Aqui vamos te dar, rapidamente, cinco razões pelas quais você deveria visitar a região na qual nós vivemos, a Ligúria.

Situada no noroeste da Itália, a região oferece inúmeras possibilidades para você curtir a Itália ao máximo!

Ao longo da sua costa, a Ligúria te espera com inúmeras cidadezinhas pitorescas nas baías do mar Mediterrâneo. Quem prefere montanhas a praias poderá se aventurar em trilhas pelos Alpes.

Venha, nas próximas linhas, descobrir por que você deveria visitar a Ligúria!

Descubra as cidades pitorescas de Cinque Terre

Cinque Terre é uma região costeira que se estende por cerca de doze quilômetros ao longo da Riviera Ligure e é um dos pontos que você não pode deixar de visitar na Ligúra (ou na Itália!). Ela é composta por cinco comunas: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare.

O local é um dos pontos turísticos mais conhecidos da Itália devido as suas cidadezinhas pitorescas localizadas em um relevo montanhoso à beira do Mediterrâneo. Toda a região foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1997.

Sanremo – A cidade das flores e da música

Sanremo é conhecida como a Città dei Fiori, a cidade das flores. O porquê desse apelido fica mais do que claro durante um passeio pelas suas ruas, uma vez que as flores, além de serem um fator importante na economia local, estão presentes em todos os lugares e dão um charme especial a nossa cidade.

Sanremo, que está localizada no extremo oeste da Ligúria, é a capital da assim chamada Riviera dei Fiori e atrai a cada ano milhares de turistas para desfrutar não somente das suas belezas naturais, mas também da sua história e dos seus eventos culturais. 

La Pigna, a parte histórica de Sanremo e núcleo original da cidade, leva seus visitantes através de suas ruazinhas a uma viagem no tempo, da idade média até os dias de hoje. 

A cidade também é o palco de diversos eventos culturais e esportivos ao longo do ano.

Desde 1951, o famosíssimo Festival della Canzone Italiana (festival da canção italiana) acontece todo mês de fevereiro em Sanremo.

O festival junta os artistas mais renomados da música italiana durante uma semana e premia a melhor canção para participar do Eurovision Song Contest.

Se quiser descobrir mais sobre Sanremo, visite o site oficial da cidade.

Bussana Vecchia – A cidade perdida

A poucos quilômetros de Sanremo se encontra a cidade de Bussana Vecchia. A cidade é o perfeito destino para mergulhar na Itália de mais de 100 anos atrás e cada canto respira história. 

O vilarejo sofreu um terremoto no final do século XIX e foi abandonado logo depois pelos seus moradores. Hoje em dia, o local ganhou nova vida graças aos artistas que voltaram à cidade a partir da década de 1960.

Bussana Vecchia ainda está como ficou após o terremoto e a atmosfera do final do século retrasado continua a mesma. As ruazinhas que levam os turistas pelo vilarejo contam com ateliês, bares e restaurantes. Sua localização no topo da montanha proporciona uma vista fascinante do mar Mediterrâneo.

Gênova – A capital da Ligúria

Apesar de Gênova não poder concorrer com os lindos cenários das cidades menores da região, vale muito a pena colocá-la na sua lista quando você for visitar a Ligúria.

Gênova é a capital da Ligúria e sua maior cidade, contando mais de 600 mil habitantes. A cidade se destacou como potência marítima ao longo de sua história e é ainda hoje o porto mais importante do mar Mediterrâneo. 

Além de ser importantíssimo para o setor econômico, o porto de Gênova também é o destino de muitos cruzeiros. Assim, os bares e restaurantes ao redor do porto vibram com seus visitantes que vêm de diversos países ao redor do mundo e são uma ótima oportunidade para passar as longas noites de verão. Aliás, falando do porto: foi aqui que centenas de milhares de italianos embarcaram no século XIX rumo a uma nova vida no Brasil.

Enquanto estiver passeando pelo porto, não deixe de visitar Le Strade Nuove no centro histórico, vizinho ao porto. Le Strade Nuove são um conjunto de avenidas que, inclusive, foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2006. Aí você encontra impressionantes prédios e palácios construídos nos séculos XVI e XVII nos estilos renaissance e barroco. 

Um outro ponto, que está entre os favoritos dos turistas que visitam Gênova, é o aquário. A cidade abriga o maior aquário da Europa, onde é possível descobrir a vida marinha em mais de 70 cenários diferentes com mais de 12 mil animais.

Portofino

Se você quiser passar um dia em uma das cidades mais românticas da Ligúria, deve visitar Portofino. A uma distância de apenas 40 quilômetros de Gênova, Portofino é uma cidade pitoresca com menos de 500 habitantes. Apesar de seu tamanho, a cidade atrai muitos turistas e se tornou um dos pontos mais exclusivos da Riviera Ligure

Seu porto é considerado um dos mais bonitos do Mediterrâneo. As boutiques e os clubes extravagantes convidam para um passeio ao longo da orla, onde se pode respirar o ar do glamour mediterrâneo. O porto oferece um ótimo lugar para observar o pôr-do-sol sobre o yachts e navios lá atracados.

Quem quer fugir um pouco do glamour do centro, pode se aventurar na reserva que circunda a cidade. Aí se encontram trilhas que podem ser exploradas ou a pé ou de bicicleta e que levam aos picos da reserva, de onde se tem uma vista de Portofino de tirar o fôlego.

Gostou? Então compartilhe nas redes sociais!