palácios, pracinhas, lojas, restaurantes, confeitarias e que a cada fim de quarteirão oferece uma vista incrível e inigualável do mar.

Um passeio pelo Budello é uma experiência quase surreal. Enquanto você admira palácios e lojas, ao mesmo tempo está a literalmente poucos passos de entrar no mar.

São tantas coisas que ele oferece que é difícil saber como enumerar.

Cultura e Arquitetura

O Budello é um longo e estreito calçadão com arcos entre os edifícios e pequenas passagens. Esse tipo de ruazinha típica da região da Liguria, onde Alassio se situa, se chama carùggio.

Pracinhas e palácios com portais majestosos e fachadas decoradas completam o encantamento dessa rua tirada de um conto de fada.

Detalhes de frutas e flores em mármore, estátuas, belas janelas e decoração ilusória definem o estilo Genovês nascido nos anos 1400 e difundido por toda a região.

Comida e Bebida

Entre os comércios do Budello estão confeitarias que vendem os famosos Baci di Alassio.

Nascido em 1910 na confeitaria Balzola, os Baci di Alassio são dois biscoitos de chocolate unidos por um creme de chocolate entre eles.

Pensando aqui, ele deve se chamar baci (beijos, em português) porque são como se os dois biscoitos estivessem se beijando…será?

De qualquer forma, vale a pena experimentar!

Além de confeitarias, restaurantes e cafés fazem parte do Budello e são uma ótima oportunidade para experimentar uma especialidade local, tomar um café ou um aperitivo e comer umas porções (leia aqui nosso artigo sobre o Aperitivo), apreciar a arquitetura e curtir o ambiente único da cidade.

Compras

Numerosas lojas fazem parte do elenco do Budello. Você pode comprar roupas, calçados, joias, bijuterias ou souvenirs da cidade linda e encantadora que Alassio é. Toda vez que você abrir sua geladeira e vir um ímã de Alassio, suas memórias de uma grande viagem virão a sua cabeça!

Il Torrione di Borgo Coscia

Ao longo da costa da Liguria se encontram fortificações que faziam parte de um sistema de segurança e que podiam ser vistas umas às outras para avisar sobre perigos vindos do mar, como piratas e outros invasores, como os bárbaros e os turcos.

A costa estava cheia de vilarejos, que eram muito vulneráveis a esses ataques.

Devido a isso, a República de Gênova mandou construir essas fortificações, incluindo do Torrione di Borgo Coscia, uma torre circular construída em 1535 feita em pedra e tijolos e que ainda está em pé e você pode fazer uma visita a ela!

Giardini di Villa della Pergola

Construído sobre uma verdejante colina de Alassio com uma vista privilegiada do mar, os Giardini di Villa della Pergola são jardins que mesclam a vegetação nativa do Mediterrâneo com plantas exóticas e raras de todo o mundo.

Os 22 mil metros quadrados de jardins são um dos poucos exemplos de jardins no estilo inglês na Itália.

A Villa della Pergola pode ser visitada entre março e outubro e cada mês do ano oferece uma experiência nova ao visitante, de acordo com a florescência de cada espécie de planta.

O incrível espetáculo varia com o calendário e as cores e aromas são únicos a cada visita.

Glicínias

Abril – esse é o mês de florescências das glicínias (planta trepadeira que floresce em lindos cachos de flores lilás). O jardim conta com 32 variedades dessa espécie, que enfeita as pérgulas do parque.

A família Hanbury, que foi proprietária da Villa della Pergola, tinha as glicínias como sua espécie favorita e todo mês de abril fazia um grande evento, chamado de Festa da Glicínias.

Agapanto (Lírio do Nilo)

Junho – a Villa della Pergola conta com mais de 400 variedades de lírios do Nilo, sendo a maior e mais importante coleção da Europa.

Essas flores são típicas da África do Sul e todo mês de junho tingem o jardim com seus tons de azul e branco, em perfeita harmonia com as cores do mar.

Flores de lótus

Julho – as flores de lótus, plantas aquáticas de beleza inigualável e símbolo de espiritualidade oriental são cultivadas em antigas cisternas que eram usadas para guardar água da chuva e irrigar o parque.

Todo mês de julho elas enchem a Villa della Pergola de beleza, atmosfera mística e oriental.

Frutas cítricas

Agosto e setembro – são mais de 40 variedades de frutas cítricas que enriquecem os Giardini di Villa della Pergola.

Laranjas, limões, toranjas, pomelos, cidras, chinotti, limas, bergamotas e outros tipos de cítricos fazem parte da grande coleção. Ela ainda inclui a Citrus Medica, chamada de “Mão de Buda”, uma fruta cítrica que se desenvolve em forma de mão, com longos “dedos”.

Visitas

Aberto de março ao fim de outubro, a Villa della Pergola pode ser visitada em percursos guiados de cerca de 1h30m.

Os jardins são abertos todos os dias (menos segunda-feira) de junho a agosto. Em setembro e outubro abre apenas nos fins de semana e feriados.

Os horários são das 9:30-11:30 e 15:00-17:00. Adultos pagam 12 euros, jovens de 6 a 14 anos pagam 6 euros e crianças entram gratuitamente.

Praias

Praia em Alassio

Diferente do Brasil, nem todas as praias são acessíveis livremente ou gratuitamente na Itália.

Assim também é em Alassio, dentre as numerosas praias da cidade, você pode escolher entre:

Spiagge Libere (Praias Livres)

São praias totalmente grátis, como no Brasil.

Spiagge Libere Attrezzate (Praias Equipadas Grátis)

Essas praias têm um terço da área reservada para banhistas que a querem totalmente grátis e dois terços equipada com espreguiçadeiras e guarda-sóis, que são pagos.

Elas ainda têm serviço de vestiário e duchas.

Spiagge com Quiosco o Restaurante (Praias com Quiosque ou Restaurante)

Praias assim são acessíveis através de um quiosque ou restaurante. Porém, você deve consumir no local para ter o privilégio de desfrutar do belo mar de Alassio. Mas com todo o conforto e um drink na mão!

Spiagge Private (Praias Privadas)

Essas praias geralmente pertencem a certos hotéis e estão disponíveis apenas para seus hóspedes.


Cada praia tem em sua entrada uma placa que descrevendo de que tipo ela é. Assim, você não terá dúvidas e não cometerá enganos, apenas desfrutará da paisagem, do clima e do mar de Alassio!

Gostou? Então compartilhe nas redes sociais!