Como já falamos nos nossos artigos anteriores sobre o Natal na Itália, a época natalina é cheia de presentes para as crianças.

Não é só o Papai Noel que traz presentes no dia 25 de dezembro, pois os pequenos já são presenteados pela primeira vez no dia 6 de dezembro por São Nicolau (descubra mais aqui no nosso artigo).

Mas quem pensa que os presentes acabam no Natal, se engana!

Ainda tem a Befana, que traz mais presentes no dia 6 de janeiro para as crianças italianas.

O que acontece nesse dia e qual é a história por trás da Befana te contaremos nas próximas linhas!

A origem da Befana

A Befana é um personagem do folclore italiano.

Geralmente, ela é descrita como uma mulher velha, gentil e sempre sorridente, que voa em uma vassoura. Como podemos ver, a sua descrição se assemelha a de uma bruxa. 

Provavelmente, a sua figura se baseia em uma deusa da época dos romanos chamada ‘Strenia’.

Para celebrar a chegada do ano novo, as pessoas daquela época trocavam presentes entre si. Essa festa era justamente patrocinada pela deusa Strenia, que ao longo do tempo (provavelmente) se tornou a bruxa que hoje conhecemos pelo nome Befana.

A Befana e os Três Reis Magos

Segundo a lenda, a velha Befana encontrou os Três Reis Magos, que estavam o caminho de Belém para levar presentes para o Menino Jesus. 

Em dúvida se estavam no caminho certo, os Três Reis Magos resolveram pedir ajuda a uma velha.

Essa, porém, não sabia dar as informações que os três precisavam, mas resolveu convidá-los para passar a noite em sua casa. 

No próximo dia, em agradecimento pela gentileza da velha, os Três Reis Magos a convidaram para acompanhá-los e visitar o Menino Jesus.

Como estava muito ocupada, ela recusou o convite e deixou os três visitantes seguirem o seu caminho. 

Depois da sua partida, porém, a velha se arrependeu e resolveu acompanhar os três homens para visitar o Menino Jesus.

Ela saiu às pressas de casa para encontrá-los, mas todo esforço foi em vão.

Por onde procurava, não conseguia encontrar os três homens. Assim, no seu desespero, ela passou por diversos lugares procurando por eles. 

Diz-se que desde então, ela para de casa em casa e deixa presentes para as crianças que encontra, na esperança que uma delas talvez seja o Menino Jesus.

O dia 6 de janeiro

Os cristãos celebram a Epifania do Senhor no dia 6 de janeiro. Esse feriado comemora a manifestação de Jesus Cristo como Deus encarnado.

Enquanto o cristianismo oriental comemora o batismo de Jesus neste dia, o cristianismo ocidental lembra a visita dos Três Reis Magos.

Como os Três Reis Magos, segundo a lenda, encontraram a Befana durante o seu caminho à Belém, esse dia também é o dia que lembra a busca da Befana pelo Menino Jesus na Itália. 

Assim, a Befana visita as casas italianas na noite do dia 5 para o 6 de janeiro com a sua cesta cheia de frutas secas, doces e pequenos presentes e deixa presentinhos para as crianças.

Conta-se que ela, assim como São Nicolau, avalia o comportamento das crianças e somente as bem comportadas recebem presentes.

Gostou? Então compartilhe nas redes sociais!