Começa uma nova Páscoa. Enquanto o mundo ainda estava tentando entender a nova realidade perante o novo Coronavírus na Páscoa do ano passado, o fim da pandemia ainda parece estar bem longe agora, um ano mais tarde. A Páscoa de 2021 na Itália será mais uma festa que as pessoas, como em tantos outros países do mundo, terão que celebrar longe dos seus amigos e familiares. 

Devido ao número elevado de novos contágios diários, que o sistema de saúde italiano vem registrando já há bastante tempo, o governo italiano decidiu restringir as liberdades dos seus cidadãos ainda mais durante as festividades pascais.

Para os italianos, porém, não será algo novo. As medidas restritivas da Páscoa deste ano serão bem parecidas com as do Natal do ano passado

Nas seguintes linhas vamos descobrir em detalhe como será a Páscoa na Itália neste ano e quais serão as restrições durante esses dias.   

A Itália inteira será zona vermelha

Os italianos estarão novamente confinados às suas casas durante a Páscoa.

Atualmente, as regiões do país estão sendo fatiadas semanalmente em quatro zonas diferentes – bianca (branca), gialla (amarela), arancione (laranja) e rossa (vermelha).

As menores restrições são impostas aos residentes das regiões pertencentes à zona branca. Conforme a escala das cores mencionada acima, as restrições aumentam gradativamente. Assim, as regiões que fazem parte da zona vermelha  sofrem as restrições mais severas.

Uma vez por semana, ou quando necessário, os governos das regiões avaliam os dados de saúde mais novos e então as categorizam conforme à sua situação atual.

Contudo, por precaução tomou-se a decisão de declarar todo território nacional como zona vermelha durante a Páscoa de 2021 na Itália.

O medo de uma onda maior ainda de contágios após as festividades, devido aos encontros familiares, é grande entre virologistas e políticos.

Especialmente a difusão das novas variantes, como a variante britânica e sul-africana, preocupam. Novos casos estão surgindo continuamente e impactam fortemente os leitos disponíveis nas UTIs italianas.

Embora a campanha de vacinação tenha começado no início do ano, o andamento das vacinações ainda é lento e a Itália, como muitos outros governos da União Europeia, enfrenta dificuldades de suprimento e distribuição.

As medidas restritivas durante a Páscoa de 2021 na Itália

As ruas das cidades italianas devem permanecer vazias durante a Páscoa.

Durante os dias 3, 4 e 5 de abril, os italianos estarão novamente confinados às suas casas. Uma saída pode ser somente justificada por motivos de saúde, trabalho ou alguma emergência.

Bares e restaurantes também permanecerão fechados durante esses dias. Além disso, está em vigência um toque de recolher das 22hs às 5hs, que também continuará durante a Páscoa.

Enquanto essas medidas foram feitas para evitar as aglomerações e encontros de amigos e familiares, essas atividades não estão totalmente proibidas. 

Uma vez ao dia, duas pessoas de uma mesma residência podem se deslocar para se encontrar com parentes ou amigos (menores de 14 anos são excluídas desta contagem). A visita, porém, somente pode ocorrer dentro da mesma região de onde aquela pessoa reside. Quem quebrar essas regras, terá que arcar com multas severas.

Uma grande diferença em comparação ao ano anterior, porém, é a celebração da missa pascal. Enquanto ela foi proibida em 2020, este ano será permitida. 

Assim, os fiéis podem frequentar as celebrações nas suas paróquias, sempre respeitando o distanciamento interpessoal e as demais medidas de prevenção.

Se essas medidas restritivas dos dias festivos conseguirão impedir o avanço da pandemia e, assim, evitar novos contágios, somente saberemos nas semanas seguintes à Páscoa.

Gostou? Então compartilhe nas redes sociais!