Quando visitamos um novo país, não somos familiarizados com os hábitos daquele lugar. Assim, muitas vezes perdemos tempo ou até dinheiro pela simples falta de conhecimento. Para que isso não aconteça com você, juntamos aqui 5 dicas úteis que deixarão a sua viagem à Itália muito mais tranquila!

Chip de celular

O celular é a nossa melhor companhia durante a viagem para manter contato com a família e com os amigos, tirar e compartilhar fotos e, afinal, postar nas redes sociais.

Quando viajamos para um outro país, porém, encontramos muitas barreiras neste ponto, porque temos que arcar com o roaming ou simplesmente não temos acesso à internet e tudo fica um pouco mais complicado.

Se você for ficar mais tempo na Itália, vale muito a pena você adquirir um chip italiano.

Além de ser descomplicado, é uma opção relativamente barata e geralmente a franquia vale em todos os países da União Europeia, caso você for continuar a sua viagem para outros países.

Assim, você não precisa pagar as taxas de roaming do seu chip brasileiro.

Muitas operadoras como Iliad, Kena Mobile e Vodafone oferecem chips pré-pagos, sem a necessidade de aderir a um plano, com até 70 GB de internet e 100+ minutos para telefonar. 

Você não precisa ser registrado como residente no país. Basta apresentar o seu passaporte em uma das lojas das operadoras e fazer um registro rápido.

Depois de alguns minutos, você já terá um número italiano que está pronto para o uso. A maioria dos chips pré-pagos custam entre 5-15 Euros, dependendo de quantos GB e minutos você escolher.

Transporte

Ônibus / Pullmann

Os bilhetes de ônibus são válidos por um determinado período de tempo, assim que eles forem validados dentro da maquininha do ônibus. 

Os ônibus não têm cobrador e o motorista também é responsável pela venda dos bilhetes. Se você estiver com o bilhete, mas não o tiver validado, a sua passagem não está válida e você poderá ser multado durante um controle. Então, nunca se esqueça de validar o bilhete! 

Dica: Sempre que possível, compre os seus bilhetes de ônibus antecipadamente em uma tabacaria (Tabacchi).

O preço do bilhete, normalmente, custa de 50 centavos até 1 Euro a menos do que quando você adquire o bilhete com o motorista do ônibus. Você pode comprar um bloco de dez bilhetes, por exemplo, e fará uma boa economia nas suas viagens.

Bilhete de metrô

Os bilhetes de metrô funcionam basicamente como em qualquer outro lugar do mundo.

Você os compra antes de passar pela catraca e depois embarca no seu trem de destino. Mas tome cuidado com as zonas, pois as cidades geralmente são divididas em diversas. Você precisará de outro bilhete se for para uma estação fora da zona em que você está.

Os preços dos bilhetes podem variam de acordo com a zona.

Segurança

Como em qualquer lugar do mundo, os pontos turísticos infelizmente não atraem só turistas, mas também trombadinhas. Embora a Itália, em geral, seja um país muito seguro, deve-se ter alguns cuidados em pontos com uma grande quantidade de pessoas.

Para não ser vítima de um furto, tenha certeza que sua bolsa ou mochila está fechada ou carregue ela na frente do corpo, se possível, quando estiver em lugares com muita gente. Guarde bem a sua carteira e evite expô-la ou colocá-la no bolso de trás da sua calça.

Tome cuidado se uma pessoa começar a conversar de repente com você ou se ela tenta chamar a sua atenção de algum jeito. Enquanto você estiver distraído, uma outra pessoa talvez esteja roubando os seus pertences.

O golpe da pulseirinha

Este é um ponto muito importante das nossas 5 dicas úteis.

Uma cena comum nos pontos turísticos da Itália e também em outros países da Europa, é o golpe da pulseirinha ou da flor.

Enquanto você estiver olhando os lugares, uma pessoa vai começar a conversar com você e vai ou amarrar uma pulseirinha no seu pulso ou te dar uma flor.

Ela vai dizer que é um presente para você e vai começar a falar da sua beleza, vai dizer que você é simpático etc. FUJA! 

Uma vez que a pulseirinha for amarrada no seu pulso ou você tiver aceitado a flor, a pessoa vai te pedir dinheiro. E se você se recusar, a pessoa vai começar a brigar com você, vai te xingar, vai dizer que você é mal educado e vai te fazer se sentir mal. 

Enfim, vai te pôr em uma situação de vergonha no meio da rua. Por isso, se você não quiser passar por uma situação dessa, nunca aceite a pulseirinha e nunca encoste na flor.

Dica: A polícia na Itália está bem presente, ainda mais em pontos turísticos. Se você se sentir inseguro, ligue para o 112 e a polícia vai te ajudar.

Bebida alcoólica em lugares públicos

Se você gosta de tomar uma cerveja com os seus amigos na praça, tome cuidado aqui na Itália.

Muitas cidades têm restrições sobre o consumo de bebidas alcoólicas e, em geral, o consumo em lugares públicos fora de áreas que pertencem à restaurantes ou cafés não é bem visto e você até pode ser multado pela polícia.

Por isso, recomendamos que você pelo menos verifique as regras da cidade onde estiver ou simplesmente evite o consumo em lugares públicos

Horário de funcionamento

A última das nossas 5 dicas úteis tem a ver com horários de abertura dos locais.

Se você for para cidades menores, logo perceberá que a maioria dos comércios fecha durante algumas horas no início da tarde. 

Durante esse horário, muitos italianos voltam a suas casas para almoçar com suas famílias e descansar antes de continuar a jornada de trabalho.

Enquanto as grandes redes geralmente adotam o horário contínuo, muitos comércios locais (ou quase todos, dependendo do lugar) ainda aderem à hora do almoço estendida. E ela pode se estender por duas, três ou até quatro horas. 

Se você for se programar para ir às compras, informe-se previamente sobre o horário comercial da cidade em que estiver para não ter surpresas.

Gostou? Então compartilhe nas redes sociais!