O seguinte artigo contém 7 curiosidades sobre a Itália que são menos conhecidos e que você, provavelmente, nunca ouviu antes.

Venha descobrir alguns fatos surpreendentes sobre o Bel Paese nas próximas linhas!

1. A Itália é mais jovem que o Brasil

A Itália nasceu como Estado-Nação somente em 1861.

Durante os anos de 1815 e 1870, um movimento nacionalista liderado pelo então rei da Sardenha, Vittorio Emanuele II, buscou a unificação dos diversos Estados da península.

Esse período da história italiana ficou conhecido como Risorgimento. O processo de unificação se concluiu com a conquista de Roma em 20 de setembro de 1870, criando, assim, a Itália como a conhecemos hoje em dia.

2. A língua que se fala na Itália teve origem na Toscana

Apesar do fato de que ainda hoje se falam outros idiomas além do italiano na Itália, antes da unificação do país, em 1861, em cada região se falava um idioma diferente. Enquanto a maioria deles tem origem na língua latina, as línguas se diferenciavam bastante em gramática e principalmente em vocabulário. 

Assim, era difícil ou mesmo impossível que pessoas de diferentes regiões conversassem. Quando a língua da toscana foi escolhida como idioma oficial da recém-nascida Itália unificada, somente 2.5% da população falava o idioma.

3. Roma foi fundada em 753 a.C.

Segunda a lenda, Roma, a capital da Itália, foi fundada há quase 3000 anos. Para ser mais exato, no dia 21 de abril de 753 a.C.

As figuras centrais dessa lenda são os irmãos gêmeos Rômulo e Remo, filhos do deus Marte e da sacerdotisa Reia Sílvia. Após assassinar seu irmão, Rômulo deu seu nome à recém-fundada cidade e a governou por 38 anos.


Descubra mais sobre a fundação de Roma no nosso artigo aqui!


4. Os Alpes não são a única cordilheira da Itália

Além dos Alpes, que atravessam boa parte do norte da Itália, existe uma outra cordilheira na Itália –  os Apeninos. Essa cordilheira se inicia na Bocchetta di Altare, na Ligúria, onde separa os Alpes Lígures dos Apeninos. Ela divide o país entre oeste e leste e percorre a ‘bota’ ao longo de mais de 1000 quilômetros até o sul, onde continua nas montanhas da Sicília. 

O maior pico dessa cordilheira, o Corno Grande, é localizado na região de Abruzzo. Com uma altitude de 2912 m, é o pico mais alto da Itália fora da cordilheira dos Alpes.

5. O rádio foi inventado por um italiano

Entre as curiosidades sobre a Itália aqui listadas, temos o fato de que o rádio foi inventado pelo italiano Guglielmo Marconi no final do século XIX.

Mais tarde, em 1909, Marconi recebeu juntamente com Karl Ferdinand Braun o prêmio Nobel pelos seus trabalhos na área da física. O rádio, além da televisão, ajudou a levar o italiano ‘oficial’ (aquele que foi escolhido como idioma padrão durante a unificação) a todas as casas do país e ajudou a difundir a língua ainda mais na cultura italiana. 

6. Quem nasce na Itália não é necessariamente italiano

O fato de você nascer em solo italiano não te torna automaticamente cidadão italiano. Ao contrário do Brasil, onde você se torna brasileiro apenas por nascer dentro do território nacional, a cidadania italiana se baseia no ius sanguinis. Em outras palavras, ela é atrelada aos seus laços familiares. Assim, se você nascer como filho de estrangeiros na Itália, você não será italiano. Contudo, se você nascer como filho de pais italianos mesmo fora da Itália, você terá sim direito à cidadania italiana.

7. A Itália tem a universidade mais antiga da Europa

A Universidade de Bolonha tem quase mil anos de história e é, assim, a universidade mais antiga da Europa. Fundada em 1088, a universidade conseguiu se destacar na idade média com as suas escolas de Humanas e Direito Civil. Hoje em dia, em torno de 80 mil alunos estudam na Universidade de Bolonha. Ela é a terceira maior universidade na Itália, atrás da Universidade de Nápoles Federico II e da Universidade de Roma ‘La Sapienza’.

Embora o artigo prometa 7 fatos sobre a Itália, decidimos adicionar mais uma curiosidade!

BÔNUS

Napoleão era mais italiano que francês

Essa é uma das curiosidades sobre a Itália que causa polêmica entre os franceses.

O grande imperador francês Napoleão Bonaparte na verdade não era tão francês assim. Ele nasceu na Córsega, como filho de descendentes da baixa nobreza italiana. Apenas um ano antes, a ilha tinha sido vendida à França pela República de Gênova. 

Em casa, Napoleão, que foi batizado como Napoleone di Buonaparte, falava corso e italiano. Ele começou a aprender a falar francês somente aos 10 anos de idade. Apesar do fato de que ele conseguia falar francês fluentemente, Napoleão carregou um sotaque forte até o fim da sua vida. 

Durante seus estudos em Paris, decidiu mudar seu nome para Napoléon Bonaparte, deixando-o, assim, com uma aparência mais francesa. Contudo, nunca abdicou de suas origens italianas. Segundo algumas fontes, ele tinha orgulho de pertencer ‘ao povo que fundava impérios’.

Se você gostou das nossas 7 curiosidades sobre a Itália, confira a seção de curiosidades no nosso blog!

Gostou? Então compartilhe nas redes sociais!